Arquétipos de marca: o que são?

Arquétipos de marca: o que são?

banner promocional relacionado ao serviço de branding da Mangu

No mundo dos negócios, é comum fazer um paralelo entre marca e um ser humano. Afinal, ambos possuem personalidade, valores, posicionamentos e objetivos. Mas o caminho até se descobrir não é tão simples. É por isso que, para saber o propósito e valores de uma empresa, se basear em arquétipos de marca é uma boa saída.

Se na psicologia Carl Jung considerou arquétipo como “imagens e padrões arcaicos universais que derivam do inconsciente coletivo e são a contraparte psíquica do instinto. Eles herdaram potencialidades que são atualizadas quando entram na consciência como imagens ou se manifestam em comportamento na interação com o mundo exterior”, no branding podemos dizer que arquétipo é o conjunto de características, valores e posicionamento que moldam uma marca.

Os arquétipos de marca

Nos estudos de marketing, existem 12 tipos de arquétipos definidos. Escolher o ideal para a sua marca é essencial para construir uma estratégia e presença assertivas.

O Inocente

Sempre está vibrando boas energias e positividade. Como o nome já induz, se trata de uma personalidade por vezes ingênua, que sempre tenta enxergar o lado bom das coisas e acredita que a simplicidade é a solução para muitos problemas.

O Sábio

O conhecimento existe para ser compartilhado e é nisso que o sábio se propõe a fazer. Ele entende o mundo por meio da informação de qualidade. 

O Herói

Ele está disposto a mudar o mundo e ajudar a solucionar problemas. Coragem, disposição e força fazem parte desse arquétipo.

O Fora da Lei

Rebeldia está no seu DNA. Marcas que possuem esse arquétipo se propõem a quebrar os padrões e estimular caminhos inovadores e disruptivos.

O Explorador

O mundo precisa ser descoberto! E é com essa energia que o explorador propõe ideias inovadoras e está sempre disposto a encontrar novos caminhos.

O Mago

Ele anda de mãos dadas com a criatividade e com a coragem. Sempre munido de boas ideias, esse tipo de arquétipo tem como um dos objetivos transformar.

A Pessoa Comum

Com um comportamento amigável, esse tipo de arquétipo quer se conectar com as pessoas. No seu discurso, mantém um diálogo simples e acessível.

O Amante

Esse arquétipo é uma viagem ao envolvimento. Com um discurso persuasivo, ele quer te colocar na história e busca uma conexão profunda com o consumidor.

O Bobo

Com leveza e espontaneidade, o Bobo busca divertir as pessoas, sempre levando o bom humor e a positividade como caminhos imutáveis. 

O Cuidador

Carinho e generosidade compõem o jeito de ser desse arquétipo, que está sempre disposto a ajudar o outro. 

O Criador

Esse tipo de arquétipo possui um forte senso de criatividade, e está sempre pensando em novas possibilidades para chegar a solução de um problema. 

O Governante

É um arquétipo de liderança. Ele reúne pessoas em torno de um propósito em comum, sempre com elegância e sem perder o envolvimento. 

E qual é a importância?

Se olharmos atentos para cases de sucesso atuais, o que Apple, Nubank, Nike e Natura têm em comum? Elas contam uma história, oferecem um estilo de vida, são humanizadas e se conectam com o cliente. 

Por isso, conhecer a sua marca é tão importante. 

Definir qual ou quais arquétipos vão fazer parte da sua marca é fundamental para se posicionar no mercado, destacando-se entre os concorrentes. 

A mensagem ficou evidente: manter um relacionamento próximo com o consumidor é essencial para alcançar bons resultados, e conhecer quem é a sua marca tem sido uma ferramenta interessante nesse processo. 

Nessa jornada, nós podemos te ajudar a construir uma identidade alinhada com a proposta do seu negócio, e cuidar para que tudo esteja fazendo sentido e seguindo uma comunicação fluida.

banner promocional relacionado ao serviço de branding da Mangu

Nos siga nas redes sociais!

Behance Behance Linkedin Linkedin Instagram Instagram

Contato

Vamos iniciar seu projeto?

Deixe seus dados de contato abaixo e logo falaremos com você.

Ao enviar o formulário, declaro que estou de acordo com a política de privacidade .
Check Mensagem enviada com sucesso!
Algo deu errado, tente novamente em alguns minutos

Este site armazena cookies para coletar informações e melhorar sua experiência de navegação. Confira nossa Política de Privacidade.