Planejamento de marketing: entenda como fazer e baixe o modelo digital agora mesmo! - Mangu Brand
 
 

Vamos conversar sobre o seu projeto? SOLICITAR UM ORÇAMENTO

Vamos conversar sobre o seu projeto? SOLICITAR UM ORÇAMENTO

 

Uma das grandes dificuldades enfrentadas por diversos gestores e empresas, no geral, é o fato de organizar ideias na mente, mas não conseguir passá-las para o Word, Excel, enfim, transcrevê-las para o papel.

O funil de vendas está claro, o serviço que oferecem também, mas no ato de organizar os pensamentos e o que farão com eles, a estratégia em si, parece um bicho de sete cabeças.

Por este motivo, na pauta de hoje vamos te ajudar a entender o que é um planejamento de marketing, como ele pode auxiliar em sua rotina de trabalho e como elaborá-lo. Vamos nessa?

 

O que é um planejamento de marketing?

 

Já não é mais diferencial uma empresa querer alcançar certo objetivo e para isto, ela optar pelo planejamento de marketing ou, para alguns, planejamento de marketing digital. 

Hoje em dia, o marketing é essencial para todos os nichos do mercado. E ainda, se tornou imprescindível para o departamento de vendas, não somente como um suporte, mas como um dos maiores responsáveis pelas conversões, de fato. O que antes era um tabu e algo considerado como gasto, hoje é rotina e investimento. 

Para esclarecermos, planejamento de marketing é tudo aquilo que nos ajuda a criar e guiar ações que faremos para atingirmos determinado objetivo, seja vender ou anunciar um novo produto, lançar uma marca, entre outros.

Em outras palavras, todas as empresas que buscam o crescimento no mercado, investem no marketing digital de forma que planejam ações e medidas que façam com que o negócio expanda. Para tanto, esta estratégia começará a partir de um plano de marketing, com base em todas as ações que o time destinado irá realizar.

 

 

Como elaborar um planejamento de marketing?

 

Para elaborar um planejamento de marketing efetivo, a primeira dica é que a empresa precisa conhecer do seu mercado: os serviços que oferecem, o impacto sobre os consumidores e público alvo.

É importante destacar que a empresa precisará estar a par das tendências do mercado, a fim de que suas estratégias dentro do planejamento, leve a empresa a diante, ou seja, conhecendo o futuro a empresa poderá ter uma visão de que papel exercerá nele.

Outra informação de grande valia é que o planejamento fornecerá para a empresa um caminho de posicionamento da marca, afinal, ao elaborar um planejamento de marketing, a marca de sua empresa deverá estar em conformidade com a essência da empresa: missão, visão e valores.

Indicamos que para esta tarefa seja direcionado um profissional qualificado, que possa auxiliar na criação das metas, mas também acompanhar se tudo está saindo conforme planejado e ainda, prever e corrigir possíveis instáveis que poderão acontecer.

Não se esqueça de criar um banco de dados onde todos possam acompanhar o que deu certo e o que deu errado, como uma espécie de dossiê para futuros planejamentos.

A seguir compartilharemos etapas que são essenciais dentro de um planejamento de marketing, afinal, não há uma receita específica como um passo a passo, cada empresa tem o seu mercado e seus objetivos a serem atingidos. Acompanhe conosco:

1. Planejamento: 

O primeiro passo a ser dado para a construção do plano de marketing é o planejamento. Por meio dele que você começará a traçar o caminho a ser percorrido, o que precisará ser feito, quanto tempo terão para cada tarefa, e qual será o objetivo final. 

A falta de planejamento neste primeiro momento pode prejudicar – e muito – o plano de marketing, uma vez que se a equipe não tiver a ideia clara do que precisa ser feito, ficará impossível de se fazer algo, de fato.

2. Analise o nicho do qual sua empresa faz parte

Se você está pensando em concorrente, você está certo! Nesta etapa é interessante que a empresa e sua equipe conheça tudo que está a sua volta, fatores internos e externos, principalmente as ações dos concorrentes.

 

 

Com esta análise será possível mensurar frutos de curto e longo prazo. 

Para analisar a equipe precisará dividir o segmento em micro e macroambiente. Isto quer dizer que serão observados fatores que estão ao alcance e poder da empresa, como treinamento de equipe, fornecedores, público alvo, e os que são de total poder externo, como tendências, concorrentes, retorno do mercado, etc.

Basicamente, fatores micro refere-se a tudo aquilo que esteja voltado para o funcionamento da empresa. Já o macro difere-se por serem fatores não controláveis, como por exemplo política, economia e cultura.

Ter conhecimento de como o nicho de mercado de sua empresa atua, facilita a tomada de decisão por melhores ações a serem desenvolvidas dentro do plano de marketing. 

3. Defina o seu público alvo

Na terceira etapa temos o público alvo, um dos itens mais importantes dentro de um planejamento de ação de marketing.

Tenha em mente que todo este planejamento tem um único objetivo: atingir o público alvo.

Nada mais justo que para uma etapa tão importante, seja direcionado um estudo e acompanhamento mais acirrado perante as outras tarefas. 

Para a definição de público alvo a empresa precisará se concentrar em necessidade versus produto/serviço oferecido. Bem como fatores de gênero, idade, preferências, fatores demográficos, entre outros.

O que importa nesta etapa é conversar com quem irá adquirir o que sua empresa está disposta a oferecer.

 

 

4. Defina as estratégias a serem tomadas

Estabeleça qual o objetivo deste planejamento. A grande pergunta é: O que a empresa quer alcançar?

Lembra que mais acima falamos sobre conhecer o nicho e as tendências de mercado? Aqui nesta etapa esta informação será útil pelo fato de que se conhecermos com quem e o que estamos lidando, fica mais fácil de termos investimentos que de fato nos trarão resultado. Quando chegamos na etapa onde as estratégias serão definidas precisamos ter a certeza de que as ações que tomaremos frente a elas, não nos dará um significativo prejuízo.

Quando conhecemos do mercado e suas nuances, não tomamos decisões desproporcionais à realidade da empresa.

5. Estabeleça o cronograma para a execução das tarefas do planejamento de marketing

Sabendo o que será feito ficará mais fácil de agendar quando será feito. 

O cronograma de atividades será de extrema importância para fazer o acompanhamento versus execução do plano definido da etapa anterior a esta. E ainda, o monitoramento poderá auxiliar no levantamento de resultados e avaliações do plano até este momento. 

Para fecharmos esta etapa, o cronograma servirá como uma agenda dizendo o que precisa ser feito e quando será feito, respeitando o timing indicado para a realização de cada tarefa.

6. Monitore o seu cliente

Com todas as ações agendadas e sendo monitoradas por um especialista de marketing, vamos aos resultados e monitoramento do cliente.

Mas já? Sim, porque não?

Se pararmos para pensar no esforço que nos proporcionamos a ter em todos os projetos que participamos, sejam eles planejamentos, eventos ou de qualquer outra natureza, com toda certeza gostaríamos de saber, no final, se tudo que fizemos deu resultado, não é mesmo?

E que gestores seríamos se não acompanhássemos esta última etapa de perto a fim de não só colher os bons frutos do planejamento, mas sim de ficarmos atentos quanto a satisfação positiva ou negativa do cliente, certo?

Certamente os que acompanham as etapas do início ao fim são capazes de aproveitar o que há de melhor dentro de um plano de marketing: o início, o meio e o fim.

Enxergar e saber se o seu consumidor reagiu bem ou mal às suas propostas é a forma mais indicada de melhoria de ação e/ou fidelização de clientes. Mais importante que isto é um aprendizado para os próximos planejamentos de marketing que estarão por vir.

 

Como colocar o plano de marketing em prática?

 


Agora que você já sabe o que é um plano de marketing e quais etapas deverá seguir para implementá-lo em sua empresa, vamos às dicas sobre o que deverá ser feito para que o planejamento saia do papel. 

  • Planejamento estratégico de onde está e onde quer chegar. Tendo isto estruturado você terá mais autonomia para tomar decisões que façam parte do seu escopo para chegar no local desejado.
  • Análise do financeiro referente às funções designadas e valores investidos para torná-las reais. 
  • Trace uma estratégia de comunicação com o cliente, seja uma automação de mensageria ou contato via site ou rede social. É importante que depois que o cliente for conquistado pela sua forma de contato com ele, você mantenha isto através de ações de marketing.
  • Fique atento aos pontos fracos, afinal, é normal e comum que dentro do público segmentado em uma ação, a empresa não consiga agradá-lo 100%. Identificar tais deficiências possibilitará à empresa que melhore o que está sendo oferecido e ofereça um atendimento ao consumidor da melhor maneira possível.
  • Trate os colaboradores envolvidos no projeto como se fossem clientes, pois quando insatisfeitos eles podem ter seus empenhos diminuídos e se sentirem desgostosos por fazerem parte deste determinado projeto. Entender a importância do colaborador é de rico conhecimento e possibilita que nossos consumidores fiquem contentes com o que está sendo ofertado. 
  • Estabeleça uma régua de ações para tratar com clientes insatisfeitos. Eles poderão se tornar o seu cliente mais fidelizado, acredite.

 

Qual a importância do planejamento de marketing?

 

Visto que o planejamento de marketing traz benefícios em médio e longo prazo, sua importância está inteiramente ligada à cronograma, etapas e objetivo. 

Estabelecer prioridades e entender onde é preciso investir em recursos é fundamental para o sucesso de qualquer empresa. 

O plano de marketing é um documento que proporciona que tais ideias e projeções sejam compartilhadas em grupos a fim de criar projetos e decidir, juntos, qual caminho a empresa irá tomar.

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Inovação Mercado
Foto perfil Bruna Marques Escrito por Bruna Marques
10/03/2020
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