A era do atendimento via rede social: sua empresa está preparada? - Mangu Brand
 
 

Vamos conversar sobre o seu projeto? SOLICITAR UM ORÇAMENTO

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Você já ouviu falar em consumidor 4.0? Se nunca ouviu, nós vamos te explicar… se já ouviu, vamos relembrar juntos: O consumidor 4.0 foi primeiramente citado pelo professor universitário, Philip Kotler. Em seu livro Marketing 2.0, Kotler mencionava um perfil de consumidor muito mais empoderado e consciente, com alto poder de escolha através das informações obtidas online – através de sua rede social, ou seja, o protagonista de toda a relação de compra. 

Este perfil de consumidor possui altas expectativas e conhece ou, tem acesso, a todos os seus direitos. Além disso, tem ao seu alcance uma gama de avaliações, informações e comparações para concretizar suas decisões. Porém, não se engane, é apenas ele quem decide. E o seu atendimento tem papel fundamental neste processo. 

Falando em atendimento… e se dissermos que a era deste tipo de consumidor já começou? Sua empresa está preparada para atendê-lo? 

 

Como sua empresa pode estar pronta para atender o consumidor 4.0? 

 

Se você leu atentamente a introdução, já notou que não estamos falando de qualquer tipo de cliente, não é mesmo? Isto quer dizer que os esforços para conquistá-los, ou seja, as ações que devemos tomar para efetivamente vendermos algo a eles através da internet, ou engajar pela rede social, entre outras situações, estão cada mais exigentes, visto que quem não se diferencia, não oferece um bom atendimento e não converte… logo, esta empresa não está preparada para se relacionar ou efetivamente vender algo para este novo tipo de consumidor. 

Sendo assim, a proposta do artigo de hoje é te auxiliar em como atender este novo consumidor, de modo que você tenha as redes sociais como aliada neste processo. Pegue papel e caneta e vamos às dicas: 

  1. Responda o mais rápido possível nas redes sociais

Sabemos que manter a rotina do escritório e responder inúmeras mensagens por diferentes plataformas não é algo fácil de se fazer, mas, é totalmente possível. Esta etapa requer um pouco mais de atenção como por exemplo, contratar um colaborador somente para fazer esses atendimentos ou, você mesmo, como gestor, ficar a cargo desta tarefa.  

Pense como consumidor: você está atrás de um produto/serviço e ao mandar mensagens para cinco empresas diferentes, apenas uma ou duas te responde… elas terão prioridade no momento da sua decisão de compra, certo?  

Agora pense como empreendedor e como você pode otimizar este atendimento para que o mesmo seja ágil e competente. 

  1. Responda a todos os comentários e perguntas

Mesmo que sua empresa receba mensagens sem sentido (acredite, isto acontece!) é importante que as responda. Algumas redes sociais avaliam suas contas pelo tempo de resposta que sua empresa oferece e isto pode ser um diferencial de sua empresa. 

  1. Compartilhe conteúdos que façam jus a sua marca 

A ideia aqui é que você compartilhe conteúdos que combinem com a personalidade da sua marca, como ela pensa, se comporta, como se comunica e qual imagem deseja passar para o mercado, de modo que o público alvo se identifique e passe a interagir com a sua empresa. 

Mas lembre-se, de nada adianta unir esforços para chegar a ter um certo tipo de engajamento entre cliente e empresa se você não tem uma equipe especializada para dar andamento neste atendimento. 

 

 

  1. Monitore o atendimento ao cliente por meio de uma ferramenta

Com o crescimento do uso das redes sociais no Brasil, empresas passaram a não somente utilizar mais corriqueiramente este tipo de ferramenta de comunicação, mas também passaram a investir em coleta de dados que beneficiam o processo de atendimento e vendas. 

Uma forma de fazer isso é contratar empresas que monitorem a jornada do consumidor para que você tenha acesso a qual momento da compra seu público alvo está e possa planejar qual ação será feita para que sua empresa concretize a venda. 

Abaixo você pode conferir algumas destas ferramentas de monitoramento: 

  1. Crie mensagens automáticas para perguntas frequentes

Aqui temos um ponto muito importante da era dos atendimentos via rede social… o uso de mensagens automáticas para responder dúvidas frequentes ou simplesmente para colher informações primárias do cliente e facilitar sua comunicação com o departamento de vendas. 

63% dos consumidores da geração millenium (nascidos entre 1980 e 2000) estão confortáveis com “interações de serviço ao cliente não humano”. 

Isso quer dizer que não, os clientes não se sentirão menosprezados por serem respondidos por uma mensagem automática, ou também chamada de chatbot. Muito pelo contrário, ele terá acesso à informação que precisa, na agilidade que ele merece. 

Como mensagens automáticas você pode considerar: 

  • Mensagens de saudação 
  • Perguntas frequentes 
  • Envio de catálogo de produtos e serviços 
  • Envio de preços 
  • E muito mais… 

Uma boa ferramenta/rede social que nos possibilita isto, além do Facebook e Instagram, é o WhatsApp.. Com ele sua empresa poderá criar infinidades de interações com seus clientes através da aplicação Business. Em nosso blog falamos um pouco sobre este aplicativo e sugerimos que você clique aqui para dar uma olhada. 

 

Conclusão 

 

A era do consumidor 4.0 é apenas um dos aspectos da Indústria 4.0 e do que a transformação digital está causando no mundo. O importante a ser destacado é que as empresas que desejam cativar seus clientes precisam dedicar-se ao que este consumidor espera. Como deseja ser atendido, de que forma, a que horas, em qual plataforma e muitas outros questionamentos… a começar por um bom atendimento pelas redes sociais. 

Portanto, sugerimos que conheça outras estratégias que o seu negócio pode adotar para atender este e muitos outros tipos de consumidor que ainda estão por vir e conte conosco para te auxiliar nesta empreitada. 

Mas, antes de ir, não deixe de conferir o artigo que preparamos sobre estratégias de marketing nas redes sociais e comece agora mesmo a planejar o seu futuro na internet: 

 

 

Abraços e até a próxima semana! 

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Foto perfil Bruna Marques Escrito por Bruna Marques
09/11/2020
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