Vamos conversar sobre o seu projeto? SOLICITAR UM ORÇAMENTO

Vamos conversar sobre o seu projeto? SOLICITAR UM ORÇAMENTO

 

Um dos grandes desejos das empresas ao desenvolver um site é tê-lo em um bom posicionamento nos sites de pesquisas, fazendo com que a demanda de pessoas interessadas cresça sem que, na maioria das vezes, a empresa precise de anúncios pagos (como posts no Facebook ou links promocionais no Google Ads). 

Porém, é de conhecimento de todos que para ter o site na primeira página de pesquisas do Google, de forma orgânica, ou seja, natural, não é uma tarefa nada fácil. E em alguns casos, mesmo que a empresa tenha um departamento de marketing engajado, nem todos saberão trabalhar com esta estratégia uma vez que é algo direcionado e existem profissionais que cuidam somente disto.  

O poder da internet de longe retrata a importância de se fazer presente no mundo digital e apostar em construir um site com boas funcionalidades, responsivo, dinâmico e que contenha muito conteúdo relevante para se comunicar com seu público e claro, estar presente no Google.  

Segundo o blog do Neil Patel, aparecer no Google é um processo que se chama indexação, que é quando o maior buscador da internet reconhece a existência do seu site. Dito isto, vamos entender um pouco mais sobre o que sua empresa deve fazer para que seu site apareça na plataforma de pesquisa mais utilizada do mundo. 

 

SEO (Otimização para motores de busca) 

 

Estudos comprovam que 75% dos usuários não partem para a segunda página de pesquisa do Google. Assustador! Mas encorajador se você pensar em usar esta informação a favor do crescimento de seu site, não é mesmo? 

Pois bem, dentro desta importante primeira página só aparecem os sites mais bem colocados de acordo com as regras do Google, ou seja, os mais completos em informações. Logo, normalmente nos primeiros links o usuário já encontra o que estava procurando. 

O grande segredo das buscas orgânicas está numa boa indexação do SEO do site e com ele, este tem a possibilidade de estar entre os melhores linkados e assim, ser melhor ranqueado.  

Sendo assim, entenda o que significa a sigla SEO:  

Search Engine Optimization significa otimização para mecanismos de buscas. Ou seja, se você souber otimizar o conteúdo inserido em seu site, facilmente você será reconhecido pelo Google como um site que entrega valor ao usuário, que seria o mesmo que, entregar a resposta da pergunta que lhe foi feita. 

A estratégia de ranqueamento por meio do SEO se baseia em pesquisas de palavras chaves selecionadas de acordo com o conteúdo do site, ou sobre o assunto que você deseja tráfego, de forma que o site fique melhor posicionado nos resultados orgânicos. 

Tudo se baseia na escolha da palavra certa e como posicioná-la, diversas vezes dentro de um único conteúdo. 

 

Link Building 

 

Link Building é uma das mais importantes estratégias dentro do SEO.  O objetivo é construir links externos que apontam para determinado site, com a finalidade de influenciar e melhorar a popularidade dele nos mecanismos de busca, além de gerar tráfego. 

Quando você constrói uma rede de links para o seu site, o Google entende que você é uma referência no assunto e merece estar entre os primeiros a informar.  

Ou seja, a sua empresa pode fazer parcerias com outras, a fim de que elas mencionem em seus conteúdos os assuntos inseridos no seu site, isso é link building 

O importante é citar outros sites no seu conteúdo e ser citado em sites externos. Quando se tratar de linkagem interna, basta que você direcione a um novo conteúdo, link para um conteúdo já existente. Mas, eles precisam ter conexão! Não terá eficácia se você estiver falando de bolo de chocolate e linkar um assunto referente a venda de geladeiras, por exemplo. Fique atento a isso e boa sorte! 

 

 

Google Search Console 

 

O Google Search Console é uma ferramenta gratuita disponibilizada pelo Google que permite que você tenha acesso a um relatório do seu site, que serve para identificar os dados que estão estruturados, e que o Google consegue identificar em sua página para entender e adicionar rich snippets, que é o mesmo que resultados de busca com informações otimizadas para deixá-los atrativos. 

A ideia é gerar insights de melhorias para o seu site e somadas a outras estratégias, o Google Search Console é de grande valia. 

 

 

Sitemap 

 

Traduzindo para o português, sitemap é o mesmo que mapa do site. Com ele, você indica para os robôs do Google e de outros buscadores quais são as páginas que deseja indexar e armazenar nos servidores. 

Esta indicação é feita através de algumas ferramentas de pluggin como o Yoast SEO,  Better WordPress Google XML Sitemaps, entre outros. 

É importante que tenha em seu servidor, o mapa do que você deseja indexar, ou seja, a URL da página destino, seja um blog, página de contato, etc. 

 

Redes sociais 

 

As redes sociais tem um grande papel na divulgação de sites, uma vez que, com publicações direcionadas, você estará apto a indexar os links desejados em tais publicações, fazendo com que o usuário tenha acesso a sua publicação e ainda possa saber mais sobre o assunto sendo direcionado para o seu site.  

O que é indicado também, neste caso, é inserir o link de seu site na biografia de suas redes sociais. Deixar o link de fácil acesso dos usuários, tornam o caminho mais fácil para conversão. 

 

 

Site responsivo 

 

Muitas vezes o usuário entra em um determinado site e ao se deparar com algo totalmente desconfigurado, que não permite a navegação simples e fácil no site, ele decide voltar às buscas para ter acesso a outra opção.  

Provavelmente, o site não era responsivo e quando o Google analisar que o usuário entrou e saiu do site em segundos, e esta ação, acredite, se repetirá por muitos usuários, ele automaticamente entenderá que o site não está 100% e não é aceito aos visitantes do Google, logo, ele considerará que o seu site não está apto a receber visitas e te colocará nos últimos links da página, ou até mesmo fora da tão cobiçada primeira página. 

 

 

Conclusão 

 

Otimizar um site é fundamental para alcançar notoriedade e alcançar certos objetivos, como os de venda, por exemplo. Afinal, com mais usuários trafegando em seu site, a possibilidade de atingir o seu público alvo e possivelmente um potencial cliente (ou seja, aquele que demonstrou algum interesse por determinado produto/serviço), é maior comparado a não tomar nenhuma atitude frente ao marketing digital.  

Ao seguir as dicas mencionadas neste artigo, tenha certeza de que o seu site será mais acessado e consequentemente mais bem visto pelos robôs de pesquisa do Google.  

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Inovação Marketing Tecnologia
Foto perfil Bruna Marques Escrito por Bruna Marques
13/05/2020

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