Como reduzir custos e continuar tendo resultados com o marketing de conteúdo? - Mangu Brand
 
 

Vamos conversar sobre o seu projeto? SOLICITAR UM ORÇAMENTO

Vamos conversar sobre o seu projeto? SOLICITAR UM ORÇAMENTO

 

Existem alguns momentos na vida do empreendedor em que ele se vê cortando possíveis gastos a fim de melhorar outro ponto, avaliado por ele, sendo mais importante. Nessas situações é muito comum que as empresas cortem investimentos no marketing, aquele departamento que é utilizado justamente para otimizar recursos e gerar resultados financeiros através de campanhas e estratégias de comunicação. 

Em tempos de crise a situação piora, pois reduzir já não é mais uma alternativa, mas sim, cortar de vez as ações de marketing, quando se imagina que marketing seria um gasto e não um investimento. 

Porém, é totalmente normal que episódios como este aconteçam e que de fato o empreendedor precise tomar decisões drásticas quanto a custos, ou seja, por mais que não seja indicado que campanhas sejam paralisadas e o marketing fique em segundo plano, é algo que pode acontecer e não vamos dizer que é o fim do mundo. 

Muito pelo contrário, iremos compartilhar com você neste artigo, formas de reduzir custos e ainda assim, continuar tendo resultados com marketing de conteúdo. Confira os tópicos a seguir! 

 

 

Qual o papel do marketing nas empresas?  

 

O marketing não se resume somente a publicidade. Trabalhar com ações de marketing requer realização de pesquisas, desenvolvimento de produtos e serviços, segmentação de mercado, identidade visual, gerar engajamento e relacionamento, educar consumidores, entre outras tarefas. 

Sendo assim, o marketing conduz a empresa ao longo de sua trajetória no mercado. É por este motivo que o corte deste tipo de verba não seria o mais indicado em momentos de crise. 

Todavia, o marketing em si é completo em suas ações. Nós temos o marketing digital, marketing de conteúdo, marketing de relacionamento, publicidade, social media e algumas outras estratégias que englobam o marketing em si. O que queremos dizer com isto é que em pelo menos uma dessas estratégias, você conseguirá investir menos e ainda assim gerar bons resultados, conheça o marketing de conteúdo.  

 

O marketing de conteúdo e a redução no custo de campanhas 

 

Usamos o marketing de conteúdo para educar o mercado e, em muitas vezes, gerar campanhas ricas em informações para venda de algum produto/serviço específico. Através dele nós compartilhamos materiais gratuitos em blogs, redes sociais, sites, etc.  

Do ponto de vista técnico, como o marketing de conteúdo é feito totalmente de forma online, os recursos utilizados no passado para que seu vendedor, por exemplo, prospectasse clientes através de ligações, reuniões, etc, agora não será mais necessário uma vez que você otimizará este processo através de outras estratégias, porém agora, de maneira digital. 

Desta forma, além de não gerar esforços com o time de vendas, você também economiza utilizando as campanhas no digital: no site, nas redes sociais e no Google, através da estratégia de SEO*. 

*Search Engine Optimization é um conjunto de técnicas que proporciona que sua página (site) apareça nos primeiros resultados de mecanismos de busca online, como o Google. As principais ações que fazem parte de uma estratégia de SEO são: criação de conteúdo, SEO onpage, construção de autoridade e experiência do usuário. 

Com a estratégia de SEO o seu time de marketing poderá otimizar os conteúdos publicados em seu site e isso fará com que ele seja bem visto, por assim dizer, pelos mecanismos de busca como o Google, fazendo de forma gratuita, que mais leads* tenham acesso às suas informações e possam efetivamente adquirir algum produto ou serviço da sua empresa. 

*Os leads são contatos que demonstraram interesse por algum tipo de produto ou serviço. 

 

 

O marketing de conteúdo e a estratégia de Inbound Marketing 

 

Como parte do marketing digital, o marketing de conteúdo tem uma proposta única, que é educar o mercado através de estratégias específicas e com isso, atrair um público qualificado para a empresa, ou seja os potenciais clientes que aparecem, de fato estão interessados nos produtos e serviços da empresa, o que faz com que os esforços para a venda não sejam tão expressivos como em qualquer outra estratégia.  

Desta forma, além da produção de conteúdo relevantes, esta estratégia reúne técnicas de SEO e relacionamento, o que acaba se tornando uma ação mais eficiente e menos invasiva. 

Inbound Marketing como parte deste todo, é uma das principais estratégias que podem diminuir o custo investido em marketing e ter um aumento de resultados financeiros, por exemplo. Por ser um investimento flexível, ela permite uma mensuração rigorosa dos resultados e fortalece a imagem da empresa na internet, o que faz com que suas referências aumentem e seus próprios clientes passem a te indicar com mais frequência, sem ter que pagar nada a mais por isso.  

Assim, concluímos que com estratégias bem específicas e planejadas, é possível sim obter um menor valor sob investimentos de marketing, tendo ainda assim, resultados significativos no financeiro e exposição digital da empresa. 

Acesse o blog post que inserimos abaixo sobre inbound marketing e conheça um pouco mais sobre este universo que, embora novo, já está sendo muito utilizado nas redes sociais. 

 

 

Conclusão 

 

Sabemos que toda forma de divulgar seu negócio requer planejamento e recursos financeiros, mas algumas estratégias são mais caras do que outras…  

Neste sentido, o objetivo desta pauta foi salientar que, por mais que o marketing seja o primeiro a ser cortado do orçamento em um momento de crise, esta decisão não faz sentido, uma vez que estas estratégias são a melhor forma de se conseguir maiores resultados, basta que saibamos otimizar e garantir que uma equipe de qualidade esteja a postos gerando insights e ações que gerem resultados. 

Com o marketing de conteúdo é possível colher os frutos por muito mais tempo e continuar tendo retorno, principalmente se você manter seu conteúdo otimizado (SEO) e atualizado. 

É importante ter sempre em mente que o marketing digital não deve ser intrusivo, não deve interromper o leitor e, especialmente, deve ser interessante para se tornar relevante. 

Produza conteúdo de qualidade e invista nas ferramentas e profissionais certos para vencer esta etapa de redução de custos e tenha o marketing de conteúdo como seu aliado. 

 

 

Compartilhe:
Inovação Marketing
Foto perfil Bruna Marques Escrito por Bruna Marques
26/08/2020
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

 

 

CONSULTORIA GRATUITA

Vamos definir juntos a melhor estratégia para o seu negócio. Agende um horário para falar com um de nossos especialistas!

Mangu Brand – Design de Identidade © Todos os direitos reservados.