Vamos conversar sobre o seu projeto? SOLICITAR UM ORÇAMENTO

Vamos conversar sobre o seu projeto? SOLICITAR UM ORÇAMENTO

 

Antes de mais nada, saiba que identidade visual é o mesmo que pensar: a empresa quando toma forma, precisa de uma identificação, algo que represente e transpareça seus valores e sua essência. Acima de tudo e algo de extrema importância, é fazer com que sua marca seja reconhecida pelo seu público alvo. 

Sendo assim, ao criarmos uma identidade visual, estamos dando vida ao propósito de sua marca, fazendo com que composições como nome, logotipo e elementos gráficos (cores, tipografia, uso da imagem em uma embalagem, materiais promocionais, etc.) facilitem a identificação e comunicação entre a marca e um grupo X de pessoas. 

A criação e uso da identidade visual vão desde a produção do logotipo até a criação de propaganda, materiais, sites e afins.  

Se ainda surge alguma dúvida, compreendemos totalmente, afinal, é difícil imaginar algo que não dominamos o conhecimento… sendo assim, para te auxiliar, imagine algumas características de amigos ou familiares próximos, do qual te lembram uma determinada pessoa. Por exemplo, “minha amiga não sai de casa sem o uso de delineador nos olhos, isso se tornou sua marca registrada! Toda vez que uso em mim mesma, me lembro dela”, compreende a memória afetiva que você gerou em cima de um comportamento ou característica corriqueira de uma pessoa próxima? 

No mundo corporativo, chamamos isso de identidade visual sobre a marca. E iremos falar bastante sobre ela nesta pauta. Acompanhe conosco. 

 

 

O que é a identidade visual? 

 

Na identidade visual temos a construção de vários elementos gráficos, como já dito anteriormente, responsáveis por tornar real o propósito de uma empresa. 

Não basta somente ter uma marca sem se posicionar. É importante que a empresa se comunique com o público por meio de estratégias que vão levá-la a um reconhecimento e consequentemente, lhe trará sucesso em seu segmento de atuação.  

Uma identidade visual vai muito além de materiais gráficos impressos, como folders, flyers, cartões de visita, etc nela está contida aspectos que sobrepõem a marca através de uma espécie de personalidade da marca, expondo a empresa ao mundo.  

É importante que fique claro que a identidade visual também são os valores e missões de uma empresa, como por exemplo: de que forma ela se posiciona, aonde quer chegar, como se relaciona com os clientes, o que faz para se destacar, entre outros diversos conceitos. A forma de raciocínio mais fácil é pensar na identidade de uma empresa como sua personalidade.  

E no quesito de aspectos estéticos, temos as paletas de cores, tipografias, imagens, grafismosenfim… tudo o que o designer trará para potencializar e reafirmar sua imagem no mercado. 

 

Como a identidade visual auxilia no aumento da sua fatia de mercado? 

 

Falando em mercado, é muito comum que ainda haja dúvidas sobre qual a importância do uso da identidade visual para uma marcaseja no ambiente físico ou digital. Para te explicar melhor qual a necessidade desta tarefa, vamos primeiro falar sobre o título deste assunto: identidade visual pode ajudar sua empresa a aumentar a fatia de mercado. 

Mas como isso acontece? Como posso aumentar minha fatia de mercado com o uso de uma identidade visual preestabelecida, já tendo segmentado um público alvo específico? Consigo alcançar mais pessoas do que o esperado? 

São boas perguntas e, provavelmente, você deve ter se perguntado algumas mais mas a resposta é um tanto simples. Independente da segmentação do seu público, as empresas buscam e estão totalmente aptas a irem atrás do reconhecimento de suas marcas no mercado, para todo e qualquer tipo de público. 

Fato é que toda e qualquer empresa precisa (isto é uma regra!) ter um público alvo segmentado, aquele cliente que você estudou e chegou a conclusão de que ele é o comprador perfeito para o seu produto ou serviço, ele não somente quer o que você oferece, mas sente necessidade em consumir.  

Partindo disto, sabemos e salientamos que uma identidade visual só é criada a partir de um público alvo estabelecido, porém, com a exposição da sua marca na internet, é completamente normal e esperado que sua identidade seja vista e reconhecida por muitas pessoas, inclusive pessoas que não estavam cotadas na sua pesquisa de público alvo, compreende? 

Empresas online no mundo digital estão abertas a todos e por isso, intensificar um bom reconhecimento de sua identidade visual poderá te dar mais visibilidade e engajamento. Talvez a pessoa Y não precise do seu produto, mas goste da forma como se posiciona na internet e recomende a uma pessoa próxima…  

Por mais que sua empresa tenha uma persona preestabelecida, nunca podemos nos fechar a novas pessoas interessadas no nosso produto, isso pode acontecer: o cliente não se enquadrou na minha pesquisa e segmentação de público alvo, mas eventualmente, pela atuação da empresa seja através de mídias on ou offline, surgiu o interesse e a necessidade de adquirir X produto ou serviço da empresa em questão. 

Então o ponto é exatamente este, uma marca bem posicionada com sua identidade visual pode fazer com que sua proporção no mercado aumente, de modo que quem não conhecia o seu produto, passa a conhecer e possivelmente pode se interessar ou ainda, compartilhar com quem ele sabe que pode adquirir. Percebem o poder da exposição?

Outra questão relevante de tratarmos é sobre a identidade visual aplicada na internet. Como mencionamos acima, a sua empresa pode apenas optar pelas mídias offline (impressão e entrega de flyers, banners de anúncio, prospecção, entre outros), mas é impossível, atualmente, negar o poder e a longevidade da internet.  

A internet revolucionou o que conhecíamos apenas para pesquisar, uma coisa ou outra, e hoje podemos fazer tudo ao alcance de um clique, desde criar uma empresa a encontrar um(a) parceiro(a) de vida… realmente tudo muito inovador e que gera muita exposição. 

Pensando nisso, trazemos uma reflexão sobre de que forma as empresas podem reforçar suas identidades visuais na internet de modo que o reconhecimento seja positivo e gradativo, trazendo um maior relacionamento entre cliente e empresa, fazendo com que a empresa fique mais conhecida pelo seu trabalho e aberta a atender novos clientes, enfim, são diversos benefícios que trabalham sua imagem neste meio e fazem com que sua identidade visual se fortaleça e crie autonomia para ir mais longe. 

Pensar como a internet pode aumentar a fatia do seu público pode ser uma tarefa extensa e que gere bastante atenção, mas garantimos que é totalmente ensurdecedor e vitalizante.  

 

 

Qual a diferença entre identidade visual, branding e marca? 

 

É bem comum que haja confusões sobre os termos identidade visual, branding e marca. Pensando nisto, para finalizar a pauta e concretizar o assunto na mente, vamos diferenciar cada termo e enfatizar a importância de uma identidade visual bem posicionada. Vamos lá? 

Como já conhecemos a identidade visual, vamos falar um pouco sobre a marca, ambas são muito confundidas, mas seus conceitos são diferentes. 

 

Logotipo

 

O símbolo de uma empresa, ou também conhecido como logotipo, nada mais é que a imagem que carregará a empresa, veja no exemplo abaixo: 

 

 

O logotipo é uma espécie de representação visual de uma determinada empresa. Ou seja, trata-se da maneira que a empresa encontrou de se expor em um símbolo, mais moderno, mais tradicional, ousado ou conservador, enfim… a escolha diz muito sobre a empresa, veja no exemplo mencionado acima, o logo é moderno e não segue um padrão propriamente estabelecido, é único e chamativo, assim como a proposta de fast food da companhia. 

 

Identidade Visual 

 

A identidade visual vai além do logo, trata-se de um conjunto de elementos visuais que configuram a “cara” da marca, como as cores, tipografia e grafismos característicos. E conforme já dito anteriormente, carrega consigo a essência e o propósito da marca no mercado. 

 

Branding 

 

Já o branding, é tudo aquilo que define uma estratégia para posicionar e criar campanhas que intensifiquem a marca e sua identidade onde a empresa desejar. 

Nas estratégias de branding englobamos não somente a experiência visual, mas também, criamos literalmente os valores e comportamentos de uma marca, como por exemplo: o que ela pensa, o que gosta, etc. 

O branding baseia-se em um processo de desenvolvimento de um projeto onde a criação e os conceitos a respeito da empresa são estabelecidos. É bem parecido com o conceito de identidade visual, que retrata posicionamento. Porém, o branding vai muito além de questões gráficas. 
 
Tenha em mente que, sem o branding não é possível criar uma identidade visual onde aspectos visuais serão criados a partir de uma essência já planejada pelo branding. 
 
E para finalizar, gostaríamos de enfatizar que quando unimos os conceitos de identidade visual, marca e branding, fica muito mais eficaz de inserir e conceituar a empresa no mercado, fazendo com que a mesma gere consumidores fiéis, engajados e promotores de seu produto ou serviço. 
 
Investir em identidade visual passou de luxo a necessidade. Pouco se falava sobre ela quando somente o logotipo era necessário, o nome da empresa. Diante de um mercado atualizado como é o nosso hoje, o mais importante é inovar e se destacar. Conte conosco neste projeto! 

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Branding Design Mercado
Foto perfil Bruna Marques Escrito por Bruna Marques
17/06/2020
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