Como criar um logotipo?

Como criar um logotipo?

Manter uma marca alinhada com o mercado é essencial para alcançar o sucesso. Por isso, a identidade visual é um elemento tão importante no planejamento estratégico da sua empresa. Afinal, ela é o primeiro contato que o consumidor tem com você. Sendo assim, criar um logotipo profissional é fundamental para uma comunicação eficiente, concorda?

Antes de tudo, vamos entender o que o termo significa. Logotipo é uma representação gráfica da sua marca. É por meio dele que o público vai identificar o seu produto entre tantos outros no mercado, por exemplo. Ele é a junção do símbolo gráfico (logo) com o texto (tipo).

 

E qual é a diferença entre logotipo e logomarca?

Logotipo se refere a toda parte escrita da sua marca, de maneira estilizada, ou seja, além de ícones gráficos existe um apoio de texto. Já a logomarca é um termo incorreto e redundante, apesar de ser recorrentemente usado. A palavra vem do grego logo — que significa marca — e do germânico marka — que também significa marca.

 

Vamos para as dicas

Mas, vamos lá: está na hora de começar os trabalhos. Pensando em te ajudar nesse processo, separamos algumas dicas para você:

  1. Analise o mercado

Ter boas referências, saber quem são os seus concorrentes e o que o mercado está fazendo é um bom começo para produzir ideias que vão formar o logotipo da sua marca. Fazer um bom benchmark é essencial nessa primeira etapa.

  1. Conheça as suas personas

Antes de começar a pensar em cores, símbolos e tipografia para o seu logotipo, é necessário saber quem é a sua marca: como ela se comunica, ou seja, quem é a sua brand persona? Aqui, é importante que você saiba quem compõe o seu público-alvo (buyer persona, ou seja, personificação do cliente ideal), afinal, é com ele que você irá se comunicar majoritariamente.

  1. Por dentro das tendências

Você sabe o que tá rolando no mercado? É muito importante estar antenado com o contexto do momento. Saber qual tipografia ou abordagem está na moda irá te guiar durante toda a criação. Mas, atenção: cuidado para não criar algo muito datado e lembre-se de que o logotipo, assim como a comunicação da marca, podem passar por um processo de redesign a qualquer momento.

  1. Conceito é tudo

Qual a mensagem que a sua marca quer transmitir por meio do logo? Saber essa informação é fundamental, pois é ela que irá dar início ao processo de conceituação do projeto. As cores, formas e tipologia usadas comunicam traços da sua marca.

  1. Esboce, teste e esboce de novo

Com todas essas informações reunidas, é hora de dar start à criação do seu logo. Comece tentando fazer um esboço, sem muito compromisso, à mão mesmo. Aqui, a ideia não é fazer um desenho profissional, mas sim analisar se você consegue transmitir tudo aquilo que pesquisou antes (público-alvo, personas, tendências etc.) em formas gráficas.

  1. Não se esqueça da tipografia, paleta de cores e simbologia

Conhecendo as suas personas e o seu público, ficará mais fácil escolher os elementos gráficos que vão compor o seu logotipo. Sua marca é séria ou divertida? Conversa com o público jovem ou com um mais maduro? São algumas perguntas que você deverá saber responder.

  1. Passando para o digital

Agora a brincadeira começa a ficar mais divertida ainda. É hora de passar todas as ideias para o digital. Aqui sim é importante usar softwares profissionais para a criação do logo. Afinal, não estamos mais falando de esboço, mas sim do projeto final!

  1. Alinhamento é importante

Lembra daquele caderninho de caligrafia que usávamos na escola? Pois bem, no design, é quase que uma regra trabalhar com essa mesma ideia de alinhamento, pois todos os elementos devem estar em harmonia. Um bom logotipo transmite fluidez, equilíbrio e simetria.

  1. Teste o seu logo em diferentes posições e espaços

Com o seu logo pronto, está na hora de testá-lo em diferentes aplicações. Ele fica bom na horizontal e na vertical? Ele pode ser aplicado a um fundo de qualquer cor? Existe um tamanho mínimo para que a sua legibilidade não seja comprometida?

  1. Feedbacks

O seu logotipo deve fazer sentido, principalmente, para o seu público-alvo. Após finalizar a sua opção de logo, colete diferentes opiniões sobre o projeto e veja se o resultado agrada ou não a sua buyer persona. Importante: escolha pessoas que se encaixem no perfil de consumidor da sua marca.

 

 

Para ser bom…

Um logotipo precisa “cumprir” algumas regrinhas, que não são bem regras, mas boas práticas que vão te ajudar (e muito) a fazer sucesso com a sua marca. Olha só:

Não tenha medo do simples: um bom logotipo não precisa ser algo mirabolante. Não tenha medo do simples, pois ele pode te ajudar!

Legibilidade: na hora de criar um logotipo, lembre-se de que ele deve ser fácil de ler e entender. Essas são características que irão estimular a memorização do logotipo pelo público.

Originalidade: o seu logotipo deve ser distinto, pois se destacar entre os concorrentes é fundamental para que ele seja identificado.

Adaptação sempre cai bem: durante o processo de criação, é muito importante testar as possíveis aplicações do seu logo, principalmente em diferentes dimensões e superfícies. Um logo versátil, que se adapta melhor, é facilmente usado em diferentes comunicações.

 

E por que é tão importante?

 

Identidade: o logotipo faz parte da identidade da sua marca. É preciso lembrar que ele vai ser a primeira impressão e contato do seu público com a sua empresa, ou seja, é MUITO importante.

Posicionamento: o seu logotipo é algo único, apenas da sua marca. Ele vai ser uma das diferenciais que vão garantir destaque da sua marca entre os concorrentes do mercado, auxiliando você no posicionamento estratégico dos seus negócios.

Credibilidade: ter uma comunicação alinhada agrega valor à empresa, pois mostra que se trata de um serviço sério e que se preocupa com o consumidor. Criar um logotipo confere credibilidade aos seus negócios.

Memorização: você com certeza deve associar alguns símbolos a marcas, não é mesmo? A maçã à Apple, o passarinho azul ao Twitter e por aí vai. Esses são alguns exemplos do porquê ter um logotipo é tão estratégico para a sua marca.

 

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