As cores no marketing: o que elas significam?

As cores no marketing: o que elas significam?

Se cada elemento da nossa marca se interliga e se comunica, como acontece em um organismo vivo, então cada detalhe importa: da estratégia à identidade visual, tudo precisa fazer sentido. Por isso, entender os significados das cores pode trazer insights valiosos para você.

Teoria das cores

O entendimento do significado das cores surgiu a partir da percepção de como nós reagimos aos estímulos visuais. Foi constatado que a forma e o lugar que as cores são usadas impactam diretamente na nossa consciência em relação a algo.

A Teoria das Cores se resume em estudar logicamente como cada cor se relacionada e impacta o receptor. É a partir dela que nós conseguimos entender quais são as combinações harmônicas, cores complementares e cores antagônicas, por exemplo.

Significado das cores

De acordo com um estudo feito pelo QuickSprout, mais de 90% dos consumidores considera a cor como um dos principais fatores decisivos para comprar ou não um produto.

Se a paleta de cores é algo tão importante na comunicação com o público, vamos entender o que cada cor significa?

Vermelho: paixão, desejo, energia, perigo etc.

Rosa: amor, inocência, saúde, felicidade etc.

Amarelo: sabedoria, calma, alegria etc.

Laranja: humor, energia, equilíbrio, calor etc.

Verde: calma, meio ambiente, sorte, juventude etc.

Azul: fé, espiritualidade, paz, tranquilidade, calma, tecnologia etc.

Roxo: mistério, transformação, sabedoria, poder etc.

Marrom: terra, liberdade, estabilidade etc.

Preto: sofisticação, formalidade, anonimato etc.

Branco: proteção, amor, respeito, pureza etc.

 

Qual cor eu devo usar?

Antes de sair por aí escolhendo a sua cor de preferência para usar na comunicação da marca, é necessário ter atenção, além de fazer testes e pesquisas para a sua escolha.

Lembre-se que, além das cores presentes no logo da marca, a paleta deve considerar que vários tipos de comunicação sairão a partir dali. Por exemplo, uma arte em amarelo talvez não fique tão chamativa para um banner na rua, mas funcione num post pras redes sociais, por exemplo.

Saber o que cada cor transmite é uma ferramenta essencial para se conectar com o seu público. Além disso, usar as cores de maneira lógica vai te ajudar a optar por paletas bem mais agradáveis. 

Aqui na Mangu, temos um time completo para te ajudar nas melhores escolhas para a sua marca. Vamos nessa?

Nos siga nas redes sociais!

Behance Behance Linkedin Linkedin Instagram Instagram

Contato

Vamos iniciar seu projeto?

Deixe seus dados de contato abaixo e logo falaremos com você.

Ao enviar o formulário, declaro que estou de acordo com a política de privacidade .
Check Mensagem enviada com sucesso!
Algo deu errado, tente novamente em alguns minutos

Este site armazena cookies para coletar informações e melhorar sua experiência de navegação. Confira nossa Política de Privacidade.