Você sabe a diferença entre branding, marca e identidade visual?

Você sabe a diferença entre branding, marca e identidade visual?

banner promocional relacionado ao serviço de branding da Mangu

No universo da criatividade, publicidade e marketing é muito comum que alguns termos sejam confundidos, parecendo que uma coisa é a mesma que a outra e assim por diante, como acontece com as diferenciações das estratégias de identidade visual, marca e branding. Mas na realidade, cada ação, seja ela de design, marketing ou publicidade, tem a sua explicação, o seu objetivo e a sua criação. 

Pensando na dúvida que sabemos ser de grande maioria, no artigo de hoje iremos explicar tudo sobre identidade visual, marca e branding, explicando as diferenças entre elas e o mais importante, o que cada uma faz e para que serve. 

O que é identidade visual? 

Identidade visual é um conjunto de elementos visuais que representam algo, que pode ser uma empresa, um produto/serviço, etc.

Seu principal objetivo é tornar real o propósito de uma empresa e fazê-la se comunicar e posicionar frente a seu público. É importante que a empresa se comunique com o cliente por meio de estratégias que vão levá-la a um reconhecimento e consequentemente, lhe trará sucesso em seu segmento de atuação. 

O reconhecimento de uma identidade visual é mensurado pelas estratégias que a empresa investiu para torná-la viva na mente dos consumidores. Veja exemplo abaixo:

Nesta imagem vemos apenas dois símbolos, mas já sabemos qual marca estamos observando, isso é a representação de uma identidade visual. 

Ela pode ser reconhecida por símbolos, cores, tipografias, etc. 

O que é marca? 

download do e-book sua marca irresistível

Do ponto de vista dos mercadólogos (marketeiros), a marca é o conjunto de valores, percepções e experiência de uma empresa, em que ela passa ou representa para o seu público. Ela não é somente um símbolo gráfico, mas sim a representação de um todo perante o seu nicho de atuação e também ao seu público.  

Já na visão dos designers, a marca é um símbolo gráfico visual que representa algo, como uma empresa, produto, serviço, entre outras. Com o objetivo de identificá-la e distingui-la de um modo imediato. 

Ambas explicações estão corretas. Existe todo um trabalho para que aquela representação simbólica visual realmente se firme passando bons valores e percepções para o público e mercado de atuação. 

No exemplo citado acima, em identidade visual, conferimos elementos usados pela marca Coca-Cola para identificarmos a mesma em campanhas, etc, mas seu logo registrado é o seguinte:  

 

O que é branding?  

Branding, também conhecido como brand management, refere-se à gestão da marca de uma empresa, como seu nome, as imagens a ela associadas, incluindo slogans, símbolos, logotipos e outros elementos de identidade visual que a representam ou aos seus produtos e serviços. 

Seu objetivo é tornar a marca mais desejada e positiva na mente do público em geral. O Branding envolve ações relacionadas ao propósito, valores, identidade e posicionamento. 

Confira pilar abaixo: 

 Como estas três metodologias funcionam em conjunto? 

Identidade visual, marca e branding trabalham em conjunto. Estes três elementos fazem parte de uma estratégia de comunicação visual e posicionamento onde uma complementa o propósito da outra fazendo com que a empresa exista, se posicione e se relacione com seu público alvo. 

É correto afirmar que o ideal é que uma não funcione sem a outra. Mas sabemos que no mundo corporativo é muito comum que empresas invistam somente no logo, depois na identidade visual e às vezes, nem sequer ficam sabendo dos benefícios do branding para suas empresas. Veja abaixo como elas se complementam: 

Desta forma, para que se alcance um maior posicionamento e retorno de clientes que se sintam identificados com sua empresa, é preciso investir em uma campanha que veja não só um item, mas o todo.  

Conte com a expertise da Mangu neste processo. Oferecemos uma análise digital sem custo onde você terá acesso a melhorias necessárias para o seu negócio deslanchar e vender mais no digital através da sua marca e suas vertentes.  

banner promocional relacionado ao serviço de branding da Mangu

Nos siga nas redes sociais!

Behance Behance Linkedin Linkedin Instagram Instagram

Contato

Vamos iniciar seu projeto?

Deixe seus dados de contato abaixo e logo falaremos com você.

Ao enviar o formulário, declaro que estou de acordo com a política de privacidade .
Check Mensagem enviada com sucesso!
Algo deu errado, tente novamente em alguns minutos

Este site armazena cookies para coletar informações e melhorar sua experiência de navegação. Confira nossa Política de Privacidade.