Estratégias e ferramentas utilizadas em 2020: O que eu aprendi? - Mangu Brand
 
 

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Estratégias e ferramentas utilizadas em 2020: O que eu aprendi?

 

 

2020 foi um ano desafiador para muitas pessoas, diríamos até que foi um grande desafio mundial. Todos os ramos foram afetados, saúde, governo, mercado, enfim, cada qual sofreu um certo impacto em seu segmento e isso deve-se a grande pandemia que se instalou mundialmente e ainda permanece com seus retornos.

 

Dito isso, é correto afirmar que grande parte dessa adversidade impactou significativamente os empreendedores e seus negócios, fazendo com que muito deles tivessem que fechar suas portas precocemente, sem nenhuma perspectiva de retorno devido às incertezas que este vírus nos trouxe. Ou seja, algumas empresas fecharam suas portas definitivamente.

 

Diante este cenário, nós da Mangu estivemos buscando alternativas para informar, na tentativa de ajudar os empresários, de que forma esta dificuldade poderia ser superada para que nenhum outro empreendimento precisasse fechar. Para que os empresários encontrassem alternativas, gratuitas ou não, de tentar se manter onde já haviam chegado.

 

Isso fez com que nós estudássemos mais que o habitual para trazer novidades – a maioria testada por nós -, dicas compartilhadas, enfim, diversas maneiras de se fazer marketing no mercado para que pudéssemos ajudar a todos, inclusive nos ajudarmos, a passar por esta crise e, no post de hoje, vamos lembrar, juntos, o que foi aprendido em 2020 e mais, o que você pode – e deve! – levar para o ano de 2021. Vamos lá?

 

Marketing nas redes sociais: como ele pode auxiliar minha empresa a estar mais disponível para o meu cliente?

 

Já não é segredo para ninguém que o uso das redes sociais ganhou grande parte das ações de marketing dentro das instituições empresariais. Isso deve-se a mudança do comportamento do consumidor, que, de acordo com o relatório Global Digital Statshot 2019, atualmente, metade da população mundial já tem contas em redes sociais. São mais de 3,5 bilhões de pessoas com cadastros em alguma rede social, segundo a pesquisa.

 

Sendo assim, as empresas enxergaram um grande potencial de venda se presentes no mundo digital de seus clientes, o que resultou em um aumento expressivo de empreendimentos que se comunicam através das redes sociais e investem em campanhas digitais de marketing.

 

Dentre essas campanhas digitais de marketing estão:

 

  • O uso do WhatsApp Business
  • Formatos de conteúdo do Instagram
  • Atendimento nas redes sociais
  • Pontos de contato

 

Todos estes quatro itens nos mostram que atender na rede social, além de possível, converte. Note porque:

 

O uso do WhatsApp Business

 

O WhatsApp Business nos trás uma certa segurança de que a empresa é séria. Com o preenchimento de informações básicas do estabelecimento fica mais fácil do cliente se sentir seguro e iniciar uma conversa, pois o mesmo estará conversando com uma empresa jurídica, que no mínimo, se empenhou para ter um aplicativo voltado para o ramo empresarial, se dedicou a postagem de informações úteis da empresa como horário de funcionamento, endereço, site… incluiu seu catálogo de produtos e serviços que facilitou a escolha e compra efetiva do cliente, enfim.

 

Este aplicativo trouxe segurança ao consumidor, em uma era onde tudo se é vendido pela internet e há milhares de golpes por dia sendo projetados para enganá-los.

 

Sendo assim, se o seu negócio requer vendas online ou ao menos qualquer tipo de comunicação online que lhe traga engajamento empresarial e para sua marca, procure mostra-se sério para o consumidor. Gaste um pouco do seu tempo planejando qual imagem você irá passar de sua empresa para o mundo através do uso da internet.

 

Em nosso blog temos um artigo completo que te ajudará neste assunto do WhatsApp Business, confira clicando aqui.

 

Formatos de conteúdo no Instagram

 

Hoje em dia, o Instagram é a rede social mais utilizada pelos usuários presentes na internet. O que antes era somente fotos e legendas, hoje temos a possibilidade de publicar fotos momentâneas, o “storie”, podemos publicar vídeos no feed e no IGTV, enfim, há opções para todos os tipos de negócios, pode ter certeza. Basta saber se seu público alvo está presente nesta rede social.

 

Se sim, não deixe de conferir de que forma você pode alavancar a visibilidade de sua empresa com as ferramentas disponíveis no Instagram, clique aqui e descubra.

 

Atendimento nas redes sociais

 

Conforme mencionamos acima no tópico que fala sobre o WhatsApp Business, o atendimento nas redes sociais só é válido se passar para o cliente um aspecto de segurança, algo que remeta que ele está falando com uma empresa séria e que, se possível, não é um robô do outro lado da tela.

 

Mas isso não precisa ser regra, viu? Você pode abusar das mensagens automáticas das redes sociais, os famosos chatbots, desde que atente-se a humanização da conversa. Não as torne robóticas demais, pergunte ao seu cliente o que normalmente eles procuram saber… e após coletar um número X de informações relevantes para o seu negócio, entre em contato, agora, utilizando um colaborador especializado.

 

O atendimento nas redes sociais pode cativar um cliente e até mesmo vender no ato da conversa. Confira as dicas que deixamos em nosso blog, clicando aqui, e utilize esta ferramenta totalmente gratuita de forma assertiva.

 

Pontos de contato

 

Os pontos de contato são todos aqueles canais que o cliente pode te encontrar e efetivamente achar o que procura.

 

Eles podem ser lojas virtuais, chats, marketplaces, enfim, tudo dependerá do seu nicho de negócio. O que for mais apropriado para propagar esta ação de troca de mensagens, procura, venda, será válido.

 

Mas antes de criar um ponto de contato, há alguns pontos que precisam ser considerados. Como por exemplo, a criação de uma presença online… sua empresa já tem uma?

 

Fique tranquilo se não faz ideia do que estamos falando, acesse o artigo do blog clicando aqui e descubra isso e muito mais sobre pontos de contato.

 

Conclusão

 

Para finalizar, se você ainda não testou nenhuma destas estratégias online para alcançar mais clientes, vender e fidelizá-los, não deixe de tentar em 2021.

 

Outra dica bacana de se compartilhar é que seu negócio também pode investir em inbound marketing! Mesmo que seja uma ferramenta que requer tempo e investimento, dependendo do seu objetivo ela super se encaixa e dá um norte para o seu planejamento.

 

E se vendas pela internet não for o seu foco, dá uma olhadinha no nosso blog que temos muitas outras dicas importantes para que você alcance os seus objetivos e saia da inércia!

 

Visite o blog da Mangu clicando aqui.

 

Esperamos que este blog tenha te ajudado neste ano de alguma forma e que em 2021 possamos compartilhar tantas outras dicas para que empreendedores como nós, possamos alcançar infinitamente mais novos caminhos neste novo ano que está por vir.

 

Abraços e boa sorte!

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Marketing
Foto perfil Bruna Marques Escrito por Bruna Marques
16/12/2020
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