O que é naming?

O que é naming?

A primeira impressão é a que fica. Você provavelmente já deve ter ouvido algo assim, né? No universo do marketing e branding, isso também se aplica. Mais do que vender produtos ou serviços de qualidade, ter um nome de peso é bem importante, afinal, ele será um dos primeiros elementos com os quais o consumidor terá contato, e acompanhará a marca em toda sua trajetória. 

Então, é fundamental que seja um nome bem trabalhado, concorda? 

É para criar algo significativo que o processo de naming se dedica. Na tradução literal do inglês, o termo significa “nomear”, ou seja, nada mais é do que dar nome a um produto, marca ou serviço.  

Considerada uma das etapas essenciais no branding, o processo reúne inúmeras técnicas e metodologias para criar nomes impactantes. 

O nome da sua marca irá ajudá-lo na estratégia de marketing, na gestão e a criar um espaço memorável na mente do consumidor. 

A construção do nome

Para criar um nome marcante, existem vários caminhos e técnicas que você pode seguir durante o processo. A seguir, conheça alguns tipos de nomes. 

Descritivo: é aquele nome que já descreve num primeiro momento o que a marca faz/vende. Banco do Brasil e Museu de Arte Moderna de São Paulo se enquadram nessa categoria. 

Siglas: surge da abreviação de nomes e ideias. Geralmente provém de conceitos mais descritivos. É de fácil memorização. 

Combinações: esses nomes surgem da junção de duas ou mais palavras, gerando um neologismo, ou seja, uma nova palavra. A vantagem desse tipo de técnica é que, com base nessas combinações, você pode criar um significado novo para a sua marca, alinhando-o com a proposta da empresa. 

Toponímico: é baseado no nome de algum lugar, geralmente o de origem da marca ou produto. É comum o uso desse tipo de técnica para criar nomes em sintonia com a exploração do potencial econômico daquela região, fortalecendo a imagem do lugar. 

 

Dando nome aos bois

Para criar um nome que conceda vantagem competitiva e destaque a sua marca, é necessário se atentar a alguns fatores. Com base neles, você poderá montar algo mais assertivo e alinhado com a estratégia de marca da sua empresa. 

Impacto: o nome escolhido é imponente? Lembre-se que ele deve se destacar na mente do consumidor. 

Concisão: prefira um nome mais curto ao invés de uma opção longa. Ele geralmente conquista um espaço de maneira rápida na cabeça do cliente. 

Facilidade na escrita e pronúncia: nomes fáceis de escrever e de falar tendem a ser mais aceitos pelo consumidor, além de fixarem melhor na memória do público. 

Sonoridade: repita o nome escolhido em voz alta. Certifique-se que a pronúncia do escolhido não causará nenhuma confusão ou mal-entendido. 

Transmissão da mensagem: o ideal é que o nome tenha algum significado e que ele se conecte à marca: que mensagem a sua empresa quer passar? 

Disponibilidade: durante a escolha do nome, é importante verificar se ele está disponível. Você pode fazer isso através do site do INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial). 

 

 

As etapas de um bom naming

1. Analise o seu negócio

Para começar o processo de naming, você já deve ter em mãos informações sobre o seu público, persona e segmento do mercado. Algo que pode te ajudar nessa etapa é tentar descrever, de maneira resumida, o que a sua marca é e oferece. A principal pergunta que deve ser respondida aqui é: o que eu quero comunicar para o meu público? 

2. Mergulhe nas ideias

Após estudar a sua marca e analisar a concorrência, está na hora do brainstorming. Libere a criatividade: faça uma lista de nomes e deixe para observar o que é válido ou não mais para frente. Neste momento, não existe uma ideia ruim. Dividir as ideias em categorias (nomes descritivos, inventados, siglas etc.) pode te ajudar também. 

3. Filtragem

Agora é hora de avaliar se as ideias estão de acordo com aquelas dicas que demos para se chegar a um bom nome. 

Filtre as sugestões que estão muito parecidas, repetidas ou que não apresentam significado algum. Lembre-se de considerar o fator impacto: ele é um dos mais importantes. 

4. Análise

Após filtrar as ideias, é hora de ver se os nomes escolhidos estão disponíveis e se estão sincronizados com a proposta da marca. Isso poderá ser feito através do site do INPI, na seção de busca. 

Não se esqueça de pesquisar a ideia em sites de busca e certificar-se de que, além de não existir, ela não tenha nenhuma tradução comprometedora em alguma outra língua. 

5. Escolha

Com os poucos candidatos que sobraram, é o momento de fazer a escolha do nome. 

Para esta etapa, é comum montar grupos de pesquisa e testes para medir a aceitação do público em relação à sonoridade, memorização e se as impressões estão relacionadas ao posicionamento. Isso pode ser feito com a própria equipe ou em conjunto com o cliente. 

A apresentação do nome deve ser feita de maneira simples e sem adereços estéticos: ele deve agradar e chamar a atenção por si só, independentemente da fonte usada ou da maneira em que estiver apresentado. 

 

 

O que evitar

Mais do mesmo

Por mais atrativo que seja usar uma ideia que já está funcionando, descarte essa possibilidade. Muito[MB5] s dos resultados positivos que vemos por aí vêm de um trabalho de marketing e branding robusto, que vai muito além do nome da marca. Não tenha medo de investir no novo, ele pode ser promissor. 

Usar modismos

Lembre-se que a escolha de um nome deve ser considerada para resultados a longo prazo Se inspirar em algo momentâneo para a criação do termo pode ser danoso à marca e prendê-la a um período, tornado algo “datado”.  

Desconsiderar outras línguas

Não se esqueça de que estamos numa realidade globalizada e que, em algum lugar do mundo, o nome escolhido pode soar como ofensa numa língua estrangeira, por exemplo. Sempre é bom fazer uma boa pesquisa na internet: assim, você evita mal-entendidos acerca do nome da sua marca. 

  

Em poucas palavras…

Para escolher o nome ideal para a sua marca, você deve responder às seguintes perguntas: 

  1. Ele expressa a personalidade da marca? 
  2. É memorável? 
  3. Fez a consulta em outros idiomas? 
  4. É original? 
  5. Não se parece com nenhuma outra marca que já existe? 

Comece agora 

Escolher o nome da sua marca é uma etapa essencial. Ele deve comunicar ideias e valores de maneira instigante. Por isso, antes de tudo, é necessário definir com atenção quais são os objetivos, valores, público-alvo e posicionamento da sua empresa. 

O trabalho não para por aqui! Após a escolha, lembre-se de fazer o registro legal do nome escolhido. Você pode ficar por dentro de tudo sobre o assunto em nosso artigo sobre registro de marca. 

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