Você sabe trabalhar com todos os formatos de conteúdo do Instagram? - Mangu Brand
 
 

Vamos conversar sobre o seu projeto? SOLICITAR UM ORÇAMENTO

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Você já deve ter percebido que o Instagram é, atualmente, a rede social mais utilizada pelos usuários e empresas, que enxergam oportunidade em todas as plataformas de compartilhamento de conteúdo. O que pouca gente explora, é que dentro do Instagram podemos fazer muito mais do que somente postar uma foto com legenda. 

No artigo de hoje iremos falar um pouco deste crescimento significativo da popularidade do Instagram e ainda, te contar quais são as formas de conteúdo que você ou sua empresa poderão utilizar para se posicionar e entreter seu público alvo neste gigante da comunicação. Vamos lá? 

 

A era do Instagram no Brasil 

 

Segundo uma publicação feita pela revista Época em janeiro de 2019, 64 milhões de pessoas usavam o Instagram no Brasil no ano de 2018. O país ficava em 3º lugar no ranking mundial da rede social, perdendo apenas para os Estados Unidos, com seus 121 milhões de usuários, e para a Índia, com 71 milhões. 

Esses dados têm crescido cada vez mais, consequentemente, dia após dia temos ainda mais usuários nesta rede social, possibilitando que empresas possam crescer e gerar mais vendas através da comunicação virtual. 

Desta forma, com essa oportunidade de relacionamento e venda entre cliente e empresa e até mesmo fortalecimento de marca, muitas empresas têm procurado se especializar nas diversas formas de comunicação que o Instagram nos possibilita.  

 

 

Porém, não são todos que sabem quais são esses formatos de comunicação e é exatamente isso que iremos te contar a seguir. 

 

Quais são os formatos de conteúdo do Instagram? 

 

Uma das primeiras coisas que, normalmente, as empresas fazem quando começam suas estratégias de marketing digital é criar um site com blog, talvez uma conta no Facebook, etc. Embora o blog seja um dos alicerces da maioria das estratégias de marketing de conteúdo, é importante salientar que ele não é o único. Logo, é sempre recomendado que se considere outros formatos de conteúdo em outras tantas ferramentas de comunicação.  

Veja abaixo alguns formatos de conteúdo que você pode utilizar no Instagram: 

  • Vídeos 

Conforme mencionamos no início do post, não é só de foto e legenda que o Instagram é feito. Já é totalmente possível compartilhar vídeos através da linha do tempo e também do IGTV, onde normalmente são inseridos vídeos de tamanhos expressivos que o feed não suporta. Veja abaixo, em nossa conta do Instagram, compartilhamos um IGTV para compartilhar um conteúdo super importante: 

 
 
 
 
 
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Dentro desta possibilidade de vídeos você poderá: Fazer lives, promover entrevistas, algum conteúdo informativo sobre o que sua empresa oferece, demonstração de algum produto, enfim, são muitas as possibilidades e tudo irá depender de que tipo de negócio é o seu. O importante é explorar. 

Ainda em ‘vídeos’ no Instagram, temos uma novidade que se chama Reels. O Instagram Reels é um recurso da rede social que veio para concorrer diretamente com o TikTok, aplicativo chinês de criação de vídeos com áudios e efeitos como dublagens, estreou no Brasil no último mês e está sendo testada também na França e Alemanha. 

  • Infográficos 

Se você pretende transmitir informações de maneira simples e objetiva, um infográfico pode ser sua melhor escolha. Pode acontecer do post ter uma legenda explicativa, mas seu conteúdo poder ser identificado apenas com uma imagem ilustrativa. Veja exemplo abaixo: 

 
 
 
 
 
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Às vezes, a imagem fala mais que mil palavras e transmite as informações necessárias procuradas pelo leitor. O conteúdo via infográfico é um formato de fácil assimilação 

  • Conteúdo interativo 

Quando falamos em conteúdo interativo nos referimos a postagens que gerem uma interação entre usuário e empresa… veja exemplo abaixo: 

@badallusclub

Esse post foi desenvolvido pela Mangu para a rede social de nosso cliente, o buffet Badallus Club, onde a ideia foi promover a interação entre seguidores e empresa… fazendo com que o usuário comente, marque seus amigos na publicação, etc. 

Este tipo de conteúdo envolve as pessoas por meio da participação ativa. As pessoas interagem respondendo perguntas, escolhendo preferências, adivinhando, votando, entre outras situações. 

  • Imagens 

As tão usadas fotos e ilustrações também são formatos de conteúdo que irão transmitir mensagens importantes. Dentro deste formato também se encaixam os gifs, memes e animações. Abaixo incluímos um exemplo simples, da divulgação de um recente trabalho, confira: 

 
 
 
 
 
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Esses são alguns dos formatos que você pode usar e abusar no Instagram de modo que consiga divulgar a sua empresa e os serviços que ela oferece, mas existem alguns outros… acredite. Descubra quais desses formatos mais se adequam a sua estratégia e se você ainda não tem uma estratégia, conte conosco para te ajudar nesse projeto! Entre em contato e até o próximo post.  

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Foto perfil Bruna Marques Escrito por Bruna Marques
03/11/2020
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