Pontos de contato: Como acontecem as vendas pela internet? - Mangu Brand
 
 

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Existem dois tipos de cliente no mercado: os que pesquisam e compram em lojas físicas e os que pesquisam e compram em lojas online. Os que fazem suas compras pela internet se deparam com diversos meios de contato digitais para se comunicarem com as empresas escolhidas, mas aqui vai uma pergunta: “seriam pontos de contato ou pontos de venda?”, afinal, cada vez mais as empresas estão se especializando em atendimento online para converter certeiramente. 

Partindo deste pensamento, se no passado as pessoas faziam compras em lojas físicas, hoje as vendas, normalmente as de varejo, ocorrem em uma grande variedade de canais: lojas físicas, lojas online, aplicativos, redes sociais, entre outros.  

Sendo assim, cada um desses canais representa um ponto de contato entre cliente e fornecedor e proporciona diferentes experiências de compra. O grande desafio é oferecer a melhor experiência ao seu público alvo e, assim, se diferenciar da concorrência conquistando-o e conquistando-o como cliente. 

 

 

Ponto de contato tem, portanto, um conceito mais amplo. Trata-se do canal e do momento de contato em que a empresa e o cliente se envolvem, sendo mais importante do que a operação de compra e venda. 

 

Mas como as vendas pela internet acontecem? 

 

Segundo a revista Pequenas Empresas e Grandes Negócios, até 2021, a expectativa é de que o Brasil tenha 67 milhões de e-shoppers, como são chamados os compradores virtuais. Até esse ano, inclusive, é esperado que o e-commerce represente quase 10% de todo o varejo nacional. 

Essa projeção de cenário só é possível em virtude da mudança na forma como o brasileiro consome. Se antes, comprar online era praticamente impossível por muitos motivos, principalmente pela segurança, hoje a compra pela internet se popularizou graças à expansão da mesma.  
 
Desta forma, as empresas precisam pensar nessas situações como uma oportunidade de crescer, já que a venda online gera impactos positivos nos resultados do negócio. Dito isso, acompanhe abaixo os canais de venda disponíveis: 
 
1. Lojas virtuais 
 
As lojas virtuais são os canais de venda mais populares. Elas possuem endereço e estrutura própria e permitem que os clientes escolham os itens desejados, oferecendo toda a infraestrutura necessária para tornar a venda possível do momento da prospecção à entrega. 
 
2. Marketplaces 
 
Uber, AirBnBAmazon… o que elas têm em comum? Todas são do modelo de negócio chamado marketplace. Um marketplace online é um “lugar de encontro”, uma plataforma, onde compradores e vendedores se reúnem para comprar e vender produtos e serviços. 
 
3. Representantes virtuais 
 
Os representantes virtuais funcionam da seguinte forma: o comerciante fabrica ou vende os produtos para empresas que ficarão responsáveis em revendê-las para o cliente final. De uma forma genérica, é como se fossem franquias virtuais de uma só marca. 

 
Como começar a vender online? 

 
Após entender um pouco sobre a importância da venda online perante o mercado e suas atualizações, é necessário compreender de que forma sua empresa poderá iniciar suas vendas online. Acompanhe: 
 
1. Selecione o canal de vendas 
 
O primeiro importante passo é selecionar o canal de vendas a ser utilizado pela sua empresa. O indicado é que se pense em questões como recursos disponíveis, objetivos de lucro e posicionamento da marca. Aqui entra aquela questão, não é por que existem X número de redes sociais que sua empresa precisa estar presente em todas elas. 
 
2. Estude o seu público 
 
Entenda quem são eles e como sua empresa fará para chegar até eles e, então, associar isso ao canal de vendas, gerando o alcance desejado. 
 
3. Crie uma presença online 
 
A presença online pode ser alcançada com a criação de um site profissional, completo e informativo, assim como do uso ativo nas redes sociais e outras mídias. Desta forma, o público terá acesso às informações do seu negócio, facilitando o processo de vendas. 
 
4. Organize a rotina 
 
A venda online possibilita que o seu negócio tenha mais oportunidades, vendas e efetivamente, aumento no faturamento. Para tanto, é necessário se planejar para essa nova jornada, como ao selecionar o canal de vendas e organizar toda a logística envolvida na pré venda, venda e pós venda. 
 

Conclusão 

 
Em suma, entendendo que através do ponto de contato, podemos efetivar uma venda, fica a reflexão da importância destes meios de comunicação na decisão de compra do consumidor. Lembrando que, os pontos de contato integram toda a jornada do cliente na sua empresa, do começo ao fim.  
 
Este contato pode acontecer de diversas formas, pelo site, telefone, aplicativo, etc. O importante é usar de criatividade para escolher qual será a forma de contato com o cliente e qual será o tom de voz da mesma. O resultado trará benefícios surpreendentes. Contudo, é fundamental entender que esses canais de comunicação não são apenas interações isoladas, mas sim um conjunto de experiências no relacionamento entre o cliente e a sua empresa. 

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Foto perfil Bruna Marques Escrito por Bruna Marques
16/11/2020
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