7 razões para incluir o marketing digital em suas campanhas - Mangu Brand
 
 

Vamos conversar sobre o seu projeto? SOLICITAR UM ORÇAMENTO

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Já está ficando cada dia mais claro que a internet veio para ficar! E quando falamos desta forma não nos referimos unicamente a rede de computadores, mas sim o que ela nos proporciona em relação à modernização, tecnologia, inovações, etc.  

Com esta globalização da internet é cada vez mais nítida a importância de uma presença digital, de um produto/serviço ser vendido pela internet e do posicionamento da marca nas redes. As pessoas estão super conectadas aos seus smartphones tanto em casa, como no trabalho e fazem deste instrumento, uma fonte de informação diária. 

Entretanto, mesmo tendo visão desta movimentação, nem todos os empreendedores compreendem por que devem investir em marketing digital, e a maioria deles, associam marketing digital ao marketing offline, que são duas coisas completamente diferentes. Essas estratégias podem sim se associar, mas uma vive completamente sem a outra e iremos provar e te contar o porquê você deve investir no digital para aumento de visibilidade de seu público e efetivamente, maior número de vendas. 

 

 

Marketing online x Marketing offline 

 

O marketing online já fala por si só, são estratégias com objetivo de venda totalmente voltadas para o digital, vendas na internet, etc. Resumindo, o marketing online é aquele que envolve ações de divulgação e promoção, tendo como meio de dispersão a internet, nas suas mais diversas vertentes: site, rede social e afins. 

Já o marketing offline é aquele que promove a empresa por meios não digitais, como entrega de panfletos, banners, outdoors, entre outras formas de divulgação. Sendo assim, o marketing offline se baseia em estratégias tradicionais de anunciar os produtos e serviços, sem utilizar o universo digital. Algumas dessas práticas são utilizadas há décadas e, dependendo do nicho, podem ainda ser bastante importantes para uma empresa. 

Tudo vai depender do objetivo do empreendimento e, maiormente, de seu público alvo. Afinal, de que vale divulgar a empresa no Google Adwords* sendo que meu cliente está fora da internet? Para explicar melhor, acompanhe o exemplo:  

*O Google AdWords é uma plataforma de publicidade do Google que promove anúncios exibidos em forma de links patrocinados quando alguém realiza uma busca, seja por meio de computadores ou smartphones. 

Digamos que sou uma empresa de pneus para caminhões, logo, meu público alvo são caminhoneiros. O departamento de marketing me sugeriu apostar no digital, criar campanhas nas redes sociais e impulsioná-las, mas será que meu público está nas redes sociais? Acredito que se eu liberar outdoors pelas rodovias, onde os caminhoneiros costumam passar, eu tenha um resultado mais assertivo.  

Claro que, posso investir em ambas as mídias, online e offline, se tratando de um maior alcance de clientes.  

Pensando nisso, entende-se que uma campanha sobrevive sem a outra, mas trabalham juntas perfeitamente a depender do nicho da empresa. 

 

Afinal, o que é o marketing digital?  

 

Marketing digital é tudo que se refere a atividades que uma empresa executa no digital, com o propósito de atrair novos negócios/clientes, criar relacionamentos e potencializar a marca e sua identidade visual na internet.  

Como principais estratégias do marketing digital temos: 

  • SEO: Otimização de Sites (Em inglês, Search Engine Optimization) trata-se do conjunto de estratégias com o objetivo de potencializar o posicionamento de um site nas páginas de resultados naturais nos sites de busca gerando conversões. Para saber mais, clique aqui. 
  • Inbound Marketing: Também conhecido como marketing de atração, é uma forma de publicidade online na qual uma empresa se promove através de artigos em blogs, podcasts, vídeos, e-Books, newsletters, informativos, SEO e outras formas de marketing de conteúdo. Para saber mais, clique aqui. 
  • Marketing de conteúdo: Refere-se ao processo de criar, publicar e promover conteúdos personalizados para seu cliente, de modo que o conteúdo compartilhado ajude na formação de um público fiel e otimizado. Saiba como criar um conteúdo direcionado nas redes sociais mais acessadas em 2020, clique aqui 

 

Por que investir em marketing digital? 

 

Sabemos que a internet tem nos apresentado diversas formas de venda e alcance de público alvo, das quais nem pensávamos que dariam certo, não é mesmo? 

Quem diria que influenciador digital se tornaria uma profissão e tantas pessoas seriam influenciadas por produtos com vendas totalmente online, somente com o depoimento de uma pessoa famosa da qual acompanhamos nas redes sociais? Realmente a internet está sempre nos mostrando para que existe, além de disseminar informações… quais são seus objetivos e aonde ela irá nos levar… não sabemos, ao certo! 

É como uma compra por lotes, onde algumas empresas já garantiram seus lotes, enquanto outras estão pensando se vale realmente a pena… então, para te ajudar nesta tomada de decisão, veja abaixo 7 razões pelas quais sua empresa deve começar agora mesmo a trabalhar com marketing digital: 

1. Sua empresa fica por dentro do universo do público-alvo 

Estar online na internet não é o mesmo que ter presença digital, trata-se de inserir a sua marca no universo do seu público. Isso significa que a sua empresa terá mais chances de fazer parte do círculo de interesses da sua audiência (público alvo) e utilizar seus elementos para tornar as suas ações mais receptivas. 

2. Você conhece melhor o seu público 

É como se vendêssemos um produto/serviço dentro do lar do cliente, onde ele se sente confortável e visto. E com a modernização da internet temos acesso a informações de nosso público alvo das quais não tínhamos no passado. Isso faz com que nossas estratégias de relacionamento e venda fiquem mais assertivas, proporcionando o entendimento do que exatamente nosso cliente espera de nós e como podemos ofertar isso a ele. 

 3. Suas campanhas e estratégias são mais eficazes 

Quando investimos em estratégias de marketing digital conseguimos maiores resultados com menos investimento. Isto porque o formato dinâmico das estratégias de venda online favorece a eficiência das campanhas em qualquer modelo de negócio. 

4. Os resultados são monitorados em tempo real 

Uma das grandes vantagens do marketing digital é que você pode acompanhar os resultados de suas campanhas em tempo real, afinal, as campanhas são totalmente online. Com o auxílio de plataformas especializadas conseguimos analisar o comportamento do consumidor em tempo real, além da performance de campanhas já ativas. Sendo assim, é possível avaliar a eficiência de cada uma das ações realizadas e até providenciar ajustes no ato da análise. É como uma pesquisa de mercado rodando sem parar, refinando seus resultados a cada segundo.  

 5. O destaque perante a concorrência é mais visível 

A internet é um meio democrático de vendas, onde todos conseguem vender, porém todos são vistos pelos seus concorrentes! Mas pensando pelo lado positivo, isto pode auxiliar suas tomadas de decisão com base nas campanhas criadas pelos seus concorrentes, de modo que você enxergue os erros dos mesmos e destaque suas ações no digital. 

6. Seu engajamento aumenta 

O relacionamento constante com seus seguidores estabelece uma conexão diferenciada, fazendo com que os mesmos passem a interagir e perceber a sua empresa como um amigo em suas redes sociais. Essa interação pode aumentar significativamente o engajamento da sua audiência (seguidores/público alvo), que promoverá as suas iniciativas e promoções de forma quase espontânea. 

 7. Sua marca ganha mais força e autoridade 

 O respeito e a atenção que sua empresa entrega ao seu público alvo por meio de publicações e contatos constantes, além de oferecer ao público aquilo que faz diferença em suas vidas, claro, aumentam sua autoridade e sua força no mercado através da admiração dos mesmos. É muito comum que seguidores e clientes defendam a marca que utilizam em comentários, por exemplo, como também costumam sempre estarem abertos a novos produtos/serviços oferecidos por sua empresa por já conhecerem a qualidade que a mesma oferece. Seus consumidores, portanto, se posicionam como verdadeiros parceiros do seu empreendimento e estão dispostos a batalhar online pelo seu sucesso. 

 

Conclusão 

 

Agora que você já sabe as razões de investir em marketing digital, saiba que este caminho é imprescindível, mas não o único para se alcançar o sucesso do seu negócio.  

Estratégias de marketing e branding somadas trazem melhores resultados para sua empresa e promovem um sucesso notório no mercado e nas redes sociais. Para tanto, conte com profissionais especialistas para engajar suas campanhas e fazer do seu negócio um sucesso digital. 

Entre em contato conosco e até a próxima pauta! 

 

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Design Inovação Marketing
Foto perfil Bruna Marques Escrito por Bruna Marques
19/08/2020
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