Como criar logotipo: Veja tudo que precisa saber

Como criar logotipo: Veja tudo que precisa saber

Sabemos que este assunto é algo que gera dúvidas. Isto porque não se sabe ao certo quanto custa contratar a criação de um logotipo e uma identidade visual profissionais e, por desconhecimento dessa informação, acaba que esta incógnita afaste muitas pessoas de seu desejo de criar uma marca, fazendo com que ela opte pelo “mais barato” ou sem custo algum, que são os logos criados por não profissionais e os logos criados de forma gratuitas em sites desta natureza. 

Pensando nisso, decidimos te contar o que é necessário para você criar o seu logotipo e ainda, vamos te responder quanto custa, em média, contratar este serviço que é tão importante para a comunicação da empresa com o mercado. Acompanhe. 

 

 

Qual a importância de um logo para minha empresa? 

 

Conforme comentamos no primeiro parágrafo, é uma prática comum e nociva, que empresas optem pelo baixo investimento na criação da identidade visual no primeiro ano de vida da organização. Isso pode fazer com que os primeiros clientes ou possíveis clientes, os leads, cheguem até a empresa por meio de materiais que não transmitem a seriedade, o profissionalismo, o compromisso e a credibilidade que a marca realmente deseja transmitir. 

Com isso, o logotipo será uma espécie de assinatura da empresa no mercado, ou seja, é a partir desse símbolo que a empresa será reconhecida pelo público e também seus concorrentes, torna-se uma etapa de suma importância na criação de uma empresa em si.  

Por isso, não se preocupar em investir na sua criação pode se tornar algo trabalhoso, uma vez que o seu papel é fazer com que a marca seja constantemente lembrada.  

Ou seja, não investir tempo na criação de um logo e sua identidade visual pode custar um preço ainda mais alto. Afinal, deixar a sua marca cair no esquecimento não é o objetivo de nenhuma empresa recém criada. 

 

Como criar um logotipo? 

 

Um logotipo é um conjunto formado por letras desenhadas de modo personalizado, para que se torne um símbolo único. Essa peça de design identifica ou representa e diferencia uma empresa de seus concorrentes. Está tudo relacionado com identificação. 

Veja exemplo de um logotipo abaixo: 


Partindo disso, é correto afirmar que não existe uma receita de bolo para a criação de um logotipo. Tudo parte da história e essência
 da empresa, quais serviços ou produtos ela oferece, com quem ela se comunica e o que deseja compartilhar de si com o mundo. Mas, existem algumas dicas que podemos darfrente a esta etapa de criação, confira: 

1. Realize uma pesquisa completa 

É importante que se tenha referências suficientes para a criação de seu logotipo. Que, sobretudo, haja conhecimento do mercado do qual a empresa irá atuar para que o estilo de logotipo acompanhe tal atuação. 

Um exemplo que podemos dar sobre esta indicação é do nosso cliente A&R Instaladora. Por se tratar de uma empresa que oferece serviços relacionados à energia, nós demos vida ao seu logo de modo que ele demonstrasse o ramo da empresa. Confira clicando aqui 

2. Seja simples e direto 

Logotipos cheios de enfeites e cores que não ser relacionam com a identidade da empresa transmitem uma sensação de desorganização. O melhor, neste caso, é passar a mensagem de forma clara e objetiva. A pesquisa irá ajudar também, nesta etapa e, sobretudo, você poderá se espelhar em marcas que admira. 

3. Conheça o seu público alvo 

Conhecer o público que irá se identificar com sua marca é de extrema importância para a escolha de elementos que serão criados no seu logotipo. Afinal, entender o comportamento e os detalhes da sua audiência, o que em marketing chamamos de persona, ajudará no processo de criação e te direcionará a pensar nas melhores cores e formas para o seu logotipo, de modo que já por este símbolo, sua marca seja reconhecida e desejada, como uma espécie de i. 

Esta etapa não pode ser pulada ou excluída. 

4. Saiba quem são e o que fazem seus concorrentes 

Sempre será vital conhecer bem seus concorrentes em qualquer situação. Na criação de um logotipo, se informar sobre este cenário te proporcionará uma visão expandida do que você irá encontrar e enfrentar quando estiver participando deste mesmo mercado.  

Sobretudo, analise os elementos usados nas marcas de seus concorrentes, e crie um logo que faça com que o mesmo se diferencie, chame mais atenção e seja melhor resolvido que os concorrentes. 

5. Utilize um conceito 

Pensar nos conceitos nada mais é do que determinar a mensagem que o seu logo vai passar através de suas formas. Por exemplo, a empresa FedEx, de maneira sucinta, exemplifica o seu serviço de entrega de correspondências e encomendas através de seu logotipo. Veja: 

A seta simboliza rapidez e agilidade nos serviços de entregas da empresa. Com o uso da mesma em seu logotipo, fica claro o conceito da empresa através de sua marca. E isso é sensacional.  

6. Conte com a experiência de profissionais da área 

Por último e mais importante é a assistência que você terá com todos os pontos citados acima ao contratar a criação de logotipo com empresas especializadas do ramo.  

Isso te dará segurança e qualidade neste processo que é tão importante para o sucesso de sua empresa no mercado. 

Caso haja alguma dúvida, entre em contato sem compromisso clicando aqui 

 

 

Afinal, quanto custa uma identidade visual? 

 

Dessa forma, chegamos no momento mais esperado do artigo! Brincadeiras à parte, saiba que, mais que um preço, a criação de uma identidade visual tem um enorme valor para o seu negócio. E isso é algo que deve ser considerado em seus investimentos se tratando da vida útil de sua empresa. 

Sendo assim, uma identidade visual bem elaborada, costuma custar em torno de R$ 1.200,00 se realizadas por designers qualificados. Mas, de qualquer forma, você pode (e deve!) solicitar um orçamento sem compromisso. Faça um orçamento sem compromisso e descubra quanto irá custar a sua! 

Por fim, esperamos que tenha gostado e entendido as explicações e, nos vemos semana que vem! 

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