O que é logotipo: entenda os primeiros passos para criar o seu

O que é logotipo: entenda os primeiros passos para criar o seu

Entenda o que é logotipo e confira 10 dicas de como criá-lo.

Quando pensamos no que é logotipo, precisamos ter em mente que, ao nascer, a empresa tem a necessidade de uma identificação, um símbolo, um nome e alguns fatores que representem seus valores, sua essência e a mensagem que ela quer transmitir ao público.

Faremos o seguinte exercício: quando você lembra do Mc Donald ‘s, o que vem à sua cabeça? Certamente, aquele M gigante e as cores vermelho e amarelo foram as primeiras coisas que pensou. 

Isso acontece porque o restaurante tem uma identidade visual muito bem posicionada, ou seja, conseguimos identificá-los não só pelo nome, mas pelos símbolos, cores e outros.

Para falarmos de logotipo, precisamos explicar a identidade visual. Isso porque o logo faz parte dela, junto com o nome e elementos gráficos, como cores, tipografia, grafismos, embalagens e materiais promocionais.

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Ela tem como objetivo facilitar a identificação da sua marca e ajudá-la a aproximar mais pessoas, assim, quando alguém vir algum desses elementos, irá relacionar com a sua marca.

Para que você saiba o que é logotipo, significado, tipos e exemplos, continue até o final para ficar por dentro de tudo.

 

O que é Logotipo

 

 

Logotipo Google

 

Agora que te demos um contexto do que é identidade visual, podemos começar a falar sobre o logotipo.

A palavra Logotipo tem origem grega e é composta por dois termos: logos (significado) e typos (símbolo ou figura). Ou seja, ele pode ser traduzido como um conceito transmitido através de um símbolo.

Também chamado de logo, ele consiste em uma forma visual de representar uma marca e pode ser formado por símbolos, letras, números, entre outros recursos que sirvam para transmitir o que a empresa representa e qual mensagem pretende passar para o mercado.

Assim, o logotipo é a tradução visual da sua empresa, uma espécie de assinatura. É a partir dele que a sua marca será reconhecida pelo público-alvo e até mesmo por seus concorrentes.

Ah, e você sabia que o termo logomarca é considerado incorreto pelos profissionais da comunicação? Apesar de ser muito utilizada no mercado por ser confundida com “logotipo”, não é ideal que você continue usando esta palavra.

 

Tipos de logotipo

 

Agora que você já sabe o que é logotipo, falaremos sobre os diferentes tipos que existem. Vamos lá?

Eles podem ser categorizados de 5 formas diferentes, que você verá abaixo:

 

Lettermark

Logotipos de várias marcas com siglas: HBO, CNN, IBM, WB, HP, 3M, BBC

 

Esse é um formato simplista e muito usado por marcas com nomes grandes, generalistas, compostos ou difíceis de serem memorizados. Isso porque ele destaca as letras iniciais ou abreviações da empresa.

 

Símbolo ou ícone

Apesar de parecer simples, a escolha por esse formato deve ser muito bem planejada. Isso porque as empresas ou as marcas abrem mão de qualquer tipo de texto para serem representadas por um símbolo visual.

Esse modelo é mais sucinto que o anterior (lettermark) e é uma ótima opção para empresas com nomes difíceis de serem lembrados ou com abreviações com duplo sentido.

 

Wordmark

 

 

Este é um tipo em que apenas o nome da empresa é usado como logo. Geralmente, são minimalistas e utiliza-se uma fonte única e personalizada, porém são muito capazes de comunicar de forma clara e rápida o nome e o que a marca representa.

 

Combination mark

 

 

Aqui, texto e símbolo são combinados para formar um logo. É um dos modelos mais utilizados do mundo, pois carrega duas formas de reconhecimento de marca.

 

Emblema

 

 

Por fim, temos o emblema. Ele é bastante parecido com o estilo do tópico anterior, pois o nome ou a abreviatura da empresa é inserida dentro do ícone gráfico.

Neste formato, todos os elementos estão integrados em um único emblema, assim, o design fica mais compacto. Porém, é preciso prestar atenção para que o nome da empresa fique legível dentro do emblema.

 

Como criar um Logotipo

Ao desenvolver seu logotipo, os responsáveis pela criação precisam estar totalmente alinhados com os valores da empresa. Isso porque ele tem como objetivo trazer a identidade da marca.

Antes de mais nada, é essencial fazer uma pesquisa aprofundada, além de estudos de design, psicologia, marketing, entre muitos outros.

É preciso que você saiba que não há um passo a passo certo para criar um logo, mas separamos algumas dicas para te auxiliar:

 

1 – Pesquisa

Nós buscamos referências em todos os âmbitos da nossa vida, como para mudar de casa, decoração, comidas, entre muitos outros. Aqui na criação do logotipo não pode ser diferente.

Por isso, entenda quais são as tendências do mercado, assim você poderá criar algo que realmente irá chamar a atenção do seu público.

Além disso, é importante fazer uma análise estratégica das melhores práticas usadas por empresas que possuam serviços ou produtos iguais ou parecidos aos seus.

Ao fazer a análise dos elementos, tipografia e cores usados por outras empresas, você consegue diferenciar e até mesmo destacar o seu logo dos seus concorrentes.

Por fim, faça uma pesquisa de público-alvo. Cada tipo de público se interessa por uma coisa, por isso, é essencial que você saiba quem são os seus compradores e para quem você está comunicando.

 

2. Defina missão, visão e valores

O que é o logotipo da sua empresa precisa estar bem claro na sua cabeça. Para isso, é ideal que você crie a missão, visão e valores da sua marca, pois isso irá definir qual o conceito que ela irá transmitir.

A missão é o propósito pelo qual a empresa existe, ou seja, a sua razão de ser. A visão é a situação em que a empresa deseja chegar com o seu esforço. Já os valores são os ideais de atitude, comportamento e resultados que devem estar presentes nos colaboradores e nas relações da empresa com seus clientes, fornecedores e parceiros.

 

3. Escolha o tipo de logotipo

Há alguns parágrafos atrás, falamos sobre os diferentes tipos de logo. Escolha o estilo que faça mais sentido ao que a empresa gostaria de transmitir ao seu público.

Para isso, defina um símbolo, o nome e veja como eles realmente representam a missão, visão e valores da sua marca.

 

4. Ferramentas para criação de logotipo

Além de saber o que é logotipo, é essencial você saber que existem várias ferramentas para a criação. Abaixo, listamos algumas delas. Confira.

Existem algumas ferramentas gratuitas e com interface mais simples. São elas:

E outras que são pagas e exigem mais aprendizado, como:

 

5. Estude contratar um profissional

Agora que você já definiu todos os passos anteriores, o ideal seria contratar um profissional especializado em design gráfico. Isso porque ele estudou para este tipo de trabalho e conseguirá atingir o seu objetivo de forma mais assertiva.

Passe para ele todas as suas ideias, esboços, referências e o qual imagem sua empresa quer passar e ele irá agrupar todos esses elementos de forma que traduza a identidade da sua marca.

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Pronto! Agora, além de saber o que é logotipo, você já sabe as principais dicas para criá-lo.

A Mangu é uma agência que atua, também, na criação de identidade visual e podemos te ajudar! Continue navegando pelo nosso blog ou acesse nossas redes sociais para saber mais.

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