Já abordamos aqui no blog a questão da experiência do usuário, mas o assunto é muito bacana e muito extenso para ficar apenas em uma única citação. Sendo assim, te convidamos a acompanhar conosco nesta pauta o que significa UI e UX Design e quais são as diferenças entre as duas modalidades.
O que significa a sigla UI Design?
Conhecida como Design de Interface do Usuário, a UI nos mostra de qual a maneira o usuário deverá interagir, seja em um dispositivo, aplicativo, site, software… traduzindo: para acessar uma tela importante do aplicativo, o usuário apertará um botão, certo? Este botão está bem visível e destacado dos demais elementos do layout? O que faremos para tornar este acesso mais intuitivo para que o usuário se sinta atraído?
Sendo assim, o design de interface do usuário é o que fica visível dentro de um projeto e mais: é o contato entre usuário e interface do projeto, seja ele, conforme mencionado acima, um aplicativo, site, landing page, etc.
A UI, por sua vez, deve garantir que a parte visual do projeto seja de fácil uso pelo usuário, oferecendo uma boa interação que evite e minimize possíveis dificuldades de utilização.
E falando em usuário…
O que é UX Design?
User Experience Design é a experiência do usuário no uso de um sistema e/ou plataforma. Seria o famoso “como meu cliente se sente usando meu produto/serviço”.
Enquanto a UI projeta o sistema proporcionando que o usuário interaja da melhor maneira possível, a UX é a própria vivência do usuário sobre o que ele está utilizando. Trata-se da parte que pensa, exclusivamente, na relação entre usuário e produto e/ou serviço.
Antes de darmos continuidade na narrativa, eis uma situação que pode clarear, caso ainda tenha dúvidas sobre o que significa cada sigla:
Estou navegando em um site, quando me deparo com um botão bem convidativo me induzindo a apertá-lo (UI Design) para ser direcionado a algo que estou à procura. Mas no clique percebo que ele não me levou a lugar algum (UX Design), ou seja, um botão sem destino.
Perceberam a narrativa dos fatos? Fui seduzido por um botão que foi projetado para que eu clicasse, mas não foi tão bem projetado assim, pois não me levaria a lugar algum, logo, tive ali um momento com a interface do site, porém minha experiência como usuário foi frustrante ao não ser direcionado ao destino correto.
Talvez esta seja a maneira mais clara que você encontrará neste texto para entender o que é uma e o que é outra, para então entender a nuance das suas diferenças.
Do ponto de vista do profissional de design, eles entregam muito mais do que somente um ambiente bonito para se interagir. Há uma entrega de sentimentos e expectativas do usuário em cada produto.
Qual é, então, a diferença entre UI Design e UX Design?
Costumamos encontrar muitos artigos que prometem nos dar a resposta para esta pergunta: qual a diferença entre UI e UX? Mas na realidade, as duas tem a mesma importância, pois ambas se completam para melhor garantir o bom funcionamento de um projeto.
A principal ‘diferença’, se assim podemos nomear, é o papel que cada uma exerce dentro de um todo. UI Design é a interação do usuário com a parte visual da interface e UX é como tais interações trabalharão de forma efetiva correspondendo às expectativas desse usuário.
E semelhança, será que tem alguma?
A maior semelhança dessas siglas no design é o objetivo do todo: o usuário. Para melhor respondermos esta pergunta, temos uma imagem:
Como podem ver, tudo está interligado.
Como e por que unir UX e UI na concepção de um projeto?
Pegando o gancho da imagem acima, já visualizamos que dentro do projeto várias estratégias são tomadas com o objetivo de oferecer a melhor experiência para o usuário. Isto porque ele fará do seu produto e/ou serviço algo tangível para outros usuários em potencial.
Sendo assim, a UI sem a UX existe? Sim, mas não é eficaz! Uma complementa a outra e traz notoriedade na apresentação da interface.
As razões pelas quais você deve investir em ambas as técnicas de Design são inúmeras, mas listaremos quatro que julgamos mais importantes:
- Geração de valor para o público alvo: estude e entenda o perfil da persona para alcançar resultados mais promissores e assertivos;
- Retenha e encante os usuários: uma linguagem direcionada gera engajamento e maior tempo de uso por parte dos usuários;
- Aumento de conversões: caprichar no design das interfaces, assim como da experiência como um todo, é o que garante retorno sobre esse investimento;
- Fortalecimento da marca: empresas que focam na experiência completa dos clientes em seus canais digitais se destacam em relação aos concorrentes.
Conclusão
Entender o princípio básico da experiência do usuário versus interface de usuário é identificar que cada termo tem seu propósito, mas ambos trabalham melhor quando são aplicados juntos.