Produtividade: 5 dicas para seu dia render mais - Mangu Brand
 
 

Vamos conversar sobre o seu projeto? SOLICITAR UM ORÇAMENTO

Vamos conversar sobre o seu projeto? SOLICITAR UM ORÇAMENTO

 

A produtividade é sempre um assunto muito falado dentro de empresas e entre profissionais de qualquer área.

Principalmente nos tempos em que vivemos, nos quais nossas rotinas estão sendo dentro de nossas casas, todos nós temos procurado diferentes estratégias, ferramentas e modos para aumentar a produtividade de nosso dia a dia.

Você é uma dessas pessoas que quer saber como aproveitar melhor o seu dia e render mais? Então o conteúdo de hoje foi feito especialmente para você.

Já abra seu bloco de notas e venha com a gente descobrir como ser mais eficiente em sua rotina. Vamos para as dicas que separamos.

 

#1 · Sua produtividade começa pelo básico: um bom sono

 

Tente se lembrar daquela noite em que você não dormiu nada. Como foi que se sentiu no dia seguinte, enquanto trabalhava? Podemos apostar que não foi um dia nem um pouco produtivo.

Isso porque para sermos produtivos, um dos principais ingredientes especiais nesta receita é energia. E, bem, sem uma noite bem dormida, você pode ter certeza que seu dia não sairá como você quer.

De acordo com um estudo feito com 1600 pessoas pelo Instituto do Sono, a rotina de home office atrapalhou e muito a rotina de sono dos participantes.

Das pessoas que participaram, 66,8% disse que está com dificuldades de dormir e 61,6% começaram a ir dormir mais tarde. Por isso, tentar criar uma rotina de descanso regrada é importante para que seu trabalho ou seus afazeres no geral.

 

#2 · Focar é a chave para o sucesso da produtividade

 

Muitas vezes, as pessoas acabam achando que ser produtivo é realizar muitas tarefas, às vezes até ao mesmo tempo. Mas não é bem assim. Focar na tarefa que você está fazendo é, na verdade, o segredo real para o sucesso de uma rotina eficiente.

Isso porque ao você fazer multitarefas, você está dividindo sua atenção em muitas coisas ao mesmo tempo, o que acaba diminuindo sua eficiência. Não estamos dizendo que isso é impossível, afinal existem muitas pessoas que conseguem dar atenção a muitas coisas ao mesmo tempo, mas isso, definitivamente, não é para todos.

O problema é que focar não é uma tarefa, assim, tão fácil, não é mesmo? Mas a tecnologia pode te ajudar bastante com isso. Existem aplicativos ótimos, como os que usam a técnica pomodoro, Focus Booster, RescueTime, Forest, e por aí vai, que vão te dar total apoio nessa jornada.

Para entender um pouco mais como você pode desenvolver um melhor foco, assista ao vídeo do canal Metaforando que separamos para você.

 

#3 · Ser perfeccionista nem sempre é algo tão positivo

 

Acredite, eu — o escritor desse artigo — tenho um grande problema com esse tópico. Sempre acho que todas as minhas tarefas precisam ser feitas com excelência, e se algo não sai como quero, não fico tão feliz comigo mesmo ou com meus resultados.

Mas isso, muitas vezes, faz com que eu demore demais em minhas tarefas. Sim, é ótimo procurar a excelência no que você faz, mas deixe a necessidade de perfeccionismo de lado e você verá como sua produtividade aumentará e muito.

Vai por mim… Eu sei bem.

 

#4 · Uma rotina bem definida é sua melhor amiga

 

A questão aqui não é fazer todos os dias exatamente as mesmas coisas, nos mínimos detalhes, mas sim manter uma rotina bem estabelecida e determinada.

Comece seu dia cedo, tome seu café da manhã, arrume seu lugar de trabalho, deixe seu celular no modo avião ou no “Não Perturbe”, foque totalmente ao entrar no horário de trabalho, dê pausas para descansar, almoce… Essas são coisas simples que você pode definir em seu dia para que uma rotina sólida seja criada.

Fazer uma lista de afazeres, de objetivos para aquele dia, também é mais do que bem-vindo. Isso vai te ajudar a ter um foco muito melhor no que você precisa, quer e deve fazer.

 

#5 · Gerenciar seu tempo é o caminho pra produtividade

 

Entender quais são suas prioridades é só a ponta do iceberg para ser mais produtivo.

Uma coisa que vai, realmente, ajudar sua vida profissional e pessoal é entender e tentar administrar melhor o seu tempo.

Para fazer isso, é importante não se basear em como os outros fazem suas tarefas. Entenda seu próprio ritmo e respeite isso. Esse é o verdadeiro começo de sua longa amizade com o tempo.

Ao aprender a lidar melhor com a velocidade que você faz suas atividades, comece a pensar quanto tempo levará para cada uma delas. Esse tempo definido não deve ser algo imutável. Ele precisa ser flexível para que não venha a te pressionar de algum modo.

Defina um tempo para fazer uma tarefa e tente ao máximo respeitá-lo. Caso passar dele, entenda a que pé está com sua atividade e reajuste esse tempo. Tudo respeitando seus limites e a complexidade de sua tarefa.

Quer entender mais como ter um ótimo gerenciamento de tempo? Assista a essa videoaula do canal Tamo Junto.

 

Ser produtivo não deve ser algo amargurante. Precisa ser algo que, no final do dia, te ofereça um sentimento de orgulho, de triunfo.

Durante a pandemia, muitas vezes a ideia de ser produtivo todos os dias, o tempo inteiro, foi difundida de um modo errôneo, fazendo com que muitos de nós nos sentíssemos mal por não estarmos fazendo alguma coisa enquanto estávamos trancados dentro de casa.

Por isso, é importante que você lembre que produtividade não significa fazer muitas coisas, se entupir de tarefas ou ficar exausto no final do dia, mas sim fazer tudo o que você precisa e quer com qualidade, equilíbrio e respeito próprio.

Compartilhe:
Mercado
Foto perfil Alex Canpe Escrito por Alex Canpe
30/08/2021
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

 

 

CONSULTORIA GRATUITA

Vamos definir juntos a melhor estratégia para o seu negócio. Agende um horário para falar com um de nossos especialistas!

Mangu Brand – Design de Identidade © Todos os direitos reservados.