Principais estratégias de branding para diferenciar sua marca no mercado

Principais estratégias de branding para diferenciar sua marca no mercado

Estratégia de branding é um processo investigativo e de planejamento de gestão de marca, onde o principal objetivo é alcançar um lugar de memorabilidade para o público-alvo.

 

Hoje vamos dividir contigo um pouco da nossa visão estratégica, o que é essencial para caminhar em passos largos, em direção ao sucesso.

Qual é o seu lugar?

Grandes players de mercado se destacam e criam memorabilidade para os seus consumidores a partir de um elemento indispensável: estratégia de branding. É a partir de um trabalho estratégico que encontramos as forças e fraquezas de uma marca, que identificamos oportunidades para que ela cresça com solidez.

O primeiro passo para quem precisa aplicar a estratégia de Branding não é pensar em ações que fortalecem a marca, mas entender onde ela está . Para isso, os olhares devem estar atentos ao que o mercado e, principalmente, ao que o seu público-alvo precisa. Mas afinal, como entender o meu lugar e o que as pessoas esperam de mim?

Através de pesquisa. As pesquisas de mercado são uma prática conhecida no meio publicitário, valiosas em estratégias de branding  e há muitos anos servem como suporte para acompanhar a sociedade, os avanços tecnológicos e para visualizar que lugar as marcas ocupam na mente de seus consumidores. Fazendo um comparativo com questões cotidianas, a pesquisa é o momento de examinar a marca, entender pontos de dor e o que leva ela adiante. Não há diagnóstico estratégico e bem fundamentado sem que a marca seja examinada.

As pesquisas podem ser análises de dados publicados pelo próprio mercado ou acadêmicos. Além disso, existem pesquisas onde o principal foco são as pessoas, aquelas que conversam com o cliente ─ e outros envolvidos ─ para imergir na percepção da marca, no lugar que ela ocupa na mente das pessoas. Há vários tipos de análises e pesquisas que são estratégias de branding valiosas.

hojem olhando através de uma lupa

Qual é a sua proposta de valor?

É natural que após analisar o mercado e coletar dados de pesquisa, você encontre o que é sua proposta de valor no presente e reflita sobre benefícios e vantagens que poderá oferecer no futuro, criar um diferencial competitivo a partir da estratégia de branding. A proposta de valor são os motivos tangíveis ─ ou seja, os motivos que não são emocionais, benefícios ─ pelos quais os consumidores escolhem uma marca, especialmente quando a escolhem pela primeira vez.

Embora muitos comportamentos de consumo se dêem pela emoção, é impossível discordar que boa parte dos consumidores querem saber o que ganham comprando aquilo, as especificidades do produto/serviço, qualidade em comparação à concorrência e outros pontos. Marcas fortes precisam propor boas vantagens e cumprí-las para que se mantenha relevantes no mercado.

Por aqui, nós já falamos sobre a diferença entre preço e valor em um conteúdo que vai te ajudar a refletir sobre uma proposta que coloque  o seu negócio à frente nesse mercado competitivo.

Qual lugar você quer ocupar na mente das pessoas?

Após entendermos como examinar a marca e compreender seus diferenciais competitivos, vamos falar sobre o momento da estratégia de branding em que refletimos sobre o lugar que queremos ocupar na mente das pessoas. É aquele lugar de memória, que pode  ─ e muitas vezes deve ─ ser uma lugar de afeto, onde a marca estabelece um vínculo, participa de um momento especial ou resolve um problema pro consumidor.

E como esse momento surge? A partir do posicionamento. De entender o que sua marca pode falar e fazer pelas pessoas, quais valores geram conexão com elas, em que momentos você pode estar, em que ocasião ela precisará de você. Posicionamento é mais do que a forma com que queremos ser vistos no mercado, mas também a forma com que desejamos ser lembrados em um mercado competitivo.

Experiências que geram conexão.

Alinhados com o que somos, o que podemos ser e o que queremos representar para as pessoas, algumas ações de marca precisam ser realizadas para que tudo saia do papel. Quando pensamos em experiência de marca, muitas vezes associamos a um bom atendimento e é claro que ele é indispensável, mas considere que ninguém se sente confortável com uma marca quando não é bem atendido. O atendimento pode ser um diferencial competitivo, mas não deve ser sua única estratégia de branding voltada à experiência.

Para gerar conexão com o seu público, é necessário que você entenda como pode fazer parte da vida dele com pequenas atitudes. Marcar presença como em eventos onde seus propósitos se conectam, movimentar-se em causas que ele apoia, pensar nos sentimentos que você pode construir com ele.

Experiência é relacionamento. Como exemplo, podemos citar a Red Bull, uma marca conhecida por criar relacionamento a partir da experiência. Presentes em eventos acadêmicos ou de negócios para distribuir seus produtos gratuitamente há algumas pessoas e dar aquela energia a mais, ou em eventos de esporte e lazer que  seu público adora estar. Essa  é uma estratégia de branding que pode ser adotada por você, adaptada ao seu negócio.

Não tenha medo de pedir ajuda.

Nós sabemos que empreender pode ser muito solitário e que em um mercado competitivo, traçar estratégias de branding não é uma tarefa fácil. O que podemos sugerir é que você recorra a mais pessoas, converse com colegas e especialmente com o seu público ─ de forma cuidadosa e profissional. As marcas nascem para o mundo, poder contar com pessoas que olham de perspectivas diferentes sobre ele é valioso.

Estamos prontos para contribuir com o seu negócio, com a experiência, bagagem e perspectiva Mangu. Ficou interessado? Entre em contato pelas nossas redes sociais ou role a página até embaixo para preencher seus dados.

Vamos juntos construir uma estratégia de marca potente e diferenciadora para o seu negócio!

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