Vamos conversar sobre o seu projeto? SOLICITAR UM ORÇAMENTO

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Gerenciar uma rede social é muito mais do que fazer publicações. Na verdade, é um conjunto de estratégias que somam ao resultado de um todo. Usando o exemplo citado, para fazer uma publicação é necessário seguir diversas etapas até o ponto da publicação. 

E para te fazer compreender todo este processo e ainda, te ajudar a melhorar seu desempenho na internet, preparamos esta pauta com dicas e experiências únicas vivenciadas pela Mangu. 

Te convidamos a pegar papel e caneta e aproveitar a leitura! 

 

Presença digital: o que é e por que é importante utilizá-la 

 

Atualmente, possuir uma conta nas redes sociais e fazer-se presente já não é mais um diferencial, mas sim, torna a empresa em destaque se a mesma explorar todos os benefícios que uma exposição nas redes sociais pode oferecer.  

A internet além de nos proporcionar um relacionamento mais íntimo com nosso cliente, nos dá margem de sermos conhecidos por mais pessoas, compartilharmos promoções relevantes para a empresa e ainda faz com que a marca seja muito mais reconhecida, se posicionada corretamente. 

Em consequência disto, cada vez mais vemos empresas criando perfis nas redes sociais, se aventurando nas comunicações e até mesmo nas artes publicadas para que não haja perda de cliente por meio da concorrência. E isto é surreal e muito importante para o mercado de hoje, se você pensar que no passado, o uso da internet para tais exposições e até mesmo compras online, era totalmente inseguro, não era conhecido, coisa de outro mundo. 

A evolução que temos passado com a internet veio para alavancar empresas e sacudir, ao mesmo tempo, afinal, quem não é visto, não é lembrado. Mas um ponto importante desta questão das redes sociais é que, com a grande procura do consumidor e aparição de muitos concorrentes, as empresas têm se aventurado sozinhas neste mercado, sem uma estratégia bem definida de posicionamento de marca, planejamento de conteúdo para postagens, etc. 

Tudo que esteja exposto ao seu cliente na internet será digno de avaliação, desde a legenda que você põe em seu perfil, até a hashtag que você usa em suas postagens.  

Conclui-se que a presença digital nada mais é do que a inserção da marca na internet, e neste caso, sendo realizada pela rede social. E conforme mencionado, além de te diferenciar dos concorrentes, é importante estar online para criar e manter um relacionamento com seu público alvo, conquistar novos clientes, criar notoriedade na internet, posicionar a sua marca e expandir a sua empresa. 

 

O que é gerenciamento de rede social? 

 

Quando falamos em gerenciamento de rede social nos referimos a tudo que envolve a administração da conta, como por exemplo, escolha de imagens (perfil e capa), linguagem e textos (conteúdos), planejamento de publicação, criação dos posts, identidade visual, gestão de mensagens e comentários, gestão dos cliques, salvamentos, enfim, aqui entra tudo que se refere a levantamento de dados de resultados, etc. 

Cada rede social oferece uma maneira diferente de gerenciamento, mas todas poderão ser administradas pelo mesmo profissional, se ele tiver expertise no assunto. É possível que alguns profissionais cuidem apenas de Facebook e Instagram, outros cuidem de Facebook, Instagram, Twitter e Linkedin, e assim por diante.  

O ponto a ser exaltado é que, se sua empresa deseja alcançar tudo que mencionamos aqui, através das redes sociais, é de suma importância que sua gestão seja assumida por profissionais qualificados e que supram sua necessidade, afinal, você não precisa de um profissional que administre X, Y e Z, se você somente terá a opção X, mesmo que por enquanto.  

 

Em qual rede social minha empresa precisa estar presente? 

 

O primeiro passo é você identificar qual rede social que faz sentido que sua empresa participe, por exemplo, após o estudo de público alvo, sua empresa terá em mãos informações relevantes sobre o que o cliente precisa, onde ele está, etc… isto te auxiliará nesta tomada de decisão, uma vez que você precisa estar aonde o seu cliente está, certo? 

Porém, existem algumas redes sociais que, devido a sua abrangência na internet, exige que todas as empresas, independente de seus ramos e público alvo que deseja atingir, tenham suas contas devidamente criadas e atualizadas, como o Facebook e o Instagram. 

A princípio, o Facebook era o mais famoso e praticamente todas as empresas possuíam páginas a respeito do seu trabalho. Hoje em dia, o Instagram está tomando maior notoriedade pelo aumento de uso, superando as views no Facebook. Interessante né? A internet sempre inova e nos surpreende. 

 

Como planejar a comunicação da minha rede social? 

 

Antes de tudo, é muito importante que a empresa defina o seu objetivo de estar presente em uma rede social: posicionamento da marca? Aumento de seguidores? Notoriedade por parte dos clientes? Aumento de faturamento com vendas online?  

Enfim, antes de planejarmos uma estratégia é preciso entender o que se espera de uma rede social e então, o desenho do caminho a ser seguido será muito mais fácil de se criar e administrar. 

Sua empresa pode até ter diversos objetivos, ou até todos mencionados, ou todos mais alguma coisa, mas o essencial é que para criar uma estratégia de comunicação, um único objetivo seja estabelecido. Isso irá auxiliar na comunicação mais assertiva e intuitiva com seu cliente. 

Outra questão relevante é que, o objetivo pode mudar! Sim, ao longo do tempo vamos cumprindo metas e alcançando os resultados, sendo assim, podemos mudar os objetivos e alcançar um novo nicho de negócio. Não se prenda a um único objetivo para sempre – até para não cansar o seguidor -, inove sempre que sua estratégia atingir o esperado. 

 

Que tipo de conteúdo preciso ter em minhas redes sociais? 

 

Isto também está atrelado ao objetivo esperado, uma vez que este bem definido, as comunicações assertivas virão automaticamente, como por exemplo, sua empresa  tem por objetivo posicionar e reafirmar sua marca no mercado, para tanto, ela terá que criar conteúdos e publicações que mostrem sua identidade visual e seu nicho de negócio 

Tudo parte de objetivos e metas. Mas também não podemos deixar de mencionar que, por mais que o caminho seja X ou Y, o atendimento e relacionamento com o seguidor é essencial em qualquer objetivo estabelecido. 

 

Devo publicar algo todos os dias?  

 

A resposta é, depende… no decorrer de suas publicações, você terá acesso a um relatório gerencial que lhe fará compreender as ações dos seguidores sobre aquilo que você posta. Sendo assim, você descobrirá o que faz sucesso, o que não faz, qual o melhor horário das postagens, que tipo de conteúdo gera mais polêmica, que tipo de conteúdo gera mais comentários, e assim por diante. 

Impor, a princípio, quantidade de vezes em que haja postagem é algo raso e ainda, inconclusivo. Nesta etapa a empresa precisará sentir do seu público o que é o melhor. A ajuda de um profissional especializado fará com que a necessidade do público seja moldada pela empresa e vice versa. 

No entanto, é muito importante que a empresa tenha um calendário preestabelecido com datas, temas, tudo organizado para que as publicações ocorram de maneira padronizadas e estruturadas. Isso ajuda na organização das postagens e conteúdos, sobretudo, ajuda na administração de atividades do seu colaborador. 

 

Como são feitas as publicações nas redes sociais? 

 

Seguindo o mesmo rumo de resposta do ponto anterior, neste caso, podemos dizer: depende. A publicação tanto pode ser feita diretamente na rede social, como também pode ser feita através de uma ferramenta de publicação, onde é possível agendar posts, responder comentários, entre outras funcionalidades. 

Tudo irá depender da sua necessidade, por exemplo, se você usar apenas uma ou duas redes sociais, acreditamos que a postagem diretamente nelas seja o suficiente e te poupará de gastar um mensal com uma ferramenta de publicação. 

Por um outro lado, se sua comunicação é multichannel, o uso de uma ferramenta de publicação passa de gasto a otimização de tempo e também dinheiro! Pois facilita o trabalho do profissional, que por sua vez, aproveita seu tempo para exercer outras atividades corriqueiras do marketing e comunicação. 

 

Como deve ser feita a interação com o público e o que deve ser comentado? 

 

Aqui temos uma boa questão, pois engloba dois pontos importantes da gestão de rede social.  

A interação normalmente é feita por comentários e mensagens, mas podem vir também por meio de avaliações e marcações em outras distintas publicações. 

O que deve ser comentado é muito relativo, pois há empresas que recebem mensagens e comentários muito adversos a sua empresa e o que ela oferece, às vezes até mensagens prontas de fakes – e sim, na internet estamos abertos a tudo -. Por conta disso, o melhor a se fazer é tentar responder e interagir o máximo que você puder, mesmo que a mensagem não tenha nexo, tenha ciência de que a não resposta vinda por parte da empresa, acarretará em um tempo médio de resposta, o que pode prejudicar a exposição da sua marca. 

 

Monitoramento das redes sociais: o que é e como fazer? 

 

Ao falarmos de monitoramento podemos lembrar da administração do Google Adwords, por exemplo. Onde o profissional responsável pela sua conta deve se atentar a palavras-chaves utilizadas em seu nicho de negócio, marcação de sua empresa em publicações relevantes, acompanhamento de resultados pós publicações e assim por diante. 

No ambiente da rede social a regra não muda, monitoramento é tudo aquilo que acompanha estatísticas e resultados em prol de um bom e melhor posicionamento e procura pela sua empresa na internet.  

Para fazê-la basta criar uma conta em uma determinada rede social, você terá acesso a um gerenciador de anúncios ou uma espécie de área de relatório, onde você terá algumas destas informações já implícitas, mas outras, será necessário a busca, como um trabalho de formiguinha. 

Feito isto, você poderá acompanhar seus resultados, por exemplo: número de seguidores, interações, tráfego, etc., e verá o que está sendo aproveitado ou não, grandes melhorias podem ser feitas através de uma leitura de dados eficiente que é imprescindível no mundo digital.  

É relevante destacar que uma rede social de sucesso não é apenas criar um perfil e publicar fotos. Assim como tudo no marketing, no design e na comunicação, cada peça contribuirá para a montagem do quebra cabeça. 

Uma imagem sem um bom conteúdo não afeta ninguém, uma marca sem uma identidade visual não alcança seus consumidores, uma empresa sem planejamento não vende, e assim por diante… 

Por hoje ficamos por aqui e esperamos que você tenha entendido como este universo das redes sociais funcionam, saindo um pouco do básico e normal para o ‘tudo metricamente planejado’ e extraordinário mundo da internet! Qualquer dúvida, nos procure. 

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Foto perfil Bruna Marques Escrito por Bruna Marques
09/07/2020
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