Guia completo: Saiba como o marketing digital pode auxiliar em suas campanhas digitais - Mangu Brand
 
 

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Marketing digital é um conjunto de estratégias digitais utilizadas para atingir os seus objetivos com o marketing de sua empresa. Ela é implementada através de mídias pagas, SEO*, e-mail marketing, etc, e seus principais objetivos é adquirir clientes, desenvolver uma marca e se conectar com o público-alvo. 

*Search Engine Optimization (SEO) é uma estratégia com o objetivo de potencializar e melhorar o posicionamento de um site nas páginas de resultados naturais nos sites de busca, como o Google. 

Partindo disto, podemos afirmar que o marketing digital mudou a maneira como nos relacionamos com o mercado, produtos e marcas, pois com o aumento de usuários presentes na internet e na forma como eles se comunicam entre si e com o mercado, o marketing digital fez as empresas repensarem a forma com que alcançam seus clientes e vendem seus produtos e serviços. 

Atualmente é muito comum e conhecido o termo e-commerce, mas no passado era apenas mais uma forma de vender que demandava um esforço específico de profissionais e campanhas. Este reconhecimento e, razão pelo e-commerce ter se tornado uma das maiores modalidades do comércio se deve, grande parte, às estratégias de marketing digital. 

Por este motivo, hoje em nosso blog falaremos sobre esta poderosa estratégia de venda e te contaremos como ela pode auxiliar significativamente em suas campanhas digitais. Acompanhe a leitura. 

 

 

A importância do marketing digital 

 

Dia após dia o marketing digital tem mostrado sua importância para as empresas com base em resultados que esta estratégia proporciona para os negócios. Ela atrai oportunidades, gera relacionamentos e fortalece a marca nas mídias digitais.  

Uma de suas grandes vantagens é que por oferecer estratégias totalmente online, o alcance de leads* é muito maior comparado a outro tipo de campanha. O melhor é que esta estratégia não requer grandes investimentos para fazer com que sua marca alcance espaços desejados do mercado. 

*Contatos que demonstraram interesse por algum tipo de produto ou serviço. 

Sendo assim, com o crescimento do marketing na internet através de campanhas digitais e as mudanças no comportamento do consumidor que, atualmente, consomem muito mais pela internet do que indo a lojas físicas, por exemplo, entende-se que essa estratégia tem muito a oferecer às empresas e, além do que já foi citado, iremos nomear abaixo suas principais vantagens e concretizar a importância de inserir este conceito em seus planejamentos. Confira. 

 

Vantagens do marketing digital 

 

O número de pessoas que estão conectadas hoje, é basicamente, o número de pessoas que podem ser alcançadas pelo marketing digital. A realidade é que este número só aumenta e o marketing na internet amplia e facilita as vantagens que o marketing tradicional já possuía. 
 
Como prova do uso da internet nos dias de hoje, podemos citar nós mesmos! Tudo que temos de dúvidas ou por menor detalhe que seja, como pesquisar o horário de funcionamento de um restaurante, fazemos através de buscas pela internet. Ou ainda, estamos sempre de olho nas redes sociais checando as atualizações dos nossos amigos e familiares. Isso é real e é rotina. 
 
Com isso, o marketing digital oferece inúmeras vantagens para quem o utiliza, seja para as empresas ou para o consumidor. Veja abaixo seus benefícios: 
 
1. Ter uma empresa online significa ser encontrado 
 
É de extrema importância que sua empresa tenha presença online consistente, em diferentes canais, para que o cliente encontre a sua empresa na internet, uma vez que, os consumidores estão sempre na web para se informar e interagir. Se você não estiver por lá também, marcando presença na lembrança deles, outras empresas concorrentes vão ocupar o seu lugar. 
 
2. Sua empresa gera engajamento com seu público alvo 
 
A internet permite que as empresas atraiam seus clientes, sobretudo, que criem relacionamentos duradouros com os mesmos. De modo que as marcas possam oferecer conteúdos relevantes, muito além da publicidade, e os consumidores tenham a oportunidade de responder e interagir com as empresas. 
 
Isso faz com que haja uma interatividade natural, criando laços entre marcas e consumidores, fortalecendo este relacionamento de parceria e entrega mútua.  
 
Quando trazemos este cenário para nossa realidade, fica fácil de entender porque o engajamento é importante, afinal, a concorrência está cada vez mais acirrada, conquistar o engajamento da personaé essencial para se manter em sua memória. 
 
*Personagens fictícios criados para representar os diferentes tipos de usuário dentro de um alvo demográfico. 
 
3. É possível acompanhar jornadas de compras 
 
A jornada de compra offline, digamos assim, é relativamente simples. O consumidor vê uma propaganda através de um banner, revista ou qualquer outro meio de marketing offline* e assim que possível, visita a loja que divulgou o produto/serviço e adquiri o mesmo, realizando o pagamento ali mesmo e recebendo o produto no mesmo momento da compra. 
 
*O marketing offline é aquele que acontece fora da internet. Pense, por exemplo, em uma ação de divulgação de uma marca que o público não precisa de internet para conferir, como por exemplo, banners, outdoors, panfletos, etc. 
 
Com o crescimento das vendas pela internet, este fato muda… a venda online é muito menos linear e previsível. O consumidor pode pesquisar os preços dos produtos e serviços no computador, comparar outras opções pelo celular, ir até o shopping e experimentar o que estava buscando, voltar para casa e comprar no e-commerce. Mas pode também fazer tudo diferente disso para comprar o mesmo produto. Não conseguimos saber o que o consumidor digital está prestes a fazer, a menos que ele esteja sendo assistido/acompanhado pelas estratégias de marketing. 
 
As estratégias permitem que a empresa acompanhe toda essa jornada de compra. Por todos os canais pelos quais o consumidor passa, seja eles site, Facebook, blog, etc. Com este acompanhamento, as marcas podem estar presentes com conteúdos e ofertas interessantes no canal que o cliente estiver utilizando no momento. 
 
4. Você conquista e fideliza clientes 
 
Como o acesso ao cliente está mais aberto com as plataformas digitais, fica mais fácil a presença das empresas na internet e, consequentemente, a conquista dos mesmos e posteriormente a efetivação da compra, com isso, é possível fidelizá-los. É importante que as empresas mantenham contato com o cliente, após a compra/venda, para estimular uma recompra ou uma recomendação da marca para outras pessoas. 
 
Na internet, há diversas ferramentas e canais para não perder o contato com o cliente, como por exemplo, conteúdos de blog, que podem nutrir o relacionamento com a empresa e despertar o interesse em uma nova compra, ofertas personalizadas por e-mail, facilitam a sugestão de produtos complementares à última compra do cliente, e assim por diante. 
 
5. Sua marca ganha autoridade na rede 
 
Marcas que atuam ativamente no ambiente digital, por meio de estratégias de marketing de conteúdo, têm grandes chances de se tornar uma marca de autoridade. Isto porque o compartilhamento de conteúdo responde dúvidas, esclarece conceitos e ainda mostra que a empresa domina os assuntos do seu mercado.  
 
Essa autoridade trás segurança para o consumidor e potencializa a decisão de escolha pela sua empresa, comparada aos concorrentes. O espaço que se ganha com tais práticas de se alcançar autoridade na rede traz benefícios significativos quando o cliente compra uma vez, seduzido pela segurança que sua empresa transmitirá a ele pela internet, e ver que de fato a empresa tem total controle sobre sobre seu mercado e o que ele oferece, há grandes chances de haver uma fidelização e marketing de boca a boca*. Um serviço promove o outro, de forma gratuita. 
 
*O marketing de boca a boca é uma forma de promoção não paga em que os clientes satisfeitos contam a outras pessoas o quanto gostam de uma empresa, de um produto, de um serviço ou de um evento. 
 
6. Há chances de se competir com empresas de porte maiores à sua 
 
É comum que empresas pequenas tenham receio em iniciar uma estratégia de marketing digital por acreditar que estará em desvantagem em relação aos investimentos dos concorrentes de grande porte. Entretanto, essa diferença é muito maior no marketing offline, que geralmente exige investimentos mais robustos ao anunciar a empresa na TV, no jornal ou no rádio. 
 
Já o ambiente online, as empresas conseguem ter excelentes resultados mesmo sem investir em mídia. Com publicações consistentes em um blog corporativo e nas redes sociais, por exemplo, já é possível atrair interessados e engajar a audiência. 
 
7. Segmentação de público 
 
Com um público segmentado é possível alcançar maiores resultados, uma vez que as campanhas estarão direcionadas ao cliente que realmente precisa do produto ou serviço da sua oferta. 
 
Sem contar que, criar estratégias para um público alvo segmentado, faz com que seu giro seja mais assertivo fazendo com que os clientes sempre consumam. Além disso, podemos evitar gastos desnecessários com inúmeras promoções, direcionadas a ninguém. 
 
8. Obtenção de resultados de longa duração 
 
Com o marketing digital você consegue criar campanhas que que geram tráfego orgânico, com a otimização para buscadores (SEO), o marketing de conteúdo (materiais ricos) e também campanhas de mídia paga, como por exemplo, anúncios patrocinados no Google Adwords. Estes e algumas outras estratégias oferecem resultados duradouros. 
 
*O tráfego orgânico é o conjunto de visitas que foram conquistadas de forma espontânea, ou seja, quando não há investimento em anúncios. 
 
Por exemplo, como estratégia de marketing de conteúdo temos o blog, ele jamais perde os conteúdos publicados, bem como a reputação que conquistou ao longo do tempo, o que torna seu conteúdo perene, Portanto, uma estratégia de conteúdo bem pensada e desenvolvida gera ativos para a empresa, que continua obtendo resultados com aqueles posts ao longo do tempo, mesmo que eles fiquem lá “parados”. 
 
9. Mensuração de todos os resultados 
 
A internet permite rastrear todos os passos dos usuários, desde um clique em um link do e-mail marketing até a finalização de uma compra na loja virtual. Por este motivo, sua empresa é totalmente capaz de saber exatamente quantas pessoas acessaram a sua página, quantas delas compraram e qual foi o retorno dos investimentos em publicidade. 
 
Para isso, diversas métricas são colocadas à disposição pelas redes sociais, pelas plataformas de anúncios (como o Facebook Ads e o Google Adwords) e pelas ferramentas de análise de dados (como o Google Analytics), tudo para otimizar as campanhas e proporcionar para as empresas uma melhor experiência e know how* sobre seus acessos e o que se deve fazer com tais informações. 
 
*Conhecimento prático sobre como fazer alguma coisa. 
 
10. Excelente custo benefício 
 
Mesmo com baixos orçamentos, você já consegue colocar a sua empresa no ar e atrair muitos interessados. Até mesmo sem investimento algum em mídia, utilizando estratégias de marketing de conteúdo. Outra grande vantagem dos investimentos em mídias online é que você só é cobrado quando obtém resultados, pois os modelos de cobrança, Custo por Clique (CPC), Custo por Mil Visualizações (CPM) ou Custo por Aquisição (CPA), por exemplo, só são cobrados quando um cliente clica no seu anúncio, visualiza ou faz uma compra. Ou seja, sua empresa paga apenas quando tem algum resultado com o seu investimento. Não tem surpresas. 
 
Concluindo, O brasileiro é o campeão mundial em tempo gasto nas redes sociais, segundo a Digital Future Focus Brazil , nesse sentido, se a sua empresa pensa em se tornar digital, basta que se crie uma estratégia de marketing digital bem planejada, e então, ela possuirá a ferramenta certa para atingir grande parte dos potenciais consumidores citados pela pesquisa. 

 

Como fazer marketing digital? 

 
Assim como o marketing tradicional, ou conhecido como marketing offline, o marketing digital demanda planejamento, estratégia, pesquisa e acompanhamento constante do trabalho executado. 
 
O marketing tradicional promove marcas, produtos e serviços por meio de canais como televisão, rádio, outdoors, revistas e jornais. O marketing digital tem o mesmo objetivo. Todavia, a sua estratégia é totalmente online, com o uso de ferramentas como sites, blogs e redes sociais. 
 
Sendo assim, é possível fazer marketing digital através das seguintes ferramentas: 

  • Marketing de conteúdo 

A ideia é produzir um conteúdo interessante e valioso para seu público, para que as pessoas reconheçam a sua autoridade em seu nicho e comecem a criar uma relação com a sua marca. Sua empresa poderá trabalhar o marketing de conteúdo através de um blog, vídeos no Youtube, perfis nas redes sociais de interesse da sua audiência, etc. 

  • E-mail marketing 

O envio de e-mail marketing, também chamado de mala direta, é uma excelente maneira de se relacionar com seus clientes e guiá-los na jornada de compra. No entanto, para usá-la na sua estratégia de marketing digital é preciso ficar atento a alguns detalhes, como periodicidade de envio e qualidade do conteúdo.

  • Redes sociais 

O ambiente das redes sociais é dinâmico e permite uma comunicação mais próxima com sua audiência, o que é excelente para quem precisa ganhar visibilidade e reconhecimento no mercado. Sem contar que é quase impossível encontrar hoje em dia uma pessoa que não use nenhuma rede social. É por isso que as empresas têm investido cada vez mais nesses canais para atrair clientes e divulgar seus produtos e serviços. 

  • Landing pages 

As landing pages são páginas criadas para uma ação específica de marketing, como por exemplo, download de ebook, sua empresa cria uma página específica, que não é o seu site, para capturar os dados de contato de um lead e então, estabelecer um contato com ele, até que se concretize uma conversão*. 
 
*É nada menos que a venda, propriamente dita. 

  • SEO 

Search Engine Optimization (SEO) ou, em português, otimização para mecanismos de busca trata-se de uma estratégia que promove conteúdo dentro na internet através de técnicas de otimização de palavras-chaves, o que faz com que seu site seja bem visto pelo Google e, por isso, possibilita um posicionamento melhor. 

Estar no topo vai ajudar a sua página a atrair mais tráfego orgânico, ou seja, ter mais visibilidade e um custo menor de aquisição de clientes. 

 

Inbound marketing 

 

Todas as ferramentas citadas acima estão dentro da estratégia de inbound marketing. Ela por sua vez, promove a procura por uma determinada empresa de forma espontânea por parte do cliente em potencial, após o mesmo se interessar por aquilo que ela compartilha. Para saber mais sobre, acesse: O que é inbound marketing? Conheça o marketing de atração 
 

Conclusão 

 

Após a leitura deste artigo, ficou claro a importância da estratégia de marketing digital? Esperamos que sim. 
 
Embora o marketing digital seja amplo, é essencial para os dias de hoje. O segredo para ter sucesso nessa empreitada é sempre procurar entregar valor para o público. Além disso, procure sempre se atualizar. O ambiente digital é muito dinâmico e a todo momento surgem novas tecnologias, estratégicas, técnicas e conceitos. A inovação vai se sobressair em seus resultados, pode ter certeza. 

Ah, não deixe de contar com profissionais especializados para te auxiliar com esta tarefa! E para te ajudar a entender como sua empresa está atuando no digital atualmente, com a leitura deste blog estamos disponibilizando um diagnóstico gratuito de sua estratégia online! 
 
Entre em contato e diga para nós que leu este artigo e pronto, iniciaremos nosso bate papo sem compromisso e o melhor, com o intuito de gerar valor ao seu público, sem deixar de cuidar da sua empresa ♥ 
 
Abraços e até logo. 

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Branding Inovação Marketing
Foto perfil Bruna Marques Escrito por Bruna Marques
02/09/2020
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