Vamos conversar sobre o seu projeto? SOLICITAR UM ORÇAMENTO

Vamos conversar sobre o seu projeto? SOLICITAR UM ORÇAMENTO

 

Muitas empresas tem como planejamento, algo complicado e assustador de se desenvolver. E na verdade é o contrário, um planejamento bem estruturado e corretamente calculado pode não só trazer bons frutos para o seu negócio, mas também evitar dores de cabeça por problemas aparecerem sem uma solução devidamente ensaiada.

Aposto que deve estar se perguntando neste momento (e tudo bem, nós também nos perguntaríamos): “mas como vou saber a solução de um problema sem ao menos saber de que problema se trata?”.

Muito simples, com o know how de mercado, que é o mesmo que experiência, conhecimento do mercado e do seu target, é fácil mapear possíveis situações que poderão sair do eixo em determinada ação tomada no seu planejamento. 

Vamos ao exemplo: sou uma fábrica de pão de mel e dentro do processo de preparo do meu produto, temos o derretimento do chocolate x que utilizamos a ferramenta y para deixá-lo homogêneo, na temperatura z e assim por diante. Quais são os problemas que eu posso ter neste processo?

 

Problema: Máquina inoperante devido a manutenção realizada durante o horário de trabalho.

Resolução: agendar as manutenções periódicas para horários antecedentes ou posteriores ao horário de uso da máquina.

 

Problema: Máquina inoperante por defeito sistêmico ou tempo de vida útil do equipamento.

Resolução: ter como reserva emergencial, o valor estudado para conserto/aluguel da máquina ou compra de uma nova.

 

Percebem que, na proporção que eu conheço meu produto e/ou serviço eu posso antecipar os problemas que podem me acarretar? 

Mas é claro que terão inúmeras situações em que não teremos nada programado, em que o problema não será conhecido. E para estas situações, indicamos calma, seriedade, reserva de emergência e muito, mas muito planejamento estratégico.

Até agora falamos do negócio como um todo, do planejamento em uma visão geral de acontecimentos, sendo erros e acertos. Mas você sabe o que fazer para planejar um ano próspero para sua empresa, superando as expectativas do seu mercado e do seu público-alvo? Vamos desmembrar esta questão com você.

Aqui no blog da Mangu gostamos bastante de compartilhar dicas estudadas e testadas por nós, pois achamos importante a troca de informação e enriquecimento de conteúdo. Então para entrarmos no clima, veja abaixo.

 

5 dicas de como fazer um planejamento empresarial para 2020

 

 

  1. Estabeleça metas: se não tivermos o destino final traçado, como saberemos o caminho a ser percorrido?
  2. Planeje um orçamento de campanhas e investimento na sua marca: cuide do seu negócio e da sua identidade visual como se fosse o seu corpo, separe um orçamento para inovações e cuidados essenciais.
  3. Crie um calendário de ações: afinal, cada peça do tabuleiro tem sua razão.
  4. Participe de eventos do seu nicho: seja expondo ou visitando para prospectar.
  5. Contrate colaboradores com sede de conhecimento: e que se adequem ao futuro da sua empresa.

 

Dicas básicas a parte e outro ponto importantíssimo do planejamento empresarial para um novo ano é o treinamento de pessoal. Por muito tempo, esta prática foi vista apenas como adequação de funcionário e preparação do funcionário para exercer aquela função.

Atualmente, as empresas apoiam os treinamentos com o objetivo de desenvolver capacidades comportamentais, afinal, com equipes mais bem preparadas e com o fluxo de trabalho desenvolvido de forma mais eficiente, as empresas se aproximam dos resultados esperados.

De maneira mais altruísta, o intuito do planejamento é fazer com que a empresa olhe para si, como se fossemos nós, olhando para nós mesmos e observando como foi este ano e o que conseguimos mudar, para melhor, no ano que vem. De maneira geral, o objetivo do planejamento é mapear: 

  • Mercado e estratégias realistas;
  • Saber mensurar as estratégias a ponto delas serem medidas e acompanhadas;
  • Entender como motivar aqueles que trabalharão pelo seu negócio e agir com tal descoberta.

Outro ponto de suma importância na hora de planejar o próximo ano é refletir sobre o ano que passou. Por exemplo, reflita sobre os pontos alcançados, qual foi a estratégia que vocês utilizaram para alavancar e superar as expectativas da equipe e do consumidor? Reflita também sobre o que não foi alcançado! Quais foram os aprendizados que tiveram após uma estratégia frustrada? 

Nesta etapa, sugerimos que elabore junto de sua equipe, um plano de ação para que os mesmos erros não sejam cometidos no próximo ano. Para isto, vocês poderão utilizar a ferramenta de marketing que chamamos de FOFA, ou mundialmente conhecida como SWOT:

  1. Forças (S)
  2. Fraquezas (W)
  3. Oportunidades (O)
  4. Ameaças (T)

A matriz FOFA é muito utilizada em análises de mercado, pois reúne o que oferecemos e o que nossos concorrentes oferecem. Por exemplo, as forças e as fraquezas do negócio estão completamente sobre o domínio do empreendedor, ou seja, o seu domínio.

São situações que só dependem de sua empresa, sua equipe. Sendo fraquezas as situações em que temos a oportunidade de melhoria e as forças que remetem aqueles pontos que devemos enaltecer sobre qualquer produto e/ou serviço que oferecemos. 

As oportunidades, por sua vez, não estão sob o domínio de sua empresa. Assim como as ameaças. Enquanto uma é o ímã do crescimento do seu negócio, a outra lida com fatores que impedem o seu negócio de crescer, como burocracias, concorrentes, etc. 

Entendendo do que se trata, agora você é capaz de se reunir com sua equipe para montar a matriz, analisar e traçar um caminho para 2020. 

Mas calma que ainda não acabamos! Fique atento às tendências do mercado!

Se lembra que no começo da pauta indicamos que participe de feiras do seu nicho? Pois bem, é neste ambiente que você terá acesso as grandes inovações do mercado que você atua. Permitindo uma clareada em suas ideias para despertar grandes oportunidades de negócio, desde a repaginação da sua marca até o lançamento de um novo produto. 

Esperamos que as nossas dicas e conhecimento compartilhado, auxiliem no planejamento anual de sua empresa. Lembrando que, muito do que você planejará fazer com sua marca e suas campanhas, a Mangu poderá te auxiliar e de nossa parte, será um prazer.

Bons negócios e excelente 2020!

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