Branding: tudo o que você precisa saber sobre gestão de marca

Branding: tudo o que você precisa saber sobre gestão de marca

banner promocional relacionado ao serviço de branding da Mangu

A história é quase sempre a mesma: se as opções são ilimitadas, como se destacar no mercado e se tornar a escolha do consumidor?

É nesse cenário que entra o branding. Sim, ele mesmo. Você sabe o que é?

Mais do que oferecer serviços e produtos de qualidade, construir uma experiência inesquecível e positiva para o seu público e, mais do que isso, estabelecer conexão com ele é muito importante para que a sua marca tenha consumidores fiéis e verdadeiros defensores dela.

Em linhas gerais, branding é o processo estruturado de gestão e construção da imagem e valor de marca. Ele é muito importante para gerar conexão, despertando sensações e sentimentos memoráveis no público.

Branding na prática

Plataforma de marca

Para conquistar o consumidor e encantá-lo, é necessário ser consistente. Por isso, é importante considerar os principais elementos trabalhados no branding de uma marca, começando pela plataforma de marca. Para montá-la, é necessário saber quais são as bases que sustentam a empresa: o que a torna única? Qual é a sua maior promessa? E os seus diferenciais?

Proposta de valor

É o principal diferencial da sua marca. O que a torna única? Ela diz respeito a o que o consumidor vai receber ao adquirir o produto ou serviço.

Posicionamento

Se marca é reputação, qual é a reputação que queremos construir? Se você não sabe a resposta, como vai avaliar se está no caminho certo? Para construir uma boa reputação no mercado, é necessário alinhar a promessa com a entrega. Por isso, é importante definir um posicionamento: como a sua marca quer ser reconhecida no mercado?

Promessa

Enquanto o propósito é algo mais próximo de um processo de reflexão interno da marca entender onde ela está, a promessa é a manifestação desse propósito, é o que ela comunica ao público.

Atributos

São todas as características da marca. Essas características são inegociáveis e acompanham a empresa em todas as ações. Elas fazem parte do jeito de ser da marca, da essência.

Crie uma identidade para a sua marca

Identidade visual 

Manter uma estética para sua marca é fundamental para atrair novos clientes. Afinal, na maioria das vezes, é pelo impacto visual que uma marca se destaca na prateleira e é facilmente lembrada pelo consumidor.

Paleta de cores 

Defina quais cores farão parte da identidade e comunicação da sua marca. Manter a unicidade e padronização das coisas vai te ajudar a estabelecer uma conexão com o consumidor.

Tipografia 

Escolha a fonte que será a base da sua comunicação. Lembre-se que ela deve estar alinha à personalidade da marca.

Logotipo 

O logotipo faz parte da identidade da marca. Lembre-se: é a primeira impressão que fica!

Identidade verbal

Além de manter uma padronização visual, construir uma identidade verbal para a sua marca é fundamental para que ela seja reconhecida e lembrada no mercado. Confira alguns dos elementos que fazem parte do processo:

Personalidade 

Se a sua marca fosse uma pessoa, como ela seria? Nesse caso, é importante conhecer o seu público também, afinal, a sua marca deverá saber se comunicar com ele. É nessa etapa que o jeito de se comunicar é definido: é necessário levar em consideração os atributos da marca.

Tom de voz 

O tom de voz é a linguagem que a sua marca vai usar para se comunicar. Ele deve levar em consideração todos os itens citados anteriormente nesse texto.

Canais para te inspirar

E para você se manter sempre atualizado nos principais temas relacionados ao branding, separamos dois canais bem completos sobre o assunto:

Brandster 

Ana Couto 

Branding é estratégia e é o caminho certo para conquistar um espaço importante no mercado. É um processo contínuo para que o posicionamento de marca seja entendido e está em constante sintonia com os valores e tendências da época.

Agora que você já sabe do que se trata, por que não começar os trabalhos? Converse com a gente, nós vamos te ajudar nesse processo!

Para escrever o artigo, foram consultados materiais do Brandster.

banner promocional relacionado ao serviço de branding da Mangu

 

Nos siga nas redes sociais!

Behance Behance Linkedin Linkedin Instagram Instagram

Contato

Vamos iniciar seu projeto?

Deixe seus dados de contato abaixo e logo falaremos com você.

Ao enviar o formulário, declaro que estou de acordo com a política de privacidade .
Check Mensagem enviada com sucesso!
Algo deu errado, tente novamente em alguns minutos

Este site armazena cookies para coletar informações e melhorar sua experiência de navegação. Confira nossa Política de Privacidade.