Vamos conversar sobre o seu projeto? SOLICITAR UM ORÇAMENTO

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Muitos empreendedores buscam criar em suas empresas, métodos que auxiliem na busca pelas metas e objetivos, a fim de padronizar um planejamento que direcione qual caminho a ser tomado para chegar em determinada decisão ou ação. 

É muito comum que a primeira estratégia a ser desenvolvido, seja a de preencher a famosa matriz SWOT, ou análise SWOT.  

Em inglês, ela significa StrengthsWeaknessesOpportunities e Threats. Para facilitar, no Brasil a chamamos de MATRIZ FOFA, que é o mesmo que Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças, como a sigla original, em inglês. 

De acordo com o blog do Sebrae, a matriz SWOT trata-se de uma ferramenta visual muito utilizada no planejamento e avaliação dos fatores internos e externos que podem impactar seu negócio. 

Não é muito difícil de imaginar o que fazer com tais indicações, certo? É preciso mapear o cenário micro e macro da sua empresa e a partir do que sair desta análise, você poderá tomar decisões, criar campanhas e estratégias de vendas para sua equipe. 

 

Qual a importância da matriz no planejamento de marketing da minha empresa? 

 

Com a análise SWOT a empresa terá a visão macro do seu negócio, mas também do concorrente. 

Ao analisar suas forças e oportunidades, você automaticamente terá que saber como andam as ações do seu concorrente perante o mercado, uma vez que sua força está sob a dele, dando-lhe mais oportunidade de negócio. Já as fraquezas e ameaças mostram o que o concorrente não faz, qual é a lacuna e em contrapartida, o que ele faz e o que você está perdendo com isto. 

Um exemplo simples que podemos dar neste cenário é: imagine que você está prestes a começar um curso de línguas, como inglês por exemplo. Então você precisa analisar quais serão os prós e contras desta ação.  

A primeira coisa será pensar na sua disponibilidade para o curso. Depois você pensará em fatores que não dependem de você, como o valor investido, a agenda, será que os dias disponíveis irá de encontro com os seus dias livres? E assim por diante. 

Este planejamento dentro de uma empresa segue o mesmo ritmo, a análise SWOT desempenha o papel de colocar na balança o que há de vantagem e desvantagem em um determinado projeto. 

A importância nesta análise está no seu principal objetivo: oferecer um diagnóstico estratégico que poderá prevenir ações negativas na tomada de decisão. Além de garantir que, com tudo planejado e pesquisado, sua empresa se destaque quanto aos concorrentes.   

Para te auxiliar neste processo, preparamos um modelo gratuito de análise SWOT que você poderá baixar clicando no banner abaixo. 

 

 

Como aplicar no meu negócio? 

 

Após entender do que se trata e qual sua importância, vamos ao que interessa: a análise SWOT em prática. Acompanhe conosco a seguir: 

O primeiro passo será olhar para dentro. Olhar para as condições empresariais do seu negócio e identificar o que depende de você. Ou seja, definir os pontos fracos e fortes do ambiente interno. 

  • Definição de pontos fracos e fortes da minha empresa: esta análise consiste em olhar mais a fundo a estrutura do seu negócio. Se os seus funcionários possuem a aptidão necessária para desenvolverem as atividades de seus cargos, se todos estão contentes onde estão e o que recebem para isto, quais são as possíveis deficiências de um produto ou serviço e assim por diante… indique os problemas. 

Já no segundo passo deve-se analisar os pontos fortes das ações tomadas na empresa. 

  • Definição de pontos fortes dentro da minha empresa: aqui você deverá mapear o que sua empresa faz de melhor, seja um produto ou serviço, em comparação ao seu concorrente. Fatores que levam o seu consumidor voltar a sua empresa, etc. 

Feito isto, conseguimos analisar o ambiente externo. E isto é o mesmo que dizer: tentar analisar o que a empresa não controla. 

  • Definição de ameaças à minha empresa: neste ponto devem ser analisadas as tendências de mercado, o que virá de novo e inovador, etc. Ainda neste item, ressaltamos a importância da identificação de novas oportunidades de negócio, a fim de aumentar a receita, como possibilidade de inserção de novos produtos no mercado, chances de conquistar novos clientes, etc. Sempre pensando que poderão existir empresas com este projeto em andamento, logo, se torna uma ameaça. Estar atento ao mercado é fundamental e imprescindível.  

Nesta etapa será necessário que tenha em mãos o modelo de SWOT para mapear os itens citados acima. Conte com o nosso modelo digital para auxiliá-lo.  

Caso ainda não tenha realizado o download do documento, clique aqui.  

 

É hora de organizar a gestão 

 

Seguiu os passos indicados e finalizou o preenchimento dos campos da análise SWOT?  

Então a sua empresa está pronta para, a partir do que foi analisado, organizar a tomada de decisão para cada item mencionado. Boa sorte! 

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Foto perfil Bruna Marques Escrito por Bruna Marques
05/03/2020
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