Site grátis: Entenda porque NÃO criar um site em plataformas gratuitas

Site grátis: Entenda porque NÃO criar um site em plataformas gratuitas

É muito comum que no início da vida de uma empresa, empresários busquem alternativas gratuitas ou mais baratas para divulgarem seus produtos e serviços, como por exemplo: criar um site em plataformas grátis, criar suas redes socais e conteúdos compartilhados, etc. 

Fato é que existem ações de marketing que um empresário facilmente consegue arquitetar dependendo do estudo que ele teve, por exemplo, se estudou administração na faculdade, pode ter tido uma pincelada de marketing, etc. Mas o ponto importante é que, da mesma forma que existem campanhas mais fáceis de serem conduzidas, também existem aquelas que demandam de um profissional especializado e qualificado para tanto. 

Por este motivo, na pauta de hoje iremos te contar porque sua empresa não deve se aventurar em tais comportamentos, em especial na criação de um site em plataformas de criação gratuitas. Vamos lá? 

 

Em primeiro lugar, o que são plataformas gratuitas para criação de sites? 

 

Hoje em dia existem milhares de sites e plataformas que disponibilizam templates para criação de sites de maneira gratuita. 

Isso nada mais é do que um caminho, seja site ou aplicativo, que oferece diferentes layouts para que seja escolhido o que mais se aproxima do segmento que sua empresa atua. 

Nestas plataformas tudo já está criado, você irá acrescentar apenas conteúdo de texto e imagensPorém, outras empresas poderão ter o mesmo design que você, já que é gratuito.  

O que difere um site gratuito de uma empresa para a outra, é seu conteúdo. A estrutura em si será a mesma.  

É como se fosse um filtro do Instagram, a arte já existe, basta você tirar uma foto sua e então o filtro se encaixa no seu rosto. E todo mundo que quiser pode fazer o mesmo, afinal, o filtro é gratuito. 

 

Quais são os malefícios em criar um site em plataformas gratuitas? 

 

Nós sabemos que optar por algo mais barato, ou que não gera custo algum, é algo bem tentador… principalmente se sua empresa está no início. Mas a criação de um site profissional e totalmente personalizado é um investimento, não bem um gasto. 

Afinal, será seu cartão de visitas online, de modo que todo mundo que quiser saber um pouco mais sobre sua empresa e o que ela oferece, provavelmente visitará seu site. 

O ponto aqui é agregar valor e não preço, pois o que pode parecer a melhor opção hoje, ainda sim pode ser uma dor de cabeça amanhã. 

Por mais que o desenvolvimento de um site seja algo que requer um certo investimento, por envolver uma equipe, ele também é algo que: 

  • será para sempre seu, sem possibilidades de sair do ar pela plataforma gratuita escolhida deixar de existir, por exemplo… 
  • será totalmente personalizado com a identidade e propósito de sua empresa, o que fará com que seu público alvo se identifique com a sua marca 
  • o seu domínio acompanhará o nome de sua empresa e não terá a marca da plataforma gratuita no meio dele. Como por exemplo:

Site profissional: www.minhaempresa.com.br

Site gratuito: www.minhaempresa.plataforma.com.br

Enfim, vamos destrinchar as desvantagens da criação de sites gratuitos abaixo: 

 

1. Falta de credibilidade 

 

Como já mencionamos acima, o seu site será uma espécie de cartão de visitas virtual. Ele estará online de maneira que qualquer pessoa poderá acessar as informações de sua empresa, seja ela um cliente em potencial ou não… 

Tendo isto em vista, imagine quão importante será sua credibilidade para todos aqueles que tiverem qualquer tipo de contato com sua empresa. Esta é uma etapa de suma importância, pois pode ser que o visitante do seu site já seja um cliente e esteja acessando justamente para fazer um pedido, mas o site também estará disponível para não clientes, ou seja, pessoas interessadas naquele determinado assunto, fazendo buscas sobre produtos ou empresas que no final das contas, poderá se tornar um cliente real. 

Parece complexo, mas não é. No que diz respeito ao marketing digital, tudo se baseia numa prática de percepção de atitudes, como: o que um cliente faz quando es interessado em algo? Onde ele busca informações sobre x produtos e serviços? E assim por diante… 

São diversos estudos que nos fazem chegar a conclusões relacionadas a aspectos de comportamentos e então criamos formas de melhor impulsionar a empresa no mercado. 

E para tanto, a credibilidade é uma das grandes aliadas do marketing. Tudo o que tiver relacionado a sua marca será supostamente uma visão simbólica do que sua empresa representa. 

Dito isto, é bem melhor mostrar interesse na criação do melhor que você pode oferecer ao seu cliente, do que escolher algo que todo mundo pode ter, sem nenhum diferencial, certo? 

 

2. Limitações 

 

Neste ponto a indicação será bem simples. As plataformas de sites gratuitos tendem a ter diversos templates, ou como já mencionado, tipos de design que todos podem usar de acordo com o que mais se aproxima da imagem da empresa.  

A flexibilidade neste ponto é zero. Se a empresa tem uma necessidade específica e precisa alterar alguma informação ou acrescentar alguma coisa no site, não será possível. Lembre-se que ele tem um layout pré estabelecido, sendo assim, não pode ser alterado. 

Este é o primeiro ponto das limitações da criação de sites em plataformas gratuitas. Outro ponto é a questão do site responsivo. Normalmente, estas plataformas não oferecem esta configuração, apenas oferecem a opção de site mobile. E às vezes, nem isso… 

 

 

Ainda temos a questão do domínio e da hospedagem… sites criados de forma gratuita possuem em seu endereço digital uma indicação de que aquele site pertence a uma plataforma gratuita, fazendo com que sua URL fique junto com o nome da plataforma, por assim dizer. 

E sobre a hospedagem… plataformas de sites gratuitos não oferecem suporte a e-mails comerciais, por exemplo.  

Normalmente, quando uma empresa é criada e então nasce seu site com o domínio www.minhaempresa.com.br, existem também os e-mails dos colaboradores com as informações da empresa (departamento, colaborador, etc), por exemplo: sac@minhaempresa.com.br.

Entendem a importância da personalização? 

Isto entra um pouco na questão da credibilidade, pois é muito comum que as pessoas estranhem estar falando com uma empresa X e ao pedir o e-mail para iniciar algum tipo de comunicação, a pessoa envie um e-mail do Gmail, por exemplo. Ou seja, um e-mail pessoal, mas de uma empresa jurídica… é de costume que isso cause estranheza e então, para onde vai a credibilidade também neste ponto? 

Outra questão que implica nas limitações e prejudica o caminhar da empresa na internert, são as integrações e funcionalidades, ou melhor, a falta delas.  

Esta é uma parte de extrema importância quando falamos de site. Integrações e funcionalidades são ferramentas que somadas ao todo, serão aqueles ‘caminhos’ criados dentro de um site para fazer com que o usuário navegue e, efetivamente, entre em contato com a empresa em algum determinado momento. 

Então tudo no site será estruturado para que o usuário interaja com a empresa, seja por meio de um formulário de contato, envio de mensagem no WhatsApp ou chat. 

Mas como já falamos sobre as limitações, um site dentro de uma plataforma gratuita, ele já tem seu template pronto, nada poderá ser alterado. Sendo assim, não se pode alterar menu nem sequer promover integrações com o WhatsApp por exemplo.  

Hoje em dia é muito comum que as empresas coloquem em seus sites o ícone do WhatsApp para contato, pois se tornou o maior meio de comunicação dos brasileiros. E tendo um site já formatado e limitado, tais coisas não serão possíveis.  

Para entender melhor o que estamos falando neste texto e, especificamente o último parágrafo, te convidamos a baixar nosso ebook gratuito com dicas e uma explicação completa sobre o assunto que estamos tratando nesta pauta. Clique abaixo e confira! 

 

 

3. Necessidade de um site seguro (HTTPS) 

 

A questão da segurança no mundo tecnológico é um assunto bastante delicado, afinal, na internet não mandamos somente mensagens ou e-mails, compartilhamos dados a todo tempo, inclusive dados super pessoais como em compras online, quando colocamos os números de nosso cartão de crédito. 

Neste cenário, a segurança de um site não é diferente. O site terá as informações de sua empresa, e dependendo do tipo do site, terá dados de clientes que preencheram formulários de contato, colocaram seus telefones, e-mails, criaram senhas de acesso, fizeram compras online… enfim, infinitas oportunidades de compartilhamento de dados e segurança.  

Ter uma plataforma confiável e que disponibilize total segurança de seus dados é obrigatório para estar no mundo digital. E oferecer isto ao seu cliente é, com certeza, um diferencial e um indício de que seu cliente é importante para você.  

Outra coisa que se pode garantir no quesito segurança é o certificado SSL e sistema de backup. Mas calma, se estes termos estão confusos, não hesite em acessar o nosso ebook, lá nós explicamos tudo e o melhor: de forma esclarecida e não te cobramos nada por isso, fique tranquilo! 

 

4. Deficiência no atendimento ao consumidor (no caso, sua empresa) 

 

Sites gratuitos costumam ter milhares de pessoas cadastradas e, por este motivo, o suporte ao cliente é um pouco escasso. 

A princípio, isto não é um problema até que você de fato tenha um e precise recorrer ao criador do template do seu site… e neste caso, pode ser que enfrente algum problema no atendimento, pois ainda temos deficiência de atendimento em muitos ramos de trabalho do mundo, em especial, este, onde a demanda é grande e o serviço é gratuito. 

 

5. Divulgação insuficiente 

 

O site será nada mais que a divulgação de sua empresa e o que ela oferece ao mundo. Sendo assim, todas as informações que contém dentro de um site, como o backoffice, é de extrema importância na tomada de decisão sobre o que divulgar e como. 

Por exemplo: tenho um blog no meu site, mas não faço ideia do que escrever para os meus clientes e leitores. Como saberei o que fazer? Na maioria das vezes, através de dados, pesquisas… e infelizmente, sites criados em plataformas gratuitas dificilmente te oferecerão dados necessários e precisos para a criação de campanhas e efetivamente, para a divulgação de sua empresa de um modo geral. 

Além disso, há diversos pontos contidos em um blog que farão seu site chegar ao público desejado, como por exemplo o SEO (otimização para motores de busca), que também as plataformas gratuitas não auxiliarão nesta parte.  

 

 

Percebe como esta escolha de criar um site gratuito é instável? Diversas informações necessárias para montar um fluxo de venda, por exemplo, não existem nesta opção. 

 

6. Ausência de conhecimento e técnicas para maximizar a experiência do usuário 

 

Um dos tópicos mais importantes desta pauta e também do ebook desenvolvido, é a experiência do usuário.  

Muitas pessoas já sabem que o consumidor da atualidade, o que chamamos de consumidor 3.0, consome muito mais experiências, do que produto e serviço. As pessoas tem escolhido pagar o mais caro, pois a experiência é melhor. E isto que já é realidade e no futuro, a propensão disto aumentar é muito grande… 

A partir disso, imaginemos que sua empresa tenha um produto muito melhor do que o da empresa X, que provavelmente será seu concorrente, mas que sem uma oportunidade de experiência melhor, seu produto passe despercebido, perdendo marketplace (espaço de compra e venda de produtos) e vendas… o que fazer diante disto? 

A resposta na verdade é muito simples e informal daquele estudo de comportamento que falamos lá em cima nesta pauta: seu site oferece a melhor experiência de conversão para o seu cliente? 

A conversão aqui vai além de um produto ou serviço, pois você pode vender algo intangível, como um conteúdo rico, por exemplo. Mas imaginemos que seja um produto… ao comprar um produto do seu site, o cliente tem uma experiência positiva quanto a comunicação de status do pedido? Ou ainda, o embrulho e parceiro de envio, preservam o produto adquirido? O suporte para dúvidas é eficaz e de rápido atendimento? 

Entenda que, em muitos casos, o cliente nem sempre usa todos os recursos oferecidos em uma compra, ele não acompanha o status do pedido e tão pouco entra em contato, mas só o fato de ver que a empresa oferece, é um tratamento diferenciado que agrega valor e experiência à sua empresa e ao seu produto. 

E o relacionamento criado com base nos diferenciais de uma empresa, gera fidelidade e uma experiência positiva para o cliente. E aí já fica claro os benefícios, né? 

 

Conclusão 

 

Enfim, o que tentamos dizer neste texto, é que existem etapas na criação de uma empresa que não podem ser menosprezadas ou diminuídas de maneira que o preço seja o foco de sua análise.  

Inclusive criamos um ebook gratuito para te fazer entender a importância da criação de um site profissional para sua empresa, acesse clicando abaixo. 

 

 

Contratar um profissional para desenvolver sua marca, sua identidade visual, site e redes sociais não é um luxo, nem um diferencial, é você se mostrando interessado e engajado em fazer com que sua empresa decole de maneira profissional e que atinja seu propósito e seu público alvo de maneira eficaz e assertiva. 

Não deixe de baixar e ler o ebook com atenção, nossa intenção é informar e compartilhar coisas das quais as experiências falaram por si só entre nossos clientes e amigos.

Aproveite ♥ 

Nos siga nas redes sociais!

Behance Behance Linkedin Linkedin Instagram Instagram

Contato

Vamos iniciar seu projeto?

Deixe seus dados de contato abaixo e logo falaremos com você.

Ao enviar o formulário, declaro que estou de acordo com a política de privacidade .
Check Mensagem enviada com sucesso!
Algo deu errado, tente novamente em alguns minutos

Este site armazena cookies para coletar informações e melhorar sua experiência de navegação. Confira nossa Política de Privacidade.