O que é identidade visual e sua importância - Mangu Brand
 
 

Vamos conversar sobre o seu projeto? SOLICITAR UM ORÇAMENTO

Vamos conversar sobre o seu projeto? SOLICITAR UM ORÇAMENTO

 

Afinal, o que é identidade visual? Bem, se você está neste artigo, é muito provável que queira saber a resposta para essa pergunta, certo? Então achou o que estava procurando.

Para entender isso, temos que conhecer muitos pontos e conceitos que existem por trás dela. E é exatamente isso o que faremos aqui.

Então pegue seu café, uma caneta e seu bloco de notas e venha com a gente nesta longa jornada para compreender, precisamente, o que é identidade visual.

 

Respondendo à pergunta “o que é identidade visual?”

 

O conceito de identidade visual é composto por diversos componentes e fundamentos estratégicos, mas acima de tudo gráficos e visuais. Juntos eles têm como objetivo representar e expressar uma ideia, produto, serviço, empresa, valores, posicionamentos etc., visualmente.

Basicamente, todos esses elementos gráficos e até mesmo palpáveis — como sentimentos e sensações que essa identidade pode passar — é uma união pura de design e comunicação. No caso de uma marca, essa junção de conceitos é o que a torna única no mercado, com personalidade e reconhecível em qualquer lugar, e quando é uma identidade estrategicamente e visualmente bem pensada e executada, ela acaba marcando profundamente a mente dos consumidores — o que, cá pra nós, é algo que todos querem.

Então, lembrando:

o que é identidade visual definição

 

O que é identidade visual, marca e branding?

 

Agora que sabemos, de fato, o que é identidade visual, está na hora de desvendarmos uma outra grande dúvida: afinal, existe alguma diferença entre identidade visual, marca e branding?

Muitos se perguntam isso e, sim, existe uma grande diferença entre os três conceitos. Bem, chegou a hora de darmos uma boa olhada nisso.

 

1º — Identidade visual

 

Primeiro, a identidade visual. E, bem, aqui não tem muito segredo. Já vimos o que ela é anteriormente: é a junção de todos os fatores que constroem toda a parte visual e de sensações que expressam e representam a marca. Esse grupo de elementos envolve logo, as cores, as tipografias usadas e vários outros elementos.

 

2º — Marca

 

Agora, entrando em um conceito que ainda não vimos: o que é “marca”. Em uma visão bem simplificada, a marca é o logo da empresa. Esses logotipos podem ser ilustrações, símbolos ou simplesmente o nome da marca. Ele é muito importante, pois é usado em todo e qualquer lugar que a empresa “esteja”. Ou seja, em seus materiais de comunicação, uniformes, fachadas do negócio em si e por aí vai.

Mas se formos olhar por uma visão muito mais “macro”, marca é absolutamente tudo o que a empresa representa e é, como seu nome, sua missão, visão e valores, e sua cultura.

 

3º — Branding

 

E o branding, o que seria? Branding é um conceito mais estratégico do que visual. Seu objetivo é fazer com que a marca seja muito bem vista pelo mercado e pelo público, estimulando as melhores sensações e atraindo o público.

Em resumo, é todo o planejamento administrativo e as estratégias feitas para a edificação, estabilização e crescimento da empresa em si.

Para termos certeza que essas definições entraram um pouco mais na sua mente, fizemos um rápido resumo dessas diferenças abaixo:

o que é identidade visual, branding e marca

 

Fiquei com vontade de mudar minha identidade. Devo?

 

Olha, podemos responder essa pergunta com uma outra: você precisa?

O que queremos dizer com isso é simples: para saber se você deve mudar sua identidade, você precisa entender todo o cenário para chegar à conclusão de se você precisa ou não.

Sua identidade visual é a expressão de sua empresa e marca, sim, porém também precisa acompanhar as mudanças do mundo como um todo. Afinal, nada permanece o mesmo para sempre, não é?

E como você pode entender se precisa ou não dessa mudança? Para isso, precisa haver toda uma análise aprofundada de como sua empresa evoluiu com o tempo e como o mundo e o mercado se desenvolveram.

Sua identidade visual conversa de modo eficiente com seus clientes? Inclusive, seu público mudou, seus hábitos mudaram, seus gostos mudaram? Voltando para sua identidade, ela ainda é uma atual, que não está datada, parada no tempo? Ou até mesmo sua empresa, ela tem uma cultura, jeitos de pensar e se posicionar, e processos diferentes?

Caso as respostas para as perguntas acima tenham sido afirmativas, então sim. Está na hora de repensar sua identidade visual.

Para entender um pouco melhor sobre esse tópico, escolhemos um vídeo do canal Maiane Silva Design, no qual a Maiane fala sobre quatro principais motivos pelos quais você pode decidir que deve mudar sua identidade visual.

 

Entendendo os principais elementos que compõem o que é identidade visual.

 

Agora que você já sabe o que é identidade visual, sua diferença para com os conceitos de “marca” e “branding”, vamos entender quais são os elementos principais que compõem uma identidade visual.

 

Paleta de cores

 

Quando a discussão sobre a escolha das cores que vão compor uma identidade vem à tona, não podemos só pensar em selecionar as cores mais bonitas ou as que mais gostamos. Essa decisão precisa ser muito bem pensada e feita com muita sabedoria, e existem dois motivos para isso.

O primeiro é que as cores escolhidas precisam conversar entre si, ter harmonia, serem complementares uma à outra.

O segundo, e o principal, é que as cores transmitem as mais diversas sensações para o cérebro humano. Isso não é apenas papo jogado fora, é algo estudado pela própria área da psicologia. Por exemplo, a cor verde traz equilíbrio, tranquilidade, segurança e harmonia, a azul traz serenidade e paz, e por aí vai.

Por isso, a escolha das cores que vão compor sua identidade visual não pode ser baseada apenas em gostos pessoais, mas sim em uma visão mais estratégica e técnica.

 

Marca

 

A marca é, definitivamente, uma parte muito importante de sua identidade. Essa marca é formada por dois elementos, que seria o logotipo — que, inclusive, já fizemos uma matéria completa sobre essa forma de registro de marca em um conteúdo anterior —, símbolos e signos, que são sinais gráficos, imagens, que identificam uma marca e carregam um significado importante.

 

Estilo fotográfico

 

A identidade visual de uma marca também envolve o estilo fotográfico dela. Vamos pensar em diretores de cinema, por exemplo. Existem muitos deles que tem um estilo tão específico de direção, fotografia, ambientação e figurinos que não importa o gênero cinematográfico com o qual eles estejam trabalhando, você consegue identificar que o filme é deles.

Lógico, no cinema isso envolve muito mais do que apenas o estilo fotográfico, mas trazendo essa analogia para nosso assunto, essa é a importância de ter uma identidade fotográfica sólida para sua marca.

Quando você consegue definir um estilo consistente e único, não só de foto como também da edição, sua marca será identificada assim que alguém colocar os olhos em suas imagens.

 

Grafismo

 

Agora, convido você a pensar no seguinte: o que Google, Apple, McDonald’s, Natura e Disney têm em comum? O uso que essas marcas fazem de ícones, patterns, ilustrações etc., é extremamente único. É tão exclusivo que não precisa nem do nome da marca, basta ver esses elementos que você já entende que é delas que estamos falando.

Esse é o poder de um grafismo! Eles serão usados em todas as suas possíveis comunicações, por isso é necessário que sejam muito bem definidos e estrategicamente criados.

 

Tipografias

 

O último item de nossa família de elementos que formam uma identidade visual única é, claramente, a tipografia.

Escolher uma família tipográfica correta, ou até duas, é pra lá de importante. Isso porque essas fontes aparecerão em seu logo, sua comunicação e tudo que envolve sua marca. Mas é necessário tomar cuidado. Isso porque escolher muitas fontes diferentes pode tornar sua comunicação poluída e nada atrativa.

Os tipos de tipografia vão ajudar, também, na sensação que você quer passar com sua marca. Por exemplo, letras com serifa expressam seriedade, enquanto as sem serifa já dão um ar mais simplista e visualmente limpo para sua comunicação. Tipografias desenhadas, ou display, trazem a descontração, já as cursivas dão um ar mais handmade, o que pode trazer mais intimidade, humanidade, para o jeito que sua marca se comunica.

Entender que você pode se expressar até mesmo pela tipografia que usa é fundamental para ditar o tom que você quer que sua marca tenha de modo eficiente.

Para ajudar a memorizar melhor os elementos que compõem uma identidade visual, confira o infográfico abaixo:

o que é identidade visual: principais elementos

 

Conhecendo as principais etapas de criação de uma identidade

 

Agora que você já sabe o que é preciso para construir sua identidade visual, chegou a hora de entender a importância de cada passo do processo.

Quando dizemos “cada etapa”, não estamos falando dos elementos, mas sim de todo o procedimento que envolve a construção da marca. Não entraremos em detalhes, porque cada marca e identidade visual é um caso específico. Mas a questão é que esses passos que citaremos são os básicos e necessários para ter a garantia de que sua identidade visual foi construída de modo consistente.

 

Como todo bom projeto, tudo começa pelo briefing

 

Como em todo trabalho, é com o briefing que você vai entender as necessidades e reunir as ideias sobre como pode ser a identidade visual e o que você quer expressar por meio dela.

Aqui é o momento de fazer as perguntas e especificações mais essenciais para iniciar a compreensão do que será necessário para os demais passos, entender todos os pontos importantes para a criação da identidade, entender como seu produto quer ser visto, quem é seu público e o que ele deseja, e por aí vai.

 

Descrevendo melhor as informações no planejamento

 

Depois, chegou a hora de pegar todas as informações reunidas e juntá-las em um único lugar, organizando-as. Aqui é o local onde os primeiros rascunhos de ideias aparecerão, que será pensado como apresentar a visão e seus objetivos visualmente, que tipos de elementos melhor definirão isso tudo etc.

É muito importante que esse documento seja muito bem organizado e tenha o máximo de detalhes bem descritos. Quanto mais bem explicado, mais fácil será o entendimento do que é necessário ser criado.

Outra coisa que também é de bom tom aqui é definir quais são as personas, as personagens, que vão representar os perfis dos seus clientes. Com essas personas em mente, o direcionamento de estratégias e até mesmo o processo de criação ficará mais fluido e eficiente.

 

Chuva de ideias

 

Agora que as informações foram recolhidas, organizadas e descritas, e que os rascunhos de possíveis ideias foram feitos, é o momento de desenvolver verdadeiramente os conceitos que serão o berço para o que, futuramente, será a identidade visual.

No brainstorm não existem ideias ruins — talvez só não tão aplicáveis. Digo isso porque tudo o que é dito aqui pode servir como semente para uma ótima ideia. Vá com o planejamento e o briefing em mãos e com a mente aberta, assim esse processo será pra lá de produtivo.

 

Com tudo alinhado, tudo fica mais fácil e sólido

 

Após ter todas as ideias junto com seus colegas, chegou a hora de alinhá-las com a estratégia de branding feita anteriormente.

Essa estratégia não faz, necessariamente, parte do processo de criação de uma identidade visual, pois ela é feita a parte, pensada ao longo do tempo para guiar a comunicação e o crescimento da empresa enquanto marca. Mas, mesmo assim, ela tem uma forte ligação com a identidade visual. Isso porque é essa identidade que expressará quem a marca é — o que, no final do dia, tem tudo a ver com a estratégia.

Então garanta que tanto as ideias para a identidade quanto o branding da marca estejam alinhados.

 

Agora sim, o início do desenvolvimento

E, finalmente, chegou a parte tão aguardada: o desenvolvimento da identidade visual, a definição dos elementos e a criação do manual de identidade. É aqui que toda a magia preparada anteriormente, por meio de planejamentos, alinhamentos e brainstorms, ganhará vida. Por conta de todos os processos anteriores, essa parte tem tudo para ser mais fluida, ainda que não seja fácil.

Após a escolha de todas as fontes, paletas e grafismos, a junção deles em uma identidade e a aprovação de tudo isso, há a necessidade de criar um guia no qual todos os detalhes desse processo e descrições de cada item da identidade estarão, o manual de identidade visual. Ele será como uma bíblia gráfica para futuras comunicações e deverá ser seguido com respeito.

 

Onde minha identidade visual será aplicada?

 

Aplicações

 

Poxa, legal. Agora já sabemos em detalhes como criar uma boa identidade, mas, afinal, onde ela será aplicada?

Bem, esse tópico nem será muito longo, pois apesar da resposta ser muito importante, ela é bem direta: em tudo que envolva sua marca. Não estamos nem brincando.

Sua identidade será expressada em seu logotipo — afinal, ele é um dos principais itens da parte visual de sua empresa —, em seus canais vitais como site e redes sociais, em seus produtos — não só em rótulos, mas às vezes até mesmo ajudará a definir um formato diferenciado para uma embalagem, por exemplo — e em toda a sua comunicação, como em outdoors e painéis, materiais impressos e de escritório, comunicação em rede social, assinaturas, anúncios e por aí vai.

Ou seja, você vai aplicar sua identidade visual sempre que quiser garantir que seja reconhecido, que sua marca esteja presente e seja identificada.

 

O que é identidade visual para a sua marca? Qual é sua importância?

 

Depois de ver tudo o que compõe e o que é identidade visual, fica fácil entender a verdadeira importância dela, não é? Ter uma identidade marcante, bem planejada, estruturada e executada, faz com que o mercado acredite em sua marca, com que todos entendam sua missão e reconheçam sua essência, fazendo com que seu negócio seja visto com olhares mais profissionais e respeitosos.

A identidade visual é a magia que destaca e expressa todas as qualidades e singularidades que sua marca tem. Isso não apenas da visão do mercado, mas também dos clientes. Afinal, esse será o primeiro impacto que você terá em seu público, antes mesmo dele saber sobre o que se trata seu produto e/ou serviço ou sua empresa em si. A parte visual é crucial na hora da decisão de compra.

É ela que, também, dirá ao mundo exterior todos os valores e fundamentos nos quais sua empresa acredita e sua estratégia de comunicação. E essa parte do planejamento por trás é mais do que importante. Ao ter uma estratégia consolidada e de qualidade, e feita com atenção e carinho, maior é a chance da identidade visual atingir o público e o mercado com eficiência.

Pense nisso: marcas como a Coca-Cola e McDonald’s têm suas identidades tão sólidas que se você tirar o logo, o nome, tudo de suas comunicações e deixar apenas as cores ou um pequeno grafismo, elas já serão reconhecidas.

Então quando nos perguntamos “qual é a importância da identidade visual para uma marca”, a resposta é um claro e sonoro “toda”, pois é ela que marcará a mente de seus clientes e do mundo inteiro para lembrá-los quem é você.

o que é identidade visual e sua impotância

 

Em conclusão:

 

Acho que nesse conteúdo deixamos muito explícito como sua marca depende de uma identidade visual bem construída e criada, não é?

Ela é a alma e o rosto de seu negócio ao mesmo tempo. É ela que decidirá, junto com uma estratégia de comunicação por trás, se sua marca será lembrada por todos ou coberta pelas areias do esquecimento, se você será a decisão de escolha dos clientes porque eles pensam em um produto e o remetem a você na mesma hora ou se você será apenas mais uma marca no mercado.

Pode parecer exagero, mas é exatamente isso o que sua identidade fará por você.

A Mangu quer te ajudar a garantir que sua empresa faça parte da lista de marcas que é lembrada facilmente pelo público, que impacta a vida e a mente de seus clientes.

Por isso, te convidamos a conhecer nosso serviço de planejamento e elaboração de identidade visual. Conte com projetos exclusivos, feitos para abraçar e atender às necessidades de sua marca e para expressá-la de maneira única e profissional. Acesse já nosso site e saiba mais!

Compartilhe:
Branding Design Marketing
Foto perfil Alex Canpe Escrito por Alex Canpe
06/10/2021
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

 

 

CONSULTORIA GRATUITA

Vamos definir juntos a melhor estratégia para o seu negócio. Agende um horário para falar com um de nossos especialistas!

Mangu Brand – Design de Identidade © Todos os direitos reservados.