Por que sua empresa deve ter um site? - Mangu Brand
 
 

Vamos conversar sobre o seu projeto? SOLICITAR UM ORÇAMENTO

Vamos conversar sobre o seu projeto? SOLICITAR UM ORÇAMENTO

 

Embora a pergunta do título seja simples e aparentemente óbvia, ainda existem muitas empresas que se perguntam sobre ter ou não um site e por quê…  

Na pauta de hoje iremos salientar benefícios na criação de um site profissional, bem como enaltecer a importância de estar presente nos canais digitais, principalmente levando informação sobre sua empresa e seus produtos e serviços, através de um endereço digital. 

 

Quais são os benefícios de se ter um site institucional? 

 

De acordo com um estudo realizado pela Onu, atualmente temos 4,1 bilhões de pessoas que utilizam a rede mundial de internet. O número de usuários corresponde a 53,6% da população de todos o mundo, isso quer dizer que, estatisticamente, seu potencial cliente está na internet. 

E isso tende a aumentar uma vez que cada dia mais estamos nos atualizando e nos conectando a novas tecnologias. 

Partindo deste princípio, que sentido faria você ter uma empresa e não alcançar o seu público alvo? Nenhum sentido, não é mesmo? 

E quando falamos em site, ele não se faz apenas necessário para empresas que desejam vender algo pela internet, mas sim pelo seu posicionamento digital, afinal as pessoas buscam informações sobre inúmeras questões no Google, inclusive a missão de sua empresa, período de horas em que ela funciona, telefone, etc 

Um site, por mais básico que seja, tem o poder de levar a mais simples informação ao usuário, seja ela de caráter comercial ou não. 

Dito isto, vamos aos benefícios, por itens: 

 

1. Credibilidade com o público alvo 

 

Ter presença digital te faz criar um vínculo com o público alvo gerando credibilidade para o relacionamento de ambos.  

Quando uma empresa cria um site, ela passa ao usuário um sentimento de confiança com relação a sua intenção de manter um relacionamento com ele no ambiente digital e não apenas no momento de uma compra ou contato físico e telefônico, por exemplo.  

Além do mais, toda empresa que investe em sua imagem digital, passa ainda mais uma imagem profissional aos seus clientes, uma vez que o endereço na web oferece informações relevantes sobre a empresa. 

É importante ressaltar que a credibilidade de uma empresa é construída por diversos pontos, seja pela atribuição da importância que os clientes têm para a empresa ou até mesmo pelos compartilhamentos que você mantém com sua base de clientes. 

 

2. Fortalecimento da marca e da empresa 

 

Seu site funcionará como uma espécie de vitrine, onde você irá compartilhar informações relevantes de sua empresa e eventualmente, vender produtos e serviços através dele.  

Pensando nisso, um site associado a campanhas de marketing digital certamente irá oferecer uma melhor exposição da sua marca, bem como um maior relacionamento com os clientes que se identificam com sua mensagem. 

Será um local livre para que suas ideias sejam planejadas e colocadas em ação, não tem dependência de loja física/empresa aberta ou fechada, diminui a necessidade de atendimento ao telefone… ou seja, a exposição da sua marca será 24h por dia, a semana toda. 

A forma como sua empresa irá se posicionar com tanta exposição falará muito sobre ela, inclusive negativamente, mas isso é um assunto para outra pauta… ou, entre em contato se for o caso. 

 

3. Conquista de novos clientes 

 

Quando criamos uma empresa, naturalmente temos em mente o tipo de público que irá se beneficiar por algo que ofereçamos… na maioria das vezes, este estudo acontece e então temos de fato o perfil de cliente que devemos ‘atacar’.  

Resumindo, ter um público alvo estabelecido nos permite conhecer a “dor” do nosso cliente e como nós podemos ajudá-lo de alguma forma por meio dos nossos produtos e serviços. 

A partir disto, as comunicações e estratégias de marketing são totalmente direcionadas a este público, para que possamos alcançá-lo de alguma forma, onde quer que ele esteja. 

Porém, mesmo que haja campanhas online, rede social, etc., às vezes não alcançamos nem metade da porcentagem do nosso público alvo, e isto se deve a muitas razões de segmentação e direcionamento por exemplo.  

Isto porque grande parte dos nossos clientes, chegarão até nós por meio da própria necessidade deles mesmos. Ou seja, tenho um problema e preciso resolver isto. Vou atrás de informações que possam me ajudar nesta parte e então, por meio de diversas estratégias de marketing que sua empresa criou, eu, como cliente, encontro as informações das quais eu estava procurando. 

Então há duas formas de conseguir leads (potenciais clientes) e clientes neste contexto, quando criamos estratégias direcionadas para tanto, ou quando eles mesmos nos encontram por meio de seus próprios meios. 

O importante e imprescindível é que você esteja lá quando o cliente te procurar! Isso é dar margem para conquistar novos clientes. 

 

4. Relacionamento com clientes 

 

O fato de um site possuir canais de comunicação, além do leque de informações da empresa, é algo visto positivamente pelos clientes, uma vez que se sentem seguros em saber que no site de seu ‘fornecedor’, digamos assim, ele poderá entrar em contato seja via chat, WhatsApp, formulário de contato e, efetivamente ser atendido de maneira eficaz e competente.  

O site não existe somente para a disseminação de informações, mas também para manter o relacionamento entre cliente e empresa aquecidos. 

Bem como e maiormente, as redes sociais, que também podem ser divulgadas através do site. 

 

5. Crescimento de conversões 

 

Se você ainda não está familiarizado com o termo ‘conversões’, saiba que se trata de vendas, de modo geral. 

Voltando no primeiro benefício de se ter um site, onde falamos sobre a credibilidade, é natural que a partir do momento em que a empresa reserva um tempo e investe na divulgação de suas informações, ou produtos e serviços, sua credibilidade aumente, possibilitando novos interesses e posteriormente, compras. 

Quando a empresa decide divulgar algum tipo de informação sobre o que ela oferece, ela passa a alcançar clientes diferenciados, fazendo com que as vendas aumentem. 

Portanto, para fecharmos a questão dos benefícios em se criar um site profissional para sua empresa, saiba que toda a atenção que você dará neste projeto, poderá consequentemente, lhe trazer leads, um maior alcance de sua marca, credibilidade associada a identidade de sua empresa, clientes, e assim por diante… 

 

 

Quais são os tipos de sites? 

 

É importante que saiba que no momento da contratação de um profissional qualificado para a criação do site de sua empresa, será necessário realizar uma coleta de dados (briefing) do que sua empresa é, o que ela faz, o que ela oferece, enfim, muitas questões serão levantadas para que se crie um site personalizado para sua empresa. Isso é muito importante. 

Imagine que você queira somente um site institucional para apresentar sua empresa, por exemplo, e o web designer cria um e-commerce, não faz sentido não é mesmo? Por isso essas informações iniciais são tão importantes. 

Então acompanhe abaixo os tipos de site e converse com seu pessoal. 

 

Site institucional (com ou sem blog) 

 

O site institucional é aquele mais simples, carregado de informações da empresa como missão, visão, valores, onde a empresa fica, o que faz e quais clientes atendem. 

Ele pode ser algo grandioso (dependendo do que espera e deseja mostrar ao público), oferecendo uma experiência legal e assertiva, ser em vários idiomas, ter um catálogo de produtos, enfim, são várias as possibilidades e categorias. 

Mas caso o objetivo de sua empresa seja somente se apresentar e não mostrar muito do que possui, também é possível nesta modalidade. 

 

Site one page 

 

O site one page é aquele que tem toda e qualquer informação em uma única página. Você clica no menu, normalmente configurado no canto direito, e ao clicar nos botões de acesso, ele desce até a sessão que está buscando. 

Ele é dinâmico, minimalista e indicado para públicos mais jovens e práticos, bem como empresas que ofereçam um único tipo de produto ou serviço. 

 

E-commerce 

 

O e-commerce, mais conhecido como site de vendas, é aquele site que é acoplado com gateways de pagamento para vendas online, como por exemplo Pag Seguro, Mercado Pago, etc. 

Ele é indicado para empresas que vendem produtos na internet, como o Magazine Luiza.  

 

Site responsivo ou mobile? 

 

É importante ressaltar que independentemente do tipo de site que sua empresa irá utilizar, todas as categorias devem ser responsivas e não somente mobile. 

Resumindo, um site mobile é aquele que é adaptado para o acesso de X equipamentos, apenas. 

Já o site responsivo se adapta a qualquer tela da qual o usuário esteja acessando o site, tablet, celular ou notebook.  

Para saber mais sobre site responsivo, acesse nossa pauta sobre isso, clicando aqui. 

Por hoje ficamos por aqui e desejamos que este conteúdo tenha esclarecido as suas dúvidas, bem como ter dado o norte sobre o que fazer com relação a divulgação online de sua empresa. Abraços e até a próxima! 

Compartilhe:
Branding Marketing Tecnologia
Foto perfil Bruna Marques Escrito por Bruna Marques
03/06/2020
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

 

 

CONSULTORIA GRATUITA

Vamos definir juntos a melhor estratégia para o seu negócio. Agende um horário para falar com um de nossos especialistas!

Mangu Brand – Design de Identidade © Todos os direitos reservados.