Como a rede social pode aumentar a visibilidade do meu negócio? - Mangu Brand
 
 

Vamos conversar sobre o seu projeto? SOLICITAR UM ORÇAMENTO

Vamos conversar sobre o seu projeto? SOLICITAR UM ORÇAMENTO

 

Já falamos várias vezes aqui no blog, mas, na verdade, não é novidade pra ninguém que a internet veio para revolucionar vidas e negócios. E a cada dia que passa, tem se inovado ainda mais. Dito isto, salientamos já no primeiro parágrafo da pauta de hoje que o uso das redes sociais é muito importante, desde que usufruído adequadamente. 

Para aumentar a visibilidade de sua marca, não basta se cadastrar em uma rede social, é preciso muito mais dedicação por detrás disto.  

 

 

O intuito do nosso bate papo de hoje é abordar a importância de estratégias bem posicionadas nas redes sociais, de modo que a visibilidade da sua empresa contribua positivamente para o seu negócio.  

Está preparado? Separe um papel e uma caneta, pois daremos dicas de como criar estas estratégias e, como um bom leitor, você terá várias ideias dignas de serem anotadas!  

 

A internet e suas inovações 

 

O uso dominante da internet transformou nas empresas o que chamamos de campanhas. Mesmo as lojas físicas, ou seja, que não vendem nada pela internet, se sentiram tentadas a terem uma presença digital pelo aumento do uso das redes sociais e seus atrativos. Contudo, conquistar espaço em uma rede social não costuma ser algo rápido ou simples… resumindo, não acontece como em um passe de mágica, é preciso saber como potencializar sua marca na internet, de modo que ela não somente fique visível, mas que traga algo para o consumidor do qual ele se sinta realmente tentado a consumir o seu conteúdo ou, em caso de lojas online, que ele efetivamente compre o seu produto/serviço. 

Sabe aquele princípio básico de marketing que temos em mente que um produto ou serviço só existe, porque tem algum consumidor que precisa dele? Pois bem, o raciocínio é esse. Não adianta ter uma presença online que distribui conteúdo sem objetivo, ou seja, sem uma estratégia preestabelecida, de forma eficiente. 

Por um outro lado, apostando em objetivos claros e traçados, as redes sociais se tornam excelentes aliadas no relacionamento com o público e em diversas outras ferramentas de comunicação, branding e marketing, que auxiliam empresas a alcançarem resultados positivos referente a fases de vendas, prospecção de novos clientes, nutrição, fechamento e, acompanhamento no pós venda e muito mais! 

Como até aqui você já entendeu que para ter uma presença digital que lhe traga resultado, sua empresa precisa traçar uma estratégia eficiente e enriquecedora para o seu consumidor, vamos às grandes dicas de como começar a planejar esta estratégia para que sua rede social venda produtos e serviços, conteúdo ou ainda, potencialize sua marca na internet expondo seus ideais e, a forma como trabalha e cuida de seus clientes. Acompanhe: 

 

Segmente seu público alvo 

 

É imprescindível que, após sua empresa criar a conta em uma rede social, ela preste atenção em seu público: o que ele consome, o que ele busca, de que forma interage, etc. O grande segredo do aumento de visibilidade das empresas é entender quem é o público que está em busca do que sua empresa oferece e, de alguma forma, chegar até ele e surpreendê-lo de alguma forma, seja por um post informativo, uma promoção ou o posicionamento de sua marca (sim, o público alvo se identifica também com a cultura da empresa e não somente com o produto/serviço que ela oferece!). 

Separe um tempo rigoroso para pesquisar o público alvo de sua empresa e assegure-se de captar informações importantes como:  

 

  • As redes sociais mais utilizadas (para que sua empresa esteja presente nela!); 
  • Os principais problemas enfrentados (quem sabe um produto/serviço seu não resolva isto, certo?); 
  • Tipo de linguagem utilizada (para que em sua estratégia isso seja avaliado e faça com que, também pela linguagem, seu cliente se identifique com seu post, por exemplo…); 
  • E, por último, procure se há alguma concentração de clientes em um determinado local, em cidades, por exemplo… (ah, eu vendo bastante ou, sou bastante acessado no interior de SP… ok, e o que sua empresa faz para estar presente lá?…). 

 

Se preocupe com as estratégias digitais 

 

Sim e muito! Como já abordamos aqui, somente postar coisas sem metas e objetivos não nos traz nenhum resultado. Isso não é presença digital.  

Presença digital é quando a empresa está online em alguma plataforma, trazendo algo relevante e se relacionando com os seus seguidores e clientes. Como também já mencionado, empresas que só possuem espaços físicos, podem e devem estar na internet, uma vez que não é somente de vendas que se faz um negócio, mas sim de relacionamento, posicionamento e oferta. 

Quando falamos em estratégias digitais nos referimos a ações arquitetadas para se alcançar algo, que neste mundo digital, podem ser inúmeras, desde o planejamento de um conteúdo, até o impulsionamento do mesmo.  

O impulsionamento tem o mesmo processo que o Google Ads, o cliente cria uma conta de anúncios dentro da própria plataforma, opta por alcançar mais pessoas a fim de que aquele post seja visto por mais gente, através de uma segmentação de local, público alvo, escolha da data a ser veiculado o impulsionamento e o último passo é o pagamento deste ato. Sua empresa paga por uma ação onde seu post terá uma maior alcance e engajamento. Essa ação se mostra como uma grande possibilidade de prospecção de novos clientes. 

Vale salientar que, toda ação, online ou offline, requer um monitoramento de resultados para que sejam traçados planos de otimização e novas estratégias. Ou seja, você só saberá se aquela ação, ou até mesmo o impulsionamento, deu certo se monitorar e ver os resultados.  

 

Fortaleça sua marca 

 

As marcas podem ser fortalecidas de diversas formas nas redes sociais. Através de posicionamento, conteúdo, identidade visual, etc…  

Vamos falar um pouco sobre cada um, a fim de que todos se somem e traga um resultado efetivo para a empresa. 

posicionamento da marca nada mais é do que a empresa deixar claro sua posição frente a questões da sociedade, como muitas deixam claro em sua missão e valores. Por exemplo, se sua empresa for voltada para questões do meio ambiente é importante que sua missão como empresa seja comunicada a seus clientes. Precisa estar claro o que sua empresa faz e quais causas acredita! Mas precisa ser real! De nada adiantará se você publicar sobre isso e no final do dia, vender produtos de plástico não recicláveis, compreende? 

Falando sobre conteúdo, sua empresa pode compartilhar algo que faça diferença em seu atendimento ou fortaleça aquilo que você vende. Por exemplo, uma empresa de manutenção de gerador pode (e deve!) compartilhar posts salientando a importância de seu serviço e o porquê. Por um outro lado, uma empresa que faça vendas online, pode preparar posts, não necessariamente um blog como o primeiro exemplo, mas um post com uma legenda que enalteça o produto ofertado. Fale dos benefícios e não somente o preço, como também quais as informações giram em torno do produto ou serviço que a empresa oferece, por exemplo, uma loja de produtos de limpeza pode dar dicas de cuidados gerais com a casa, ou seja, um conteúdo focando no público alvo. 

Com a identidade visual, é importante que a empresa busque manter o padrão e qualidade dos materiais divulgados, seja uma imagem, um texto ou um vídeo com características da marca, isso mostra o comprometimento da empresa em se apresentar aos consumidores. 

Outro ponto importante é o estímulo a interação com a sua marca, pode ser através de comentários, reposts, compartilhamentos, envio de mensagem via direct… 

Tenha um conteúdo relacionado, isso ajuda e muito no fortalecimento da sua marca e divulgação da sua identidade visual. 

 

 

Invista em conteúdo 

 

O último ponto nos ajudará com um resumo do que foi lido até agora: estratégias. O marketing de conteúdo é uma delas e uma das mais importantes maneiras de se alcançar visibilidade nas redes sociais. 

Essa estratégia resume-se a criação de conteúdos direcionados ao seu público alvo, de modo que os materiais sejam desenvolvidos para serem recebidos de forma leve e instrutiva, fazendo com que o aumento do conhecimento do público fique maior e ele se sinta atraído pelos seus materiais sem enxergar aquilo como publicidade.  

À medida que estes conteúdos vão crescendo e você dê mais informações aos seus leitores, sua empresa se torna expert naquele determinado assunto, gerando credibilidade e aumento de clientes. Como no exemplo mencionado há pouco, a empresa de manutenção de geradores… se ela compartilha informações que fazem com que o cliente entenda seu trabalho, ela não está ensinando-o a manusear os equipamentos, mas sim, mostrando que, mesmo compartilhando dicas riquíssimas sobre seu trabalho, ainda sim se garante naquele serviço que oferece. Além de gerar fidelidade, gera confiança e segurança. 

E esta dica pode ser aplicada a muitos segmentos empresariais, basta a empresa achar a oportunidade. 

A estratégia de conteúdo une e fortalece a relação de empresa e cliente. E isto é real, teste e nos conte! 

E para finalizar, que este marketing de conteúdo seja realmente bem aproveitado, procure planejar-se para que todas as dicas dadas nesta pauta, unam-se a um único plano de marketing, assim sua empresa alcançará espaços inimagináveis na rede social escolhida pelo seu negócio.  

Como profissionais da área, garantimos que tudo que é compartilhado neste blog é estudado e testado para que possamos passar a você, leitor, um conteúdo rico em verdade e dicas valiosas para serem aplicadas em seu empreendimento.  

Esperamos que tenha gostado do assunto, estamos sempre em busca de trazer temas da atualidade para serem discutidos de forma leve e intuitiva, para que você se muna de informações e possa dar os primeiros passos no mundo digital. Caso tenha alguma sugestão de pauta, não hesite em nos contar nos comentários! Abraços e até a próxima.

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Foto perfil Bruna Marques Escrito por Bruna Marques
15/07/2020
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