Reposicionamento de marca: veja como fazer

Reposicionamento de marca: veja como fazer

Ao criar uma marca, sempre pensamos no posicionamento dela, ou seja, em como ela vai se comportar no mercado e qual será a principal mensagem difundida por ela. Para que uma empresa tenha sucesso, é necessário se manter atualizado com as mudanças do mundo e acompanhá-las. Se conectar com o presente é fundamental. Nesse sentido, o reposicionamento de marca é extremamente estratégico.

O que é

Como o próprio nome já diz, reposicionamento de marca é o processo de reformular o posicionamento da empresa e fazer com que o público passe a enxergá-la de outra maneira. 

É importante ressaltar que a essência da marca não muda.

Um bom reposicionamento de marca considera:

  • Novo tom de voz;
  • Revisão dos processos;
  • Nova organização;
  • Nova identidade visual;
  • Novos parâmetros de qualidade.

Diferenças entre reposicionamento e redesign.

Quando fazer?

É importante saber o momento certo de fazer o reposicionamento de marca para evitar resultados ruins.

O processo mostra que a empresa está em constante atualização e se preocupa com os seus clientes, afinal, está conectada a eles e sabe qual é o melhor momento para fazer a mudança. É mais que atualizar a sua comunicação para se manter moderna; é se manter alinhadas às expectativas do consumidor.

Reposicionar a sua marca, além disso, garante destaque em meio aos concorrentes. Quem não se atualiza, sempre acaba ficando para trás.

Quando reposicionar a sua marca?

Por onde começar

Faça listas

Estude o cenário atual e tenha em mente o que você quer e precisa mudar na sua marca.

Nessa etapa, é fundamental reunir resultados, comparar concorrentes, analisar pontos fortes e fracos da sua marca e entender qual será o melhor caminho para fazer isso.

Analise o mercado

Esteja ligado nas tendências do mercado e novos comportamentos do consumidor. O que os concorrentes estão fazendo? O mundo enfrenta alguma crise? Como a sua marca está hoje? Como ela pretende se posicionar frente a tudo isso? São algumas perguntas que você deve saber responder para montar o reposicionamento da sua marca.

O que o público está falando?

É normal que, com o tempo, os hábitos de consumo e comportamento do seu público estejam mudando.

É fundamental estar ciente dessas mudanças, a fim de aumentar a proximidade entre a marca e o público.

Planeje

É importante lembrar que o reposicionamento é algo demorado, que demanda planejamento e estratégia: ele não acontece de um dia para o outro.

Com o projeto em mão, planeje como e quando fazer cada etapa do rebranding. Estabeleça metas e esteja disposto a ajustes e mudanças ao longo do processo.

Execute

É hora de dar play nas mudanças. Lembre-se que tudo deve estar bem alinhado: o externo e interno da sua marca devem estar em sintonia.

Seguindo um planejamento bem estruturado, é possível notar algumas mudanças já em um médio prazo.

Atenção: toda mudança começa de dentro para fora.

Preste atenção nos resultados

Propondo metas e analisando métricas, fica mais fácil identificar se as mudanças estão fazendo algum efeito, quais são os pontos de atenção e quais serão os próximos passos.

Passo a passo para fazer o reposicionamento.

Quem já fez

Para entender melhor como o reposicionamento funciona na prática, separamos quatro cases para você se contextualizar.

Burger King

Em 2021, a rede de fast-food do Burguer King passou por um rebranding que ficou famoso nas redes sociais.

A marca resolveu mudar a sua identidade visual e comunicação, tornando-a mais simples e moderna. Tudo isso com o objetivo de se aproximar ainda mais de uma comunicação fluida e moderna, majoritariamente usada na internet (e por jovens, público-alvo da rede). Olha só o que rolou:

Nubank

A rede de banco digital é conhecida por manter sempre uma comunicação conectada com o público mais jovem, e ter ações que sintonizam com o que está rolando no mundo.

Com apenas oito anos de trajetória, a marca optou por um robusto reposicionamento de marca: aumento da oferta de produtos, mudanças no logo e humanização da comunicação.

A rede deu um pulo para se tornar uma plataforma financeira que oferece muito além de um cartão e uma conta bancária.

Natura

A marca é conhecida pelo seu posicionamento sustentável, que engloba desde processos internos a produtos finais na sua linha de produção.

E é a preocupação com o meio ambiente que conecta a marca e o consumidor.

Para que essa aproximação acontecesse, num processo de reposicionamento de marca a Natura expôs os seus processos para o público: como a empresa explora os recursos naturais do país e como tudo isso é feito de maneira responsável.

Diversidade e respeito às raízes são itens que também fazem parte do posicionamento da marca.

Ponto

Em uma nova fase mais moderna, objetiva e consistente, a gigante Ponto Frio resolveu mudar o seu posicionamento, adotando o slogan “Direto ao Ponto”.

Nesse novo posicionamento, a empresa se aproxima do consumidor, adotando uma linguagem mais fluida e direta, tipicamente usada nos meios virtuais (onde grande parte do seu público se encontra).

Com uma mudança que também permeou a paleta de cores e o logo, a marca adotou uma abordagem mais minimalista.

Agora que você sabe a importância do rebranding e como ele é fundamental no relacionamento com o cliente, por que não começar a estudar as possibilidades?

Fale conosco e conheça as estratégias que podemos traçar para a sua marca!

Nos siga nas redes sociais!

Behance Behance Linkedin Linkedin Instagram Instagram

Contato

Vamos iniciar seu projeto?

Deixe seus dados de contato abaixo e logo falaremos com você.

Ao enviar o formulário, declaro que estou de acordo com a política de privacidade .
Check Mensagem enviada com sucesso!
Algo deu errado, tente novamente em alguns minutos

Este site armazena cookies para coletar informações e melhorar sua experiência de navegação. Confira nossa Política de Privacidade.